Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damé, Gabriela de Moraes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129500
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014
id UFSC_afe16c3ec76114294262f627e2b86fc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129500
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativaDesenho gráficoLivros eletronicosInteratividadeMultímidia interativaLeituraDesignDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014No cenário mundial o impacto das tecnologias, nas sociedades e suas instituições, tem transformado a relação das pessoas com o conhecimento. O livro eletrônico ganha ampla visibilidade nesse processo, pois pode permitir o acesso instantâneo a milhares de documentos digitais. Dessa forma, a partir do cenário supracitado, na presente dissertação buscou-se descrever como ocorre o processo da leitura interativa no livro eletrônico. Esse estudo é parte de um contexto contemporâneo, mas específico, assim, limita-se às condições de pesquisa relatadas neste trabalho que considera o processo de leitura a partir de um produto particular, a saber, um livro em formato ePub da área de hipermídia. As diretrizes metodológicas demarcam o estudo como qualitativo a partir de uma abordagem exploratória e descritiva. Inicialmente, tratou-se do conceito de livro, contemplando os formatos interativos que suportam elementos que conferem e determinam características diferenciadas ao texto digital. Abordou-se também a leitura e a importância de entendê-la como um processo que envolve complexidade cognitiva e letramentos. Posteriormente, adotou-se técnicas prospectivas de observação e entrevistas para caracterizar o processo de leitura dos voluntários participantes do estudo. A amostra foi do tipo intencional definida a partir dos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados mostram que para a leitura do livro eletrônico os leitores devem articular competências relacionadas as interfaces dos dispositivos e dos livros - do arquivo de conteúdo e tomar decisões sobre o fluxo de leitura e navegação. Os resultados contribuem para o design do livro eletrônico ressaltando esse como mediador do processo de leitura.<br>Abstract: In the global scenario, the impact of technologies on societies and their institutions have transformed people's relationship with knowledge. The electronic book gains broad visibility in this process, as it may enable instant access to thousands of digital documents. Therefore, from the above scenario, this dissertation sought to understand how the reading on interactive electronic book occurs. The objective was to identify the specifics of reading on this format. This study is part of a contemporary context, but specific. Thus limited the search conditions reported in this paper that considers the process of reading from a particular product, namely a book on ePub format from the area of hypermedia. Methodological guidelines mark the study as from a qualitative exploratory and descriptive approach. Initially, it is presented the concept of the book, covering the interactive formats that support elements that confer and determine the differentiated digital text, which no longer becomes static but has fluid characteristics. It also discusses the importance of reading and understands it as a process that involves cognitive complexity and literacies. Later, it was adopted prospective techniques of observation and interviews to characterize the process of reading from the volunteers participating in the study. The sample was intentional determined from specific research objectives. The results show that for reading the electronic book, readers should articulate competencies related to interfaces of devices and to books - the file content and making decisions about the flow of reading and navigation.The results contribute to the design of electronic book highlighting this as a mediator of the reading process.Gonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaDamé, Gabriela de Moraes2015-02-05T21:10:16Z2015-02-05T21:10:16Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il., grafs., tabs.application/pdf330830https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129500porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:10:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129500Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:10:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
title Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
spellingShingle Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
Damé, Gabriela de Moraes
Desenho gráfico
Livros eletronicos
Interatividade
Multímidia interativa
Leitura
Design
title_short Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
title_full Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
title_fullStr Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
title_full_unstemmed Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
title_sort Livro eletrônico : um estudo prospectivo da leitura interativa
author Damé, Gabriela de Moraes
author_facet Damé, Gabriela de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Damé, Gabriela de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho gráfico
Livros eletronicos
Interatividade
Multímidia interativa
Leitura
Design
topic Desenho gráfico
Livros eletronicos
Interatividade
Multímidia interativa
Leitura
Design
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:10:16Z
2015-02-05T21:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 330830
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129500
identifier_str_mv 330830
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652229143429120