Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haurelhuk, Samuel Sembalista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176925
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.
id UFSC_b13783ed052165797282ebc96b31be87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176925
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal MarítimoTransportesNavegaçãoMedidas de segurançaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.Trata-se de resumo da dissertação "Segurança da Navegação: Percepção das Capitanias Fluviais, dos Portos e do Tribunal Marítimo", a primeira aprovada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial - PPGTG/UFSC. A segurança da navegação é elemento relevante. Todavia, acidentes e fatos de navegação continuam a ocorrer nas AJB - águas jurisdicionais brasileiras - situação que constitui o problema da pesquisa. A pesquisa se justifica, pois, o número de acidentes que ocorre não é desprezível, por vezes envolvendo fatalidades, e também porque é desejável buscar a excelência num setor de transporte dotado de diversas vantagens logísticas. Essa pesquisa objetiva contribuir para o aumento da eficácia da segurança da navegação nas AJB por meio do aperfeiçoamento dos procedimentos para investigar e julgar acidente ou fato da navegação pelas Capitanias Fluviais e dos Portos e pelo TM - Tribunal Marítimo. A hipótese é que a consulta à percepção dos agentes que atuam em prol dessa segurança, colocando-os em face de dados que apontam problemas e abrindo-os espaço para se pronunciar quanto à eficácia do trabalho que desempenham, seguida de análise crítica das respostas, possibilita o aumento da eficácia da segurança da navegação. Para consecução dessa análise, o presente trabalho faz o uso do método indutivo e utiliza da resposta a um questionário enviado às 26 Capitanias existentes no país e a outro questionário enviado ao TM. A dissertação é composta de cinco capítulos. O Capítulo 1 introduz a pesquisa. O Capítulo 2 trata da apresentação da teoria geral sobre segurança da navegação. O Capítulo 3 apresenta a amplitude jurisdicional das Capitanias Fluviais e dos Portos e do TM, bem como seus procedimentos e atribuições, de conceitos sobre embarcações e também trata do IAFN - Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos de Navegação - e da ISAIM - Investigação de Segurança dos Acidentes e Incidentes Marítimos. O Capítulo 4 apresenta a análise crítica das respostas provenientes das Capitanias dos Portos e do TM. O Capítulo 5 apresenta as conclusões, recomendações e sugestões de trabalhos futuros, que se mostraram valiosos não somente aos órgãos estudados quanto ao aperfeiçoamento de seus procedimentos como também apontaram outras carências - materiais nas Capitanias, sociais -,as quais podem ser apresentadas ao Poder Executivo e motivar um ajuste nas políticas públicas.<br>Abstract : This abstract regards the dissertation "Segurança da Navegação: Percepção das Capitanias Fluviais, dos Portos e do Tribunal Marítimo (Navigation Safety: Maritime Authority and Maritime Court Perceptions')", the first one approved by PPGTG/UFSC - -Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (Transportation Engineering and Landscape Management Masters Program').Inside this scope, waterway safety is highly relevant. However, navigation accidents and facts continue to happen at AJB - Brazilian waters jurisdiction, a situation which constitute this research's problem. This research is justified since the number of accidents happening, which sometimes involve fatalities, are not negligible, as well as considering the sector's mentioned logistic advantages. Contributing to enhance waterway safety at AJB by means of improving accidents and incidents investigation and judgement procedures by the Maritime Authority and the Maritime Court is this research's objective. Consult the agents that work towards waterway navigation safety perceptions, confronting them with data that suggest problems and giving them space to utter regarding their job's effectiveness, to later critically analyze their answers, enables waterway navigation safety improvement - hypothesis. To achieve the objective, this work uses the inductive method and utilizes a questionnaire that was sent to 26 Maritime Authority locations spread across the country and another questionnaire that was sent to the Maritime Court. Five chapters compose this thesis. Chapter 1 constitutes of an introduction. Chapter 2 presents navigation safety general theory. Chapter 3 presents Maritime Authority and Maritime Court jurisdictional areas, in conjunction with their procedures and duties, vessels basic concepts and point out about Navigation Accidents and Facts Inquiry - IAFN and Maritime Accidents and Incidents Safety Investigation - ISAIM. Chapter 4 presents Maritime Authority and Maritime Court answers' critical analysis. Chapter 5 alludes conclusions, recommendations and future work suggestions, which have been considered valuable contribution not only for the studied agencies regarding their procedures enhancement but also pointed out other deficiencies - structural, social. That scenario can be shown to the government and drive public policies adjustment.Castro Júnior, Osvaldo Agripino deUniversidade Federal de Santa CatarinaHaurelhuk, Samuel Sembalista2017-07-04T04:05:14Z2017-07-04T04:05:14Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., gráfs.application/pdf346937https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176925porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T04:05:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-04T04:05:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
title Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
spellingShingle Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
Haurelhuk, Samuel Sembalista
Transportes
Navegação
Medidas de segurança
title_short Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
title_full Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
title_fullStr Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
title_full_unstemmed Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
title_sort Segurança da navegação: percepção das capitanias fluviais, dos portos e do Tribunal Marítimo
author Haurelhuk, Samuel Sembalista
author_facet Haurelhuk, Samuel Sembalista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Júnior, Osvaldo Agripino de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Haurelhuk, Samuel Sembalista
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Navegação
Medidas de segurança
topic Transportes
Navegação
Medidas de segurança
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T04:05:14Z
2017-07-04T04:05:14Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 346937
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176925
identifier_str_mv 346937
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652370562777088