Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_b10cd09d2ad2272c4bc366a1f0e56136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229155 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliáriasEngenharia de produçãoSites da WebTeoria da Resposta do ÍtemFerramentas de busca na WebTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.Manter um site atraente, apropriado ao público, fácil de usar e destacado no segmento em que atua é premissa para qualquer negócio que pretende usar a internet de maneira eficaz. No mercado imobiliário, onde a concorrência é acirrada e o uso da web é cada vez mais intenso, esses são fatores ainda mais relevantes. Neste contexto, considerando a chegada da transformação digital, a importância do setor imobiliário para a economia, a relevância que as imobiliárias possuem para as transações imobiliárias e o crescimento da busca de imóveis por meio dos websites, a construção de medidas de avaliação da qualidade dos websites das imobiliárias se torna indispensável. Entretanto, sabe-se que a elaboração de medidas da qualidade no contexto de websites é uma tarefa desafiadora, pois a qualidade em websites é um conceito complexo e de natureza multidimensional. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mensurar a qualidade de websites de imobiliárias brasileiras. Para isso essa pesquisa está estruturada em quatro fases: (i) definição do construto qualidade de websites por meio de uma revisão sistemática da literatura; (ii) avaliação da satisfação dos usuários de websites de imobiliárias, podendo identificar itens que os usuários estão mais e menos satisfeitos; (iii) verificação da percepção dos gestores imobiliários sobre a importância de critérios no website imobiliários, levando em consideração o impacto da pandemia, observando se a percepção da importância de determinados itens modificou depois do início da pandemia; e (iv) construção de uma escala para avaliar os websites de imobiliárias brasileiras. Os resultados demonstraram que embora existam centenas de dimensões utilizadas para mensurar a qualidade de websites, estas possuem similaridades e podem ser agrupadas. Além disso, foi evidenciado a ausência de escalas para mensurar qualidade de websites no contexto imobiliário. Assim, apoiado pelos resultados obtidos com a avaliação da satisfação dos usuários e o da percepção dos gestores imobiliários, foi desenvolvido um instrumento composto de 71 itens e coletado dados de 679 websites de imobiliárias. Utilizando o meio modelo compensatório de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item, uma escala tridimensional foi construída, contendo as dimensões: qualidade da informação, qualidade de serviço e qualidade de sistema. A pesquisa pioneira no tema de qualidade de websites de imobiliária contribui para a discussão acerca da temática, contribuindo para o avanço da discussão sobre a qualidade de websites. Futuramente a escala desenvolvida pode auxiliar as imobiliárias a melhorarem seus websites e até ser utilizado como um checklist para construção de websites de imobiliárias, verificando os itens que aumentam o grau de qualidade do website.Abstract: Keeping a website attractive, appropriate to the public, easy to use and highlighted in the segment in which it operates is a premise for any business that intends to use the internet effectively. In the real estate market, where competition is fierce and web usage is intense, these are even more relevant factors. In this context, considering the arrival of the digital transformation, the importance of the real estate sector for the economy, the relevance that real estate companies have for real estate transactions and the growth of the search for properties through websites, the development of measures to assess the quality of real estate websites becomes indispensable. However, it is known that quality measures in the context of websites is a challenging task, as the quality of websites is a complex and multidimensional concept. Along this lines, the objective of this research is to measure the quality of Brazilian real estate websites. For this, this research is structured in for steps: (i) definition of construct referent of websites quality through a systematic literature review; (ii) evaluation of user satisfaction of real estate websites, being able to identify items that users are more and less satisfied; (iii) verification of the perception of real estate managers about the importance of criteria on the real estate website, taking into account the impact of the pandemic, observing whether the perception of the importance of certain items changed after the beginning of the pandemic; e (iv) development of a scale to evaluate Brazilian real estate websites. The results showed that although there are hundreds of dimensions used to measure the quality of websites, they have similarities and can be grouped. Furthermore, the absence of scales to measure quality of websites in the real estate context was evidenced. Thus, supported by the results obtained from the assessment of user satisfaction and the perception of real estate managers, an instrument consisting of 71 items was developed and data was collected from 679 real estate websites. Using the two-parameter compensatory model of Item Response Theory, a three-dimensional scale was development, containing the dimensions: information quality, service quality and system quality. The pioneering research on the theme of quality of real estate websites contributes to the discussion on the subject, contributing to the advancement of the discussion on the quality of websites. In the future, the scale developed can help real estate companies to improve their websites and even be used as a checklist for real estate website development, checking the items that increase the quality of the website.Andrade, Dalton Francisco deTezza, RafaelUniversidade Federal de Santa CatarinaMoro, Matheus Fernando2021-10-14T19:29:21Z2021-10-14T19:29:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis161 p.| il., gráfs.application/pdf373242https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:29:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229155Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:29:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
title |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
spellingShingle |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias Moro, Matheus Fernando Engenharia de produção Sites da Web Teoria da Resposta do Ítem Ferramentas de busca na Web |
title_short |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
title_full |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
title_fullStr |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
title_full_unstemmed |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
title_sort |
Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias |
author |
Moro, Matheus Fernando |
author_facet |
Moro, Matheus Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Dalton Francisco de Tezza, Rafael Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Matheus Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Sites da Web Teoria da Resposta do Ítem Ferramentas de busca na Web |
topic |
Engenharia de produção Sites da Web Teoria da Resposta do Ítem Ferramentas de busca na Web |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-14T19:29:21Z 2021-10-14T19:29:21Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
373242 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155 |
identifier_str_mv |
373242 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651932783345664 |