Propostas para enfrentar e combater a desinformação a partir da literatura científica da Web of Science (WoS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jônatas Edison da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235587
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.
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spelling Propostas para enfrentar e combater a desinformação a partir da literatura científica da Web of Science (WoS)Ciência da informaçãoDesinformaçãoFake newsComunicação na ciênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.A sociedade contemporânea está vivenciando os efeitos negativos e avassaladores da desinformação, por isso a busca por propostas de soluções favorece o desenvolvimento da pesquisa. Este estudo apresenta como tema a desinformação, com a proliferação de informações falsas, num contexto de pós-verdade em uma sociedade da desinformação. O estudo revela uma revisão na literatura em era digital, comunicação científica, informação, desinformação, pósverdade e as informações falsas. O objetivo geral da pesquisa consistiu em exibir as possíveis saídaspara o enfrentamento e para o combate à desinformação por meio da literatura científica da Web Of Science (WoS). Nesse contexto, determinou-se para concretização três objetivos específicos: a) identificar na literatura científica internacional da WoS propostas de soluções para o combate e para o enfrentamento à desinformação; b) analisar o conteúdo dos artigos na literatura científica, observando e categorizando as formas identificadas e analisadas, por semelhanças, especificidades e tipo de abordagem e c) averiguar, pelo número de pesquisas selecionadas, a produtividade por ano, o idioma, a autoria, o periódico científico e a área de pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica; exploratória; uma abordagem qualitativa e quantitativa, bem como a utilização da análise de conteúdo. Além disso, emprega-se a categorização para responder ao terceiro objetivo específico, sendo identificados 289 artigos científicos que atendiam aos requisitos a) possuir resumo e palavras-chaves; b) identificar alguma solução para o combate à desinformação e c) não ser duplicado. Assim, foram descartados 1130 artigos científicos. Em relação às propostas identificaram-se 340 soluções, sendo que foram recuperados 42 artigos com mais que um tipo de solução; também se notou a presença de 23 propostas de soluções que tiveram a maior incidência. Elaboraram-se seis categorias para agrupar às soluções: a) ciência e comunidade científica; b) estados e governos; c) mídias e comunicações; d) plataformas e algoritmos; e) usuários e educação e f) outras. O termo das categorias representa o objetivo que possui, tendo como base qual grupo pretende focar, isto é, grupos de usuários, autoridades, comunidade científica, programadores e profissionais de mídia. Os resultados da averiguação dos artigos revelam que as soluções para a desinformação foram publicadas entre 2001 e 2019, tendo uma crescente constante a partir de 2016. O idioma mais identificado foi o inglês com 254 artigos, sendo identificados 25 autores com produtividade acima de duas propostas. Existem 42 periódicos científicos com as maiores ocorrências de soluções, destacando o Profesional De La Información em maior quantidade. Existem 32 áreas de pesquisa da WoS que mais foram indexadas artigos de propostas para o combate à desinformação, sendo a área de Communication líder em respostas contra a desinformação. A categoria de usuários e de educação é a que mais existem propostas, sendo uma parcela considerável em diferentes tipos de alfabetizações. Depois, tem mídias e comunicações, plataformas e algoritmos, ciência e comunidade científica e, por fim, outras. Com isso, evidência que não existem soluções mais eficazes ou piores, mas um conjunto de propostas que dependem de determinado ambiente para serem aplicadas.Abstract: Contemporary society is experiencing the negative and overwhelming effects of misinformation, so the search for proposed solutions favors the development of this research. This one has as its theme disinformation, with the proliferation of false information, in a posttruth context and in a society of disinformation. The study reveals a literature review on: the digital age, scientific communication, information, misinformation, post -truth, and false information. The general objective of the research was to present the proposed solutions for confronting and combating misinformation through the WoS scientific literature. To accomplish this, three specific objectives were determined: a) to identify in the WoS international scientific literature proposals for solutions to fight and combat misinformation; b) to analyze the content of the articles in the scientific literature, observing and categorizing the solutions identified and analyzed, by similarities, specificities and type of approach; and c) to verify by the number of selected researches, the productivity per year, language, authorship, scientific journal and research area. As for the methodological procedures, the study is characterized as a bibliographic research; exploratory; a qualitative and quantitat ive approach and the use of content analysis. Categorization is also used to answer the third specific objective. We identified 289 scientific articles that met the requirements, a) having an abstract and keywords; b) identifying a solution to combat misinformation; and c) not being duplicates. Thus, 1130 scientific articles were discarded. Regarding the solutions, 340 solutions were identified, and 42 articles retrieved more than one type of solution. We noticed the presence of 23 proposed solutions that had the highest incidence. Six categories were elaborated to group the solutions: a) science and scientific community; b) states and governments; c) media and communications; d) platforms and algorithms; e) users and education; and f) others. The term of the categories represents the purpose it has, based on which group it intends to focus on, i.e., user groups, authorities, scientific community, programmers, and media professionals. The results of ascertaining the articles reveal that solutions to misinformation were published between 2001 and 2019, with a steady increase from 2016. The most identified language was English, having 254 articles. It is identified that 25 authors with productivity above two proposals. There are 42 scientific journals with the highest occurrences of solutions, highlighting Profesional De La Información in the highest quantity. There are 32 WoS research areas that were indexed most articles of proposals to combat misinformation, being the Communication area the leader in proposed solutions. The category of users and education is the one with the most proposals for solutions, with a considerable portion in different types of literacy. Then there is media and communications, platforms and algorithms, science and scientific community, and finally, others. With this, it is clear that there are no more effective or worse solutions, but a set of proposals that depend on a certain environment to be applied.Muriel-Torrado, EnriqueUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Jônatas Edison da2022-06-10T23:15:50Z2022-06-10T23:15:50Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis508 p.| il., gráfs.application/pdf376516https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235587porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T23:15:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235587Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-10T23:15:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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