PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, SANDRO VIEIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136224
Resumo: A publicação de um artigo em um periódico internacional é uma conquista desejada por docentes, alunos, coordenadores de programas de pós-graduação, pela comunidade científica em geral. Este artigo teve por objetivo identificar as características de formação dos autores brasileiros que publicaram em revistas internacionais. Foi delimitado para o estudo, os autores de programas de pós-graduação brasileiros de Administração, Ciências Contábeis e Turismo com conceitos 6 e 7, dois conceitos que indicam inserção internacional. Foi feita uma pesquisa baseada em documentos da Capes e na plataforma de currículos Lattes. Foram utilizadas estatísticas descritivas e testes estatísticos de diferença de médias. Os testes indicam que a diferença de médias de artigos publicados de autores com formação no Brasil ou fora, em nível de graduação, mestrado e pós-doutorado não foram significantes. Detectou-se apenas que a média de publicações de autores com a formação de doutorado integralmente no exterior é estatisticamente superior do que a média de autores que fizeram o doutorado integralmente no Brasil. A média de publicações de doutores que fizeram doutorado sandwich no exterior ficou em uma nebulosa faixa intermediária em que não se diferencia estatisticamente nem da média dos que fizeram doutorado exclusivamente no Brasil, nem dos que fizeram o doutorado integralmente no exterior.
id UFSC_b13dc90e3e341042a8a4be3f53202112
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136224
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?A publicação de um artigo em um periódico internacional é uma conquista desejada por docentes, alunos, coordenadores de programas de pós-graduação, pela comunidade científica em geral. Este artigo teve por objetivo identificar as características de formação dos autores brasileiros que publicaram em revistas internacionais. Foi delimitado para o estudo, os autores de programas de pós-graduação brasileiros de Administração, Ciências Contábeis e Turismo com conceitos 6 e 7, dois conceitos que indicam inserção internacional. Foi feita uma pesquisa baseada em documentos da Capes e na plataforma de currículos Lattes. Foram utilizadas estatísticas descritivas e testes estatísticos de diferença de médias. Os testes indicam que a diferença de médias de artigos publicados de autores com formação no Brasil ou fora, em nível de graduação, mestrado e pós-doutorado não foram significantes. Detectou-se apenas que a média de publicações de autores com a formação de doutorado integralmente no exterior é estatisticamente superior do que a média de autores que fizeram o doutorado integralmente no Brasil. A média de publicações de doutores que fizeram doutorado sandwich no exterior ficou em uma nebulosa faixa intermediária em que não se diferencia estatisticamente nem da média dos que fizeram doutorado exclusivamente no Brasil, nem dos que fizeram o doutorado integralmente no exterior.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:51:12Z2015-11-05T11:51:12Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136224SOARES, SANDRO VIEIRANOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:51:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136224Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:51:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
title PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
spellingShingle PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
SOARES, SANDRO VIEIRA
title_short PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
title_full PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
title_fullStr PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
title_full_unstemmed PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
title_sort PESQUISADORES BRASILEIROS QUE PUBLICAM EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: qual sua formação acadêmica?
author SOARES, SANDRO VIEIRA
author_facet SOARES, SANDRO VIEIRA
NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA
author_role author
author2 NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, SANDRO VIEIRA
NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA
description A publicação de um artigo em um periódico internacional é uma conquista desejada por docentes, alunos, coordenadores de programas de pós-graduação, pela comunidade científica em geral. Este artigo teve por objetivo identificar as características de formação dos autores brasileiros que publicaram em revistas internacionais. Foi delimitado para o estudo, os autores de programas de pós-graduação brasileiros de Administração, Ciências Contábeis e Turismo com conceitos 6 e 7, dois conceitos que indicam inserção internacional. Foi feita uma pesquisa baseada em documentos da Capes e na plataforma de currículos Lattes. Foram utilizadas estatísticas descritivas e testes estatísticos de diferença de médias. Os testes indicam que a diferença de médias de artigos publicados de autores com formação no Brasil ou fora, em nível de graduação, mestrado e pós-doutorado não foram significantes. Detectou-se apenas que a média de publicações de autores com a formação de doutorado integralmente no exterior é estatisticamente superior do que a média de autores que fizeram o doutorado integralmente no Brasil. A média de publicações de doutores que fizeram doutorado sandwich no exterior ficou em uma nebulosa faixa intermediária em que não se diferencia estatisticamente nem da média dos que fizeram doutorado exclusivamente no Brasil, nem dos que fizeram o doutorado integralmente no exterior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T11:51:12Z
2015-11-05T11:51:12Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136224
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651996030304257