DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221878 |
Resumo: | As decisões da Administração Pública, no gerenciamento de seus edifícios, devem ser baseadas em critérios técnicos e econômicos. Ao optar entre a recuperação e a substituição, tende a desconsiderar a dimensão sócio-ambiental. O processo de recuperação é naturalmente incerto e características das edificações existentes podem ser um entrave para que sejam estabelecidas condições ótimas de utilização. Quando se avalia performance e segurança, sistemas inteiramente novos apresentam desempenho superior e maior durabilidade. Com a justificativa de adotar critérios técnicos e econômicos, tende-se a "começar do zero". Assim, como decidir em favor da sustentabilidade? Duas instituições federais de ensino, a Universidade Federal de Santa Catarina e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, podem servir como exemplo desta discussão. Suas edificações foram construídas com base em padrões aplicáveis nas décadas de sessenta e setenta. As mudanças nas tecnologias de informação e no processo de ensino e aprendizagem, os novos regulamentos quanto à acessibilidade e segurança e até mesmo as mudanças nos valores da sociedade afetam negativamente a avaliação das condições de uso de seus prédios. Não é fácil e não é barato adaptar estas edificações para que tenham um desempenho compatível com as demandas atuais. A emergência da degradação ambiental, porém, requer um pensamento renovado, comprometido em minimizar os impactos decorrentes do descarte e do consumo de novos materiais. Este artigo discute alguns dos desafios na gestão de facilidades educacionais pela Administração Pública e apresenta alguns argumentos em favor da ampliação do ciclo de vida deste tipo de edificação. |
id |
UFSC_b0391304ee8b3887c75e08778b6292c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221878 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICASCiclo de vidaAvaliação de DesempenhoRecuperação de EdifíciosAs decisões da Administração Pública, no gerenciamento de seus edifícios, devem ser baseadas em critérios técnicos e econômicos. Ao optar entre a recuperação e a substituição, tende a desconsiderar a dimensão sócio-ambiental. O processo de recuperação é naturalmente incerto e características das edificações existentes podem ser um entrave para que sejam estabelecidas condições ótimas de utilização. Quando se avalia performance e segurança, sistemas inteiramente novos apresentam desempenho superior e maior durabilidade. Com a justificativa de adotar critérios técnicos e econômicos, tende-se a "começar do zero". Assim, como decidir em favor da sustentabilidade? Duas instituições federais de ensino, a Universidade Federal de Santa Catarina e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, podem servir como exemplo desta discussão. Suas edificações foram construídas com base em padrões aplicáveis nas décadas de sessenta e setenta. As mudanças nas tecnologias de informação e no processo de ensino e aprendizagem, os novos regulamentos quanto à acessibilidade e segurança e até mesmo as mudanças nos valores da sociedade afetam negativamente a avaliação das condições de uso de seus prédios. Não é fácil e não é barato adaptar estas edificações para que tenham um desempenho compatível com as demandas atuais. A emergência da degradação ambiental, porém, requer um pensamento renovado, comprometido em minimizar os impactos decorrentes do descarte e do consumo de novos materiais. Este artigo discute alguns dos desafios na gestão de facilidades educacionais pela Administração Pública e apresenta alguns argumentos em favor da ampliação do ciclo de vida deste tipo de edificação.UFSC/VIRTUHAB2021-04-09T14:37:43Z2021-04-09T14:37:43Z2007-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221878MAYR, Luiz RobertoTEIXEIRA, Fátima Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-09T14:37:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T14:37:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
title |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
spellingShingle |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS MAYR, Luiz Roberto Ciclo de vida Avaliação de Desempenho Recuperação de Edifícios |
title_short |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
title_full |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
title_fullStr |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
title_full_unstemmed |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
title_sort |
DEMOLIR OU REFORMAR: DISCUSSÃO SOBRE O CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS |
author |
MAYR, Luiz Roberto |
author_facet |
MAYR, Luiz Roberto TEIXEIRA, Fátima Regina |
author_role |
author |
author2 |
TEIXEIRA, Fátima Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAYR, Luiz Roberto TEIXEIRA, Fátima Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo de vida Avaliação de Desempenho Recuperação de Edifícios |
topic |
Ciclo de vida Avaliação de Desempenho Recuperação de Edifícios |
description |
As decisões da Administração Pública, no gerenciamento de seus edifícios, devem ser baseadas em critérios técnicos e econômicos. Ao optar entre a recuperação e a substituição, tende a desconsiderar a dimensão sócio-ambiental. O processo de recuperação é naturalmente incerto e características das edificações existentes podem ser um entrave para que sejam estabelecidas condições ótimas de utilização. Quando se avalia performance e segurança, sistemas inteiramente novos apresentam desempenho superior e maior durabilidade. Com a justificativa de adotar critérios técnicos e econômicos, tende-se a "começar do zero". Assim, como decidir em favor da sustentabilidade? Duas instituições federais de ensino, a Universidade Federal de Santa Catarina e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, podem servir como exemplo desta discussão. Suas edificações foram construídas com base em padrões aplicáveis nas décadas de sessenta e setenta. As mudanças nas tecnologias de informação e no processo de ensino e aprendizagem, os novos regulamentos quanto à acessibilidade e segurança e até mesmo as mudanças nos valores da sociedade afetam negativamente a avaliação das condições de uso de seus prédios. Não é fácil e não é barato adaptar estas edificações para que tenham um desempenho compatível com as demandas atuais. A emergência da degradação ambiental, porém, requer um pensamento renovado, comprometido em minimizar os impactos decorrentes do descarte e do consumo de novos materiais. Este artigo discute alguns dos desafios na gestão de facilidades educacionais pela Administração Pública e apresenta alguns argumentos em favor da ampliação do ciclo de vida deste tipo de edificação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-12 2021-04-09T14:37:43Z 2021-04-09T14:37:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221878 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652039246315520 |