Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Matheus Fernando
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
id UFSC_b10cd09d2ad2272c4bc366a1f0e56136
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229155
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliáriasEngenharia de produçãoSites da WebTeoria da Resposta do ÍtemFerramentas de busca na WebTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.Manter um site atraente, apropriado ao público, fácil de usar e destacado no segmento em que atua é premissa para qualquer negócio que pretende usar a internet de maneira eficaz. No mercado imobiliário, onde a concorrência é acirrada e o uso da web é cada vez mais intenso, esses são fatores ainda mais relevantes. Neste contexto, considerando a chegada da transformação digital, a importância do setor imobiliário para a economia, a relevância que as imobiliárias possuem para as transações imobiliárias e o crescimento da busca de imóveis por meio dos websites, a construção de medidas de avaliação da qualidade dos websites das imobiliárias se torna indispensável. Entretanto, sabe-se que a elaboração de medidas da qualidade no contexto de websites é uma tarefa desafiadora, pois a qualidade em websites é um conceito complexo e de natureza multidimensional. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é mensurar a qualidade de websites de imobiliárias brasileiras. Para isso essa pesquisa está estruturada em quatro fases: (i) definição do construto qualidade de websites por meio de uma revisão sistemática da literatura; (ii) avaliação da satisfação dos usuários de websites de imobiliárias, podendo identificar itens que os usuários estão mais e menos satisfeitos; (iii) verificação da percepção dos gestores imobiliários sobre a importância de critérios no website imobiliários, levando em consideração o impacto da pandemia, observando se a percepção da importância de determinados itens modificou depois do início da pandemia; e (iv) construção de uma escala para avaliar os websites de imobiliárias brasileiras. Os resultados demonstraram que embora existam centenas de dimensões utilizadas para mensurar a qualidade de websites, estas possuem similaridades e podem ser agrupadas. Além disso, foi evidenciado a ausência de escalas para mensurar qualidade de websites no contexto imobiliário. Assim, apoiado pelos resultados obtidos com a avaliação da satisfação dos usuários e o da percepção dos gestores imobiliários, foi desenvolvido um instrumento composto de 71 itens e coletado dados de 679 websites de imobiliárias. Utilizando o meio modelo compensatório de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item, uma escala tridimensional foi construída, contendo as dimensões: qualidade da informação, qualidade de serviço e qualidade de sistema. A pesquisa pioneira no tema de qualidade de websites de imobiliária contribui para a discussão acerca da temática, contribuindo para o avanço da discussão sobre a qualidade de websites. Futuramente a escala desenvolvida pode auxiliar as imobiliárias a melhorarem seus websites e até ser utilizado como um checklist para construção de websites de imobiliárias, verificando os itens que aumentam o grau de qualidade do website.Abstract: Keeping a website attractive, appropriate to the public, easy to use and highlighted in the segment in which it operates is a premise for any business that intends to use the internet effectively. In the real estate market, where competition is fierce and web usage is intense, these are even more relevant factors. In this context, considering the arrival of the digital transformation, the importance of the real estate sector for the economy, the relevance that real estate companies have for real estate transactions and the growth of the search for properties through websites, the development of measures to assess the quality of real estate websites becomes indispensable. However, it is known that quality measures in the context of websites is a challenging task, as the quality of websites is a complex and multidimensional concept. Along this lines, the objective of this research is to measure the quality of Brazilian real estate websites. For this, this research is structured in for steps: (i) definition of construct referent of websites quality through a systematic literature review; (ii) evaluation of user satisfaction of real estate websites, being able to identify items that users are more and less satisfied; (iii) verification of the perception of real estate managers about the importance of criteria on the real estate website, taking into account the impact of the pandemic, observing whether the perception of the importance of certain items changed after the beginning of the pandemic; e (iv) development of a scale to evaluate Brazilian real estate websites. The results showed that although there are hundreds of dimensions used to measure the quality of websites, they have similarities and can be grouped. Furthermore, the absence of scales to measure quality of websites in the real estate context was evidenced. Thus, supported by the results obtained from the assessment of user satisfaction and the perception of real estate managers, an instrument consisting of 71 items was developed and data was collected from 679 real estate websites. Using the two-parameter compensatory model of Item Response Theory, a three-dimensional scale was development, containing the dimensions: information quality, service quality and system quality. The pioneering research on the theme of quality of real estate websites contributes to the discussion on the subject, contributing to the advancement of the discussion on the quality of websites. In the future, the scale developed can help real estate companies to improve their websites and even be used as a checklist for real estate website development, checking the items that increase the quality of the website.Andrade, Dalton Francisco deTezza, RafaelUniversidade Federal de Santa CatarinaMoro, Matheus Fernando2021-10-14T19:29:21Z2021-10-14T19:29:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis161 p.| il., gráfs.application/pdf373242https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:29:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229155Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:29:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
title Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
spellingShingle Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
Moro, Matheus Fernando
Engenharia de produção
Sites da Web
Teoria da Resposta do Ítem
Ferramentas de busca na Web
title_short Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
title_full Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
title_fullStr Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
title_full_unstemmed Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
title_sort Modelo multidimensional para avaliação da qualidade de websites de imobiliárias
author Moro, Matheus Fernando
author_facet Moro, Matheus Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Dalton Francisco de
Tezza, Rafael
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Matheus Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Sites da Web
Teoria da Resposta do Ítem
Ferramentas de busca na Web
topic Engenharia de produção
Sites da Web
Teoria da Resposta do Ítem
Ferramentas de busca na Web
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:29:21Z
2021-10-14T19:29:21Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373242
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155
identifier_str_mv 373242
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651932783345664