Projeto integrado de sistemas de suspensão ativa veicular
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214485 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Joinville, 2019. |
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Projeto integrado de sistemas de suspensão ativa veicularEletrônicaAutomóveisAutomóveisProjetos de engenhariaAutomóveisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Joinville, 2019.Neste trabalho, é estudada a aplicação das estratégias de otimização sequencial, iterativa e aninhada no problema de projeto integrado dos parâmetros da estrutura mecânica e do controlador H8 em sistemas de suspensão automotiva. Além disso, uma estratégia de otimização sequencial com incertezas paramétricas é estudada. O problema de controle H8 é formulado usando desigualdades matriciais lineares. Esta abordagem permite que os parâmetros da estrutura mecânica sejam considerados como variáveis de decisão, caracterizando o problema de projeto combinado da planta e do controlador. O estudo é baseado no modelo de um quarto de carro com dois graus de liberdade. O controlador é projetado visando otimizar o conforto de condução e a segurança veicular, sujeito a restrições físicas da mola e do amortecedor. O desempenho do projeto integrado é avaliado e comparado com o projeto ativo, mediante simulações computacionais. As irregularidades da estrada são representadas pelas excitações do tipo lombada e senoidal. A aceleração vertical sobre a massa suspensa é utilizada para avaliar o conforto proporcionado pelo sistema, enquanto a segurança veicular é auferida através da força de contato entre o pneu e a pista. Os resultados demonstram que, de forma geral, a aplicação das estratégias de otimização no projeto integrado da suspensão automotiva melhora o comportamento global do veículo, proporcionando melhores margens de conforto e segurança.Brito, Alexandro GarroUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Stefany Patricia2020-10-21T21:06:00Z2020-10-21T21:06:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., tabs., grafs.application/pdf368595https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214485porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214485Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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