Elaboração de matrizes táteis: Recursos pedagógicos para construção de práticas educativas na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia Tecidual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Pâmylla Rafaela Ostermann
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188006
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Elaboração de matrizes táteis: Recursos pedagógicos para construção de práticas educativas na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia TecidualDeficiência visual, Ciências Morfológicas, Acessibilidade, Matrizes táteisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual (DV), grave ou moderada. No entanto, a relação dos estudantes cegos com o ensino da Biologia, em especial com a morfologia, é constantemente prejudicada devido à escassez de materiais adequados para este público. Quando disponíveis, estes materiais são de alto custo, nem sempre contemplam as especificidades dos estudantes DV, ou são feitos de forma artesanal — tornando a sua produção demorada e não permitindo, muitas vezes, a sua continuidade. Estas e outras dificuldades são geralmente relatadas por professores, devido ao grande número de detalhes estruturais contidos dentro de uma célula ou tecido, que quando transportadas para o material adequado, o tornam complexo. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e propor uma metodologia voltada para um ensino acessível e significativo de morfologia, com base na produção, confecção e padronização de matrizes táteis. O referencial teórico que norteou este estudo foi a teoria histórico cultural de Vygotsky sobre os processos de ensino aprendizagem a DV. Para realização do projeto, contou-se com a colaboração do grupo de extensão do LABTATE (Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que tem vasto conhecimento na confecção de matrizes cartográficas. As matrizes táteis podem servir como ferramenta facilitadora, tanto no ensino de ciências morfológicas, como em outras áreas do conhecimento para estudantes DV. As etapas do processo de desenvolvimento de matrizes táteis utilizadas pelo LABTATE foram adequadas para o ensino de morfologia. O resultado foi a criação de um protocolo de como representar células animais que possam ser utilizadas para a construção de matrizes táteis. O uso de matrizes táteis é uma alternativa viável para a inclusão desses estudantes, já sendo utilizada e validada em outras áreas do conhecimento.Florianópolis, SC.Moura, Kieiv Resende Sousa deBrocardo, Patricia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Pâmylla Rafaela Ostermann2018-07-10T19:02:45Z2018-07-10T19:02:45Z2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T19:02:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T19:02:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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