Desenvolvimento de um modelo de IA para avaliar as observações feitas por alunos em livros de literatura brasileira utilizando processamento de linguagem natural.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243574 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
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Desenvolvimento de um modelo de IA para avaliar as observações feitas por alunos em livros de literatura brasileira utilizando processamento de linguagem natural.IAOntologiasPLNTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.Os meios de leitura digital estão cada vez mais comuns e já fazem parte da nossa realidade cotidiana, como no caso de documentos feitos por editores de texto online e também por dispositivos de leitura de livros digitais. Também mudou a forma como se faz anotações, não se usam mais os marcadores de texto, mas sim a seleção de texto que são bem comuns nesses meios digitais, onde o leitor pode escrever anotações, colocar links de materiais de pesquisa e também materiais auxiliares para enriquecer a leitura. Outra grande vantagem dos meios digitais é a facilidade de compartilhamento de informações para diversas pessoas. Uma ferramenta utilizada pelo Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística( NUPILL) é o DLNotes que é utilizado por professores e alunos, onde eles podem criar anotações em obras digitalizadas. Com essa grande variedade e quantidade de informações disponíveis torna-se difícil analisar toda essa informação para extrair conhecimento, e é aí que entra a inteligência artificial para auxiliar nesse processo. Inteligência artificial é um campo muito amplo com diversas ferramentas para serem utilizadas nesse processo de análise, como machine learning, ontologias, processamento de linguagem natural. Este trabalho busca desenvolver um modelo de regressão das notas das anotações feitas na ferramenta DLNotes utilizando anotações e o desempenho acadêmico como dados de entrada. Para fazer a classificação será utilizada a nota da anotação como parâmetro de avaliação, criando então um modelo que será treinado utilizando Support Vector Machine, Regressão Linear,etc. A avaliação do modelo será feita por meio de um conjunto de testes obtidos a partir das atividades de uma turma.Florianópolis, SC.Elder, Rizzon SantosUniversidade Federal de Santa Catarina.Luis Gustavo, Saibro da Silva2022-12-24T08:27:06Z2022-12-24T08:27:06Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243574Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-24T08:27:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-24T08:27:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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