O fluxo da informação tecnológica: uma análise no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99498 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. |
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O fluxo da informação tecnológica: uma análise no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicosCiência da informaçãoFluxo da informaçãoInovações tecnológicasInformações tecnológicasBiotecnologiaIndústriaProdutos industrializadosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.No processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos ocorrem vários fluxos e dentre eles se destaca o fluxo da informação tecnológica como um processo dinâmico e complexo, atuante como ferramenta de apoio à gestão da inovação, considerando a informação insumo para a inovação. A indústria de biotecnologia é intensiva de conhecimento e depende de pesquisa, tecnologia e inovação para se manter competitiva. Além disso, mantém estreita relação com atores como centros de tecnologia e pesquisa, universidades, empresas, laboratórios e governo, envoltos em um ambiente dinâmico. Este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo da informação tecnológica no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Para a análise foram consideradas duas categorias principais, as quais se configuram em: 1) elementos que compreendem as fontes, os canais, os atores e as tecnologias de informação e comunicação (TIC); 2) aspectos influentes no fluxo informacional que levam em consideração as necessidades e motivações por informação, os determinantes para a escolha das fontes e canais e as barreiras informacionais. A pesquisa se configura como um estudo de caso, tendo como universo o centro de tecnologia em biotecnologia localizado no Estado do Amazonas e como amostra os atores (coordenadores e colaboradores) envolvidos no processo de desenvolvimento de produtos. Os dados da pesquisa foram levantados através do checklist com a finalidade de identificar os setores e as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de produtos utilizando como modelo de referência a macrofase de desenvolvimento do Modelo de Rozenfeld et al. (2006), da entrevista com os coordenadores dos setores identificados e do questionário aplicado aos colaboradores. Os resultados permitem apontar algumas inferências. Na organização acontecem as etapas de Projeto Conceitual, Projeto Informacional e Projeto Detalhado e estão envolvidos nesse processo de desenvolvimento de produtos 8 (oito) coordenadorias, cujos fluxos informacionais ocorrem na horizontal (de coordenador para coordenador), na vertical (de coordenador para colaborador e vice-versa) e cruzado (de colaborador para coordenador de outro setor e vice-versa), formando uma rede de interação conexa, mas com grau de densidade baixa. A internet aparece tanto como fonte quanto como meio de obtenção da informação, impactando nos resultados das TIC mais utilizados pelos atores do fluxo. Os determinantes de escolha das fontes e canais dependem da demanda para qual a atividade está sendo desempenhada, sendo considerado, no entanto, o critério de confiabilidade. Para os sujeitos pesquisados, as necessidades de informação estão relacionadas, sobretudo, para conhecer mais sobre uma especialidade, melhorar um produto e solucionar um problema. Observou-se que a principal barreira é a 'dependência tecnológica', responsável por desencadear outras barreiras informacionais. Com base nos resultados obtidos é possível concluir que no processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos no universo pesquisado, o fluxo da informação tecnológica depende de uma sistematização que envolva fatores que estão mutuamente dependentes como a comunicação, as pessoas e a mensagem (informação comunicada). Concluiu-se, também, que em um ambiente inovativo a informação correta e no momento certo tende a maximizar o tempo, além de agregar valor à informação de uso para a ação e/ou tomada de decisão.FlorianópolisRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaInomata, Danielly Oliveira2013-03-04T21:01:55Z2013-03-04T21:01:55Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis282 p.| il., grafs., tabs.application/pdf305147http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99498porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:58:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:58:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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