A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814 |
Resumo: | Resumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais. |
id |
UFSC_afd656561f15417306a4c8f087917cf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180814 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASILPolítica de Educação SuperiorEstratégias Ideo-culturaisCapitalismoResumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais.2017-11-10T17:52:36Z2017-11-10T17:52:36Z2017-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-65044-13-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814Kern, Francisco ArseliSilva, Juliana Barreto daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-10T17:52:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180814Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-10T17:52:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Kern, Francisco Arseli Política de Educação Superior Estratégias Ideo-culturais Capitalismo |
title_short |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
A QUE(M) VEM SERVINDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
Kern, Francisco Arseli |
author_facet |
Kern, Francisco Arseli Silva, Juliana Barreto da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Barreto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kern, Francisco Arseli Silva, Juliana Barreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Educação Superior Estratégias Ideo-culturais Capitalismo |
topic |
Política de Educação Superior Estratégias Ideo-culturais Capitalismo |
description |
Resumo O presente estudo aborda a temática da educação superior no Brasil utilizando principalmente as concepções de Kátia Lima e Pablo Gentili como fundamentação teórica. Busca-se analisar sob uma perspectiva histórica dialética a direção que vem percorrendo a política de educação superior no Brasil a partir da reestruturação capitalista da década de 70, considerando, além das medidas políticas, as estratégias ideo-culturais empregadas para sua legitimação. Dentre outros fatos, evidenciou-se que historicamente governos produzem e reproduzem mecanismos para a implementação de uma política de expansão de acesso à educação superior, porém sempre sob uma lógica mercantil em detrimento das reais necessidades sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10T17:52:36Z 2017-11-10T17:52:36Z 2017-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-65044-13-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814 |
identifier_str_mv |
978-85-65044-13-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652186766278656 |