As bases ontológicas do processo de apropriação do conhecimento e seus desdobramentos para a educação infantil
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129528 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
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As bases ontológicas do processo de apropriação do conhecimento e seus desdobramentos para a educação infantilEducaçãoOntologiaEducação infantilConhecimento e aprendizagemCriançasDesenvolvimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Este trabalho é resultado de uma investigação teórica que se insere no campo da educação e tem como foco os processos de apropriação do conhecimento para o desenvolvimento humano, seus elementos internos, sua estrutura dinâmico-causal, indicando reflexões e desdobramentos para os processos educacionais em relação à constituição humana da criança. Para executar esta pesquisa, aprofundamo-nos nas contribuições de duas importantes áreas do conhecimento que se destacam por sua interlocução com o complexo educacional: a filosofia e a psicologia. No campo filosófico marxista, partimos da perspectiva ontológica de György Lukács (1885-1971) e no campo da psicologia, das contribuições de autores também vinculados ao pensamento marxista, notadamente aqueles que se dedicaram ao estudo do caráter histórico-social como determinante no desenvolvimento humano. Destacamos Lev Semiónovich Vigotski (1896-1934), criador da teoria do desenvolvimento cultural das funções psíquicas superiores, e outros importantes autores da psicologia soviética, como Serguéi Leonidovich Rubinstein (1889-1960), Vasíli Vasíl evitch Davídov (1930-1998), Aleksei Nikolaevitch Leontiev (1903-1979) e Alexander Romanovich Luria (1902-1977), entre outros estudiosos da teoria histórico-cultural. Nessa direção, num primeiro momento, o estudo retoma a base ontológica do trabalho como fundante na constituição do ser social, demonstrando que a determinação do processo de apropriação do conhecimento no ser humano, embora tenha uma insuprimível base biológica, está sob o influxo de categorias sociais, de complexos e contínuos processos de mediação que constituem a consciência e a linguagem, entre outros aspectos presentes no desenvolvimento humano. Posteriormente, aprofundamos o pressuposto materialista histórico-dialético de que a realidade preexiste à consciência e que a forma de conhecer a realidade objetiva é uma atividade subjetiva que ocorre por meio da imagem como reflexo dessa realidade em nossa consciência. Isso significa que a formação da consciência possui uma base material e objetiva, sendo seu reflexo uma atividade subjetiva. A partir do princípio do determinismo do materialismo histórico-dialético, segundo o qual as causas externas atuam sob condições internas, explicitamos os processos realizados pelo sujeito por meio do pensamento para apropriar-se da realidade e, por conseguinte, do conhecimento. Em seguida, evidenciamos esse processo na criança, enfatizando as fases e as linhas centrais desse desenvolvimento como processos fundamentais para chegar a formas mais elaboradas do pensamento, isto é, ao conceito científico. Finalizamos apresentando as implicações desses processos, sua relação com a formação docente e a prática pedagógica na educação infantil.<br>Abstract : This work is the result of a theoretical investigation which is part of the scientific field of education and focuses on the processes of determining knowledge appropriation, its internal elements, its dynamical causal structure, indicating reflections and developments to educational processes due to the human constitution of the child. This research, has deepened on the contributions in two important areas of knowledge that stand out for their dialogue with the educational complex: Philosophy and Psychology. In Marxist philosophical field , we start from the ontological perspective of György Lukács (1885-1971) and in the field of psychology , contributions from the authors who are also linked to Marxist thoughts, especially those who have studied the social-historical character as a determinant in human development . One of these authors is Lev Semiónovich Vygotsky (1896-1934), creator of the cultural development theory of higher mental functions , and other important authors of Soviet psychology as Serguei Leonidovich Rubinstein (1889-1960), Vasili Vasíl'evitch Davidov (1930-1998), Aleksei Nikolaevich Leontiev (1903-1979) and Alexander Romanovich Luria (1902-1977), among other scholars of cultural-historical theory . In this direction, at first, the study takes the ontological basis of the work as the founding constitution of the social being, demonstrating that the resoluteness of the determining knowledge appropriation in humans, although has a biological irrepressible basis, is under the influence of social , complex and continuous categories of mediation processes that constitute consciousness and language, among others present on human development . Subsequently, we deepen the historical dialectical materialist assumption that reality exists prior to consciousness and the way to know the objective reality is a subjective activity that occurs through the image as a reflection of this reality in our consciousness. This means that the development of consciousness has a material and objective basis, with its reflection being a subjective activity. From the principle of dialectical historical materialism determinism, according to which the external causes are under domestic conditions , we make explicit the processes performed by the thought which can appropriate of reality and therefore appropriate of the knowledge . Then we highlight this process in children, emphasizing the steps and the center lines of this development as fundamental processes to get the most elaborate forms of thought, that is the scientific concept . In the end the implications of these processes, as well as their relationship to teacher training and teaching practice in early childhood education are presented.Torriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaCisne, Margareth Feiten2015-02-05T21:12:12Z2015-02-05T21:12:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf327576https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129528porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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