Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
id |
UFSC_aff660702358d19d24f2042953c3aeab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174902 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do alunoEducaçãoEducação de jovens e adultosEnsino à distânciaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A Educação a Distância vem se difundindo, principalmente, na educação de adultos, por suas características que flexibilizam o espaço e o tempo de aprender e ensinar. O uso da tecnologia proporciona a mediação e a interação. Partindo dessa assertiva, esta pesquisa objetivou acompanhar o processo de implantação da EJA na modalidade a distância do Centro de Referência da EJA, no município de São José, Santa Catarina, na perspectiva dos alunos, a fim de identificar as dificuldades e as contribuições dessa modalidade as quais favorecem a continuidade da escolarização e a aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico desta pesquisa contempla estudos concernentes à Educação de Jovens e Adultos e à Educação a Distância. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o percurso metodológico envolveu a participação dos alunos matriculados no Centro de Referência da EJA. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário on-line em uma amostra por conveniência. Foram considerados 89 questionários respondidos e os dados revelaram alguns elementos comuns e distintos dos alunos, relacionados com o acesso e a permanência nessa modalidade de ensino, na rede municipal de São José, os quais caracterizam o perfil do aluno da EJA, na modalidade EaD. Destacam-se, ainda, no processo de ensino e aprendizagem a distância, o conhecimento adquirido e a importância da presença social.<br>Abstract : Distance education has been disseminated mainly in adult education for its features flexibilize space and time to learn and teach. And the use of technology allows mediation and interaction take place. From this statement, this study aimed to monitor the implementation process of the EJA in the distance of EJA Reference Center, in São José, Santa Catarina, on the student perspective to identify the difficulties and contributions of this type to favor the continuity of education and learning. The theoretical framework was based on studies of the Youth and Adult Education and Distance Education as a possibility to promote the continuity of schooling and student learning. With a qualitative and quantitative approach, the methodological approach involved the participation of students enrolled in adult education Reference Center. Data collection involved the application of an online questionnaire in a convenience sample. 89 questionnaires and the data were considered revealed some common elements and distinct from the students, related to access and stay in this type of education in the city of São José, featuring the profile of the student EJA in distance education mode. Also noteworthy are in the process of teaching and distance learning, the knowledge acquired and the importance of social presence.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaBezerra, Ana Lucia da Silva2017-04-18T04:16:45Z2017-04-18T04:16:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344844https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:16:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174902Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:16:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
title |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno Bezerra, Ana Lucia da Silva Educação Educação de jovens e adultos Ensino à distância Aprendizagem |
title_short |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
title_full |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
title_sort |
Educação de jovens e adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios na perspectiva do aluno |
author |
Bezerra, Ana Lucia da Silva |
author_facet |
Bezerra, Ana Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Ana Lucia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação de jovens e adultos Ensino à distância Aprendizagem |
topic |
Educação Educação de jovens e adultos Ensino à distância Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-04-18T04:16:45Z 2017-04-18T04:16:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
344844 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902 |
identifier_str_mv |
344844 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406265741312 |