A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Francisco Arseli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Juliana Barreto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814
Resumo: Resumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais.
id UFSC_afd656561f15417306a4c8f087917cf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180814
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASILPolítica de Educação SuperiorEstratégias Ideo-culturaisCapitalismoResumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais.2017-11-10T17:52:36Z2017-11-10T17:52:36Z2017-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-65044-13-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814Kern, Francisco ArseliSilva, Juliana Barreto daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T17:52:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180814Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-10T17:52:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
spellingShingle A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Kern, Francisco Arseli
Política de Educação Superior
Estratégias Ideo-culturais
Capitalismo
title_short A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_full A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_fullStr A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_full_unstemmed A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_sort A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
author Kern, Francisco Arseli
author_facet Kern, Francisco Arseli
Silva, Juliana Barreto da
author_role author
author2 Silva, Juliana Barreto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kern, Francisco Arseli
Silva, Juliana Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Educação Superior
Estratégias Ideo-culturais
Capitalismo
topic Política de Educação Superior
Estratégias Ideo-culturais
Capitalismo
description Resumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10T17:52:36Z
2017-11-10T17:52:36Z
2017-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-65044-13-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814
identifier_str_mv 978-85-65044-13-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652186766278656