A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Dulce Márcia
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76086
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
id UFSC_b015fa4cab97b9da70cd74c87434d3cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76086
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regionalTelevisãoTesesSanta CatarinaSociologiaSociologia politicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias HumanasNesta dissertação analisamos as estratégias políticas, econômicas e culturais que levaram a Rede Brasil Sul de Comunicações, a RBS, da família gaúcha Sirotsky, a conquistar a liderança entre as emissoras de televisão catarinense, entre 1979 e 1992. Como estratégia de implementação, a RBS se articulou politicamente com as elites dominantes de Santa Catarina e de Brasília para conquistar a concessão da TV Catarinense de Florianópolis. Em seguida, aliou-se aos representantes do empresariado local para a compra dos outros três canais de televisão no estado. Num segundo momento, na fase de consolidação do grupo de Santa Catarina, verificamos que as estratégias políticas tomaram a forma da atuação organizativa que a RBS empreendeu junto a sociedade catarinense: através de seminários e eventos ligados à mídia e aos anunciantes; através da atuação junto aos outros empresários de comunicação no sindicato e associação de classe; junto às elites políticas locais através de espaços abertos na programação, entre outros; e junto ao público, através de campanhas de solidariedades, eventos, programação e atuação filantrópica. As estratégias econômico-tecnológicas consistiram na implantação de um modelo de televisão regional baseado em uma rede própria de microondas acompanhada de um sistema de captação de anúncios publicitários, para serem veiculados nas quatro emissoras que geram programação e também publicidade local. Dentre as estratégias culturais, identificamos a prioridade à produção local (principalmente jornalística) como espaço de difusão de cultura regional, apoiada ao mesmo tempo na programação de maior qualidade e audiência do país, a da Rede Globo. A pesquisa foi feita através de entrevistas e levantamento documental e hemerográfico em arquivos e órgãos públicos, associações patronais de classe, e dentro da própria RBS.Benakouche, TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Dulce Márcia2012-10-16T07:12:13Z2012-10-16T07:12:13Z19941994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181f.| ilapplication/pdf94317http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76086porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T19:08:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76086Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T19:08:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
title A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
spellingShingle A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
Cruz, Dulce Márcia
Televisão
Teses
Santa Catarina
Sociologia
Sociologia politica
title_short A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
title_full A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
title_fullStr A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
title_full_unstemmed A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
title_sort A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional
author Cruz, Dulce Márcia
author_facet Cruz, Dulce Márcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benakouche, Tamara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Teses
Santa Catarina
Sociologia
Sociologia politica
topic Televisão
Teses
Santa Catarina
Sociologia
Sociologia politica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994
2012-10-16T07:12:13Z
2012-10-16T07:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 94317
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76086
identifier_str_mv 94317
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181f.| il
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652130659074048