O "homo viator" na Divina Commedia e no Grande Sertão: veredas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99424 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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O "homo viator" na Divina Commedia e no Grande Sertão: veredasLiteraturaViajantesCrítica literáriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaEsta tese busca problematizar um estudo comparado entre a Divina commedia e o Grande sertão: veredas a partir da noção de "Homo viator". Para tanto, nossa análise se concentrou sobre a percepção do aprimoramento do viajante que é também o protagonista nas duas obras Este viajante ficcional é concebido segundo um feixe de relações que Dante-autor e Guimarães Rosa realizam ao compor suas obras, de maneira que nos primeiro e segundo capítulos nos detivemos em alguns destes elementos, a saber: a presença da noção de êxodo bíblico bem como do viajante náutico greco-latino na caracterização deste viajante, o recurso ao narrador-protagonista e a composição das obras como literatura de viagem. Para analisar estes elementos nos utilizamos dos postulados da literatura comparada, da teoria dos arquétipos e da metafísica platônica. Por fim, no terceiro capítulo, realizamos um confronto entre dois episódios das referidas obras: a viagem de Ulisses presente no canto XXVI do Inferno e a viagem ao Liso do Sussuarão presente no Grande sertão: veredas. Este estudo tem por finalidade apresentar o "Homo viator" como metáfora da incansável busca humana da verdade.This dissertation performs a comparative study between the Divina Commedia and Grande Sertão: Veredas, having as a starting-point the notion of "Homo viator". Our analysis focuses on the path towards improvement undertaken by the "traveler", who is also the protagonist in both works. This fictional traveler is conceived of as a nexus of relationships that Dante-the-author and Guimarães Rosa construct in the making of each of their works, and it is to some of these relationships that we will pay attention in the first and second chapters, namely: the notion of the biblical exodus; the figure of the Roman-Greek nautical traveler in the characterization of the "homo viator"; the narratorprotagonist as a narrative device; and the caracterization of the works as travel literature. In order to perform an analysis of such elements, we draw our theoretical premises from the field of comparative literature, the theory of archetypes, and Platonic metaphysics. Lastly, in the third chapter, we compare and contrast two episodes from the referred works: the journey undertook by Ulysses in Canto XXVI of the Inferno, and the crossing of the "Liso do Sussuarão" in Grande Sertão: Veredas. The current work aims to present the "Homo viator"as a metaphor for the indefatigable human quest for truth.FlorianópolisGuerini, AndréiaBaldassarri, GuidoUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Gibson Monteiro da2013-03-04T20:16:37Z2013-03-04T20:16:37Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf305083http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99424porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:05:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99424Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:05:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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