Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ana Lucia da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_aff660702358d19d24f2042953c3aeab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174902
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do alunoEducaçãoEducação de jovens e adultosEnsino à distânciaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A Educação a Distância vem se difundindo, principalmente, na educação de adultos, por suas características que flexibilizam o espaço e o tempo de aprender e ensinar. O uso da tecnologia proporciona a mediação e a interação. Partindo dessa assertiva, esta pesquisa objetivou acompanhar o processo de implantação da EJA na modalidade a distância do Centro de Referência da EJA, no município de São José, Santa Catarina, na perspectiva dos alunos, a fim de identificar as dificuldades e as contribuições dessa modalidade as quais favorecem a continuidade da escolarização e a aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico desta pesquisa contempla estudos concernentes à Educação de Jovens e Adultos e à Educação a Distância. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o percurso metodológico envolveu a participação dos alunos matriculados no Centro de Referência da EJA. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário on-line em uma amostra por conveniência. Foram considerados 89 questionários respondidos e os dados revelaram alguns elementos comuns e distintos dos alunos, relacionados com o acesso e a permanência nessa modalidade de ensino, na rede municipal de São José, os quais caracterizam o perfil do aluno da EJA, na modalidade EaD. Destacam-se, ainda, no processo de ensino e aprendizagem a distância, o conhecimento adquirido e a importância da presença social.<br>Abstract : Distance education has been disseminated mainly in adult education for its features flexibilize space and time to learn and teach. And the use of technology allows mediation and interaction take place. From this statement, this study aimed to monitor the implementation process of the EJA in the distance of EJA Reference Center, in São José, Santa Catarina, on the student perspective to identify the difficulties and contributions of this type to favor the continuity of education and learning. The theoretical framework was based on studies of the Youth and Adult Education and Distance Education as a possibility to promote the continuity of schooling and student learning. With a qualitative and quantitative approach, the methodological approach involved the participation of students enrolled in adult education Reference Center. Data collection involved the application of an online questionnaire in a convenience sample. 89 questionnaires and the data were considered revealed some common elements and distinct from the students, related to access and stay in this type of education in the city of São José, featuring the profile of the student EJA in distance education mode. Also noteworthy are in the process of teaching and distance learning, the knowledge acquired and the importance of social presence.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaBezerra, Ana Lucia da Silva2017-04-18T04:16:45Z2017-04-18T04:16:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344844https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:16:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:16:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
title Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
spellingShingle Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
Bezerra, Ana Lucia da Silva
Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Aprendizagem
title_short Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
title_full Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
title_fullStr Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
title_sort Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
author Bezerra, Ana Lucia da Silva
author_facet Bezerra, Ana Lucia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ana Lucia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Aprendizagem
topic Educação
Educação de jovens e adultos
Ensino à distância
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-18T04:16:45Z
2017-04-18T04:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344844
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902
identifier_str_mv 344844
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406265741312