Competências profissionais de árbitros internacionais de bocha paralímpica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Elizabeth
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193071
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlbano, ElizabethFarias, Gelcemar Oliveira2019-01-31T03:01:05Z2019-01-31T03:01:05Z2018356011https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193071Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.O estudo apresenta como objetivo geral analisar as competências profissionais dos árbitros internacionais de Bocha Paralímpica. E, como objetivos específicos identificar as características pessoais, acadêmicas e profissionais dos árbitros internacionais de Bocha Paralímpica; verificar a importância atribuída às competências profissionais dos árbitros internacionais de Bocha Paralímpica; averiguar as fontes de conhecimento e estratégias de aquisição das competências profissionais dos árbitros internacionais de Bocha Paralímpica. A investigação se justifica pela possibilidade de apurar as competências profissionais dos árbitros internacionais, de modo a aprofundar os conhecimentos no que concernem os processos formativos, a atuação na atividade de arbitrar a Bocha Paralímpica, com o modelo de Cheetham e Chivers (1996;1998) que permitiu caracterizar tais competências. A pesquisa caracterizada como descritiva apresentou as abordagens quantitativa e qualitativa dos dados coletados. Participaram voluntariamente do estudo 11 árbitros internacionais de Bocha Paralímpica, que responderam um questionário online por meio da plataforma Google Docs. Os dados de cunho qualitativo foram analisados por meio da análise de conteúdo. Para auxiliar nesse processo, foi utilizado o software Nvivo 9.2, a fim de dispor os dados e auxiliar nas particularidades de cada categoria. Os resultados apontam que as competências percebidas pelos árbitros, mediante o modelo teórico que norteou o estudo foram a competência cognitiva, especificamente a dimensão teórica, a competência funcional na dimensão motora e específica do ofício, a competência pessoal e social na dimensão intraprofissional e social e vocacional e os de valores de competências ética, na dimensão ética profissional e ética pessoal As fontes de conhecimento que os árbitros utilizam para sua intervenção na arbitragem, foram a leitura das regras, as conversas entre os pares, o estudo da modalidade, a preparação a cada ciclo paralímpico e a participação em comitê de árbitros e de regras da BISFed, sendo que as estratégias podem ser nomeadas como aceite de convites para participação nas competições, tradução das regras para a língua nativa e leitura das regras no idioma oficial da modalidade. Por fim, na análise geral das competências, aquelas que foram elencadas nas respostas emitidas pelos árbitros se caracterizaram pela competência cognitiva na dimensão teórica, tácita, processual, contextual e de aplicação do conhecimento, competência funcional na dimensão específica do ofício, organização e gestão e motora, a competência pessoal e vocacional na dimensão intraprofissional e social e vocacional e os valores de competência ética na dimensão ética profissional e ética pessoal. Pode-se concluir que as metacompetências se manifestaram pelo domínio do idioma oficial da modalidade, suposições e situações com conhecimento prévio e habilidades físicas dos sujeitos. Contudo, as competências profissionais pautadas para a atividade de arbitrar a Bocha Paralímpica, se discorrem em conformidade com as necessidades e habilidades dos árbitros, primando pelas competências nucleares.Abstract : The study aims to analyze the professional skills of the international referees of Boccia. And, as specific objectives identify the personal, academic and professional characteristics of the international referees of Boccia; verify the importance attributed to the professional skills of the international referees of Boccia; to ascertain the sources of knowledge and strategies for acquiring the professional skills of the international referees of Boccia. The investigation is justified by the possibility of assessing the professional skills of the international referees, in order to deepen the knowledge regarding the formative processes, the activity in the activity of arbitrating the Paralympic Bocce, with the model of Cheetham and Chivers (1996, 1998) which allowed characterizing such competencies. The research characterized as descriptive presented the quantitative and qualitative approaches of the data collected. Participated voluntarily in the study 11 international referees of Boccia, who answered an online questionnaire through the platform Google Docs. Qualitative data were analyzed through content analysis. In order to assist in this process, Nvivo 9.2 software was used in order to provide the data and to assist in the particularities of each category. The results shows that the competences perceived by the referees, through the theoretical model that guided the study were the cognitive competence, specifically the theoretical dimension, the functional competence in the motor and specific dimension of the trade, personal and social competence in the intraprofessional and social dimension and vocational and ethical competency values, in the professional ethics dimension and personal ethics The sources of knowledge that the referees use for their intervention in arbitration were reading the rules, conversations among peers, studying the modality, preparing for each paralympic cycle and participation in the referees committee and BISFed rules, and the strategies can be nominated as accepted invitations to participate in competitions, translation of the rules for the native language and reading of the rules in the official language of the sport. Finally, in the general analysis of competences, those that were listed in the answers given by the referees were characterized by cognitive competence in the theoretical, tacit, procedural, contextual and application dimension of knowledge, functional competence in the specific dimension of the craft, organization and management, and personal and vocational competence in the intraprofessional and social and vocational dimension and the values of ethical competence in the professional ethical dimension and personal ethics. It can be concluded that the meta-competences were manifested by the domain of the official language of the modality, assumptions and situations with previous knowledge and physical abilities of the subjects. However, the professional skills assigned to the activity of refereeing the Boccia, are discussed in accordance with the needs and abilities of the referees, emphasizing the nuclear competences.1 v.| il., tabs.porEducação físicaBochaCompetências essenciaisÁrbitrosCompetências profissionais de árbitros internacionais de bocha paralímpicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGEF0502-D.pdfPGEF0502-D.pdfapplication/pdf1737176https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/193071/-1/PGEF0502-D.pdf2158683bf55849b4df6302876dc693cfMD5-1123456789/1930712019-01-31 01:01:07.395oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193071Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-31T03:01:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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