Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comicioli, Liliane de Bitencourt
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99669
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
id UFSC_b1f58f7e09b15f586d88ffee8ae578fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de físicaEducação à distânciaAmbiente virtual de aprendizagemTICMoodleDistance EducationVirtual Learning EnvironmentTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma monitoria virtual no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que permita ao professor de Física “C” da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, trabalhar de forma conjunta com seus monitores. Elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas em parceria com o professor e a monitora da disciplina, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Física C decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos. Para tanto, a pesquisa explora sobre a educação a distância, o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, ambiente virtual de aprendizagem, bem como levanta aspectos gerais sobre o Moodle. A proposta foi aplicada no semestre de 2012/2, com uma turma de 56 alunos dos cursos de engenharia de energia e engenharia da computação. Nesta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa. A técnica utilizada para coleta de dados foi a aplicação de questionários disponibilizados uma parte no Moodle do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e outra parte encaminhados por email. Por fim, os resultados da pesquisa demonstraram que a criação de uma Monitoria Virtual como apoio ao estudo complementar a disciplina de Física C, apresentou algumas dificuldades na sua aplicação, pelo fato de ter sido implementada parcialmente ao longo do semestre, devido a greve dos docentes e servidores, muitos alunos não acreditaram na proposta e não freqüentaram a monitoria virtual.This work has as main objective the creation of a virtual tutoring in the environment Moodle virtual learning, enabling the Professor of Physics "C" of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, working jointly with their monitors. We developed a proposal for actions to be undertaken in partnership with the teacher monitors and discipline in order to minimize failure rates and dropout of students of Physics C due to lack of content knowledge. Therefore, the research explores on distance education, the use of information and communication technologies in education, virtual learning environment, and raises general issues about Moodle. The proposal was applied in the first half of 2012/2, with a class of 56 students of power engineering and computer engineering. This research adopted a qualitative approach. The technique used for data collection was the use of questionnaires available in Moodle part of the Laboratory for Remote Experimentation (RExLab) and elsewhere forwarded by email. Finally, the results of the research showed that the creation of a Virtual Monitoring and support further study the discipline of Physics C, presented some difficulties in its implementation, because it has been partially implemented during the semester due to teachers' strike and servers, many students did not believe in the proposal and did not attend virtual tutoring.Biléssimo, Simone Miester SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaComicioli, Liliane de Bitencourt2013-04-15T19:49:43Z2013-04-15T19:49:43Z2013-02-272013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74p.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99669porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T02:30:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T02:30:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
title Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
spellingShingle Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
Comicioli, Liliane de Bitencourt
Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
TIC
Moodle
Distance Education
Virtual Learning Environment
title_short Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
title_full Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
title_fullStr Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
title_full_unstemmed Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
title_sort Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
author Comicioli, Liliane de Bitencourt
author_facet Comicioli, Liliane de Bitencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biléssimo, Simone Miester Sommer
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Comicioli, Liliane de Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
TIC
Moodle
Distance Education
Virtual Learning Environment
topic Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
TIC
Moodle
Distance Education
Virtual Learning Environment
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15T19:49:43Z
2013-04-15T19:49:43Z
2013-02-27
2013-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99669
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652051136118784