Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gisele Carreirão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92337
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2009
id UFSC_b03bcdd5825acca381f3cfe337882d03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92337
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiênciaEducação fisica para crianças deficientesInclusão socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2009O presente trabalho teve como objetivo investigar alguns aspectos das (im)possibilidades de práticas inclusivas despontadas no horizonte da Educação Física escolar. Seu olhar volta-se especificamente aos alunos com histórico de deficiência, tema tão atual, polêmico e controverso, colocado nas relações institucionais de ensino, bem como fora delas. Para isso foram utilizados como fontes, primeiramente, quatro documentos referentes à educação, dois elaborados pelo MEC e dois pela Secretaria de Educação do Município de Florianópolis. A partir deles emergem nossas categorias de análise e seus desdobramentos. Basicamente nosso debate se dá a partir da concepção de uma educação redentora, da secundarização do conhecimento, da relação entre democratização e sucateamento, questões que florecem de um discurso romântico vinculado à proposta da educação inclusiva. A proposta do direito às diferenças dentro da escola leva-nos a indagar sobre o papel da Educação Física nessa tensa relação pedagógica. Debruçamo-nos, dessa forma, sobre três importantes trabalhos veiculados a área na busca de compreender como ela tem lidado com esse tema da educação contemporânea. Observamos que para as #quadras# das escolas pouco se tem pensado a respeito da escolarização desses sujeitos. Nota-se então, a necessidade da área assumir o debate em questão para que possa propor possibilidades metodológicas que incluam num mesmo espaço pessoas com e sem histórico de deficiência.The aim of this dissertation was to research some elements of the (in)possibilities of inclusive practices in Physical Education. It's main attention is the disabled students, a controversial, polemic and actual intra and extra school subject. The primary sources are official documents, two of them produced by the municipal education and other two by the National Ministry of Education. Education as Salvation, Unimportance of Knowledge and Democratizations x Destruction are critical concepts that emerge from the romantic discourse of inclusion. The right of differences in school let us ask about the role of Physical Education in this complex pedagogic relation. In this sense, three important approaches in Brazilian Physical Education are analyzed. In this discipline there is a short discussion about disabled students. It's important that Physical Education takes seriously this subject, ins sense of offering methodologies for disabled and non disabled students in the same space.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Gisele Carreirão2012-10-24T07:56:45Z2012-10-24T07:56:45Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf269350http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92337porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:54:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92337Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:54:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
title Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
spellingShingle Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
Gonçalves, Gisele Carreirão
Educação fisica para crianças deficientes
Inclusão social
title_short Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
title_full Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
title_fullStr Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
title_full_unstemmed Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
title_sort Dos saberes da educação física escolar e suas (IM)possibilidades de práticas inclusivas para alunos com histórico de deficiência
author Gonçalves, Gisele Carreirão
author_facet Gonçalves, Gisele Carreirão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gisele Carreirão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica para crianças deficientes
Inclusão social
topic Educação fisica para crianças deficientes
Inclusão social
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T07:56:45Z
2012-10-24T07:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 269350
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92337
identifier_str_mv 269350
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915123228672