INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131697 |
Resumo: | O presente ensaio busca refletir sobre a inovação no ensino superior, considerando a realidade da educação brasileira, tendências e possibilidades de releitura das propostas curriculares dos cursos de graduação tecnológica, de forma a torná-las inovadoras e mais próximas as atuais necessidades do mercado de trabalho em nosso País. O propósito deste estudo é colocar em pauta as discussões sobre inovação no ensino superior, bem como, os caminhos que hoje são percorridos e, ainda, desafiadores para as IES brasileiras, em especial, no que tange aos currículos dos cursos de graduação. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma investigação de campo, tendo como objeto de estudo a experiência da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, que constituiu um curso de graduação tecnológica de forma experimental, totalmente voltado às necessidades da indústria eletroeletrônica. Os resultados demonstram que os processos de inovação no ensino superior são grandes desafios ainda a serem percorridos, diante dos entraves da atual legislação do MEC e das constantes incertezas que cercam o crescimento e desenvolvimento de um país como o Brasil nos dias atuais. |
id |
UFSC_b232175b2ecbce6bc30c33179eed502c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131697 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOSInovação, ensino superior, educação.O presente ensaio busca refletir sobre a inovação no ensino superior, considerando a realidade da educação brasileira, tendências e possibilidades de releitura das propostas curriculares dos cursos de graduação tecnológica, de forma a torná-las inovadoras e mais próximas as atuais necessidades do mercado de trabalho em nosso País. O propósito deste estudo é colocar em pauta as discussões sobre inovação no ensino superior, bem como, os caminhos que hoje são percorridos e, ainda, desafiadores para as IES brasileiras, em especial, no que tange aos currículos dos cursos de graduação. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma investigação de campo, tendo como objeto de estudo a experiência da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, que constituiu um curso de graduação tecnológica de forma experimental, totalmente voltado às necessidades da indústria eletroeletrônica. Os resultados demonstram que os processos de inovação no ensino superior são grandes desafios ainda a serem percorridos, diante dos entraves da atual legislação do MEC e das constantes incertezas que cercam o crescimento e desenvolvimento de um país como o Brasil nos dias atuais.INPEAU2015-04-06T14:16:52Z2015-04-06T14:16:52Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131697Oliveira, Adriana Rivoire Menelli deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T14:16:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T14:16:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
title |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
spellingShingle |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de Inovação, ensino superior, educação. |
title_short |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
title_full |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
title_fullStr |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
title_sort |
INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS |
author |
Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de |
author_facet |
Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Rivoire Menelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação, ensino superior, educação. |
topic |
Inovação, ensino superior, educação. |
description |
O presente ensaio busca refletir sobre a inovação no ensino superior, considerando a realidade da educação brasileira, tendências e possibilidades de releitura das propostas curriculares dos cursos de graduação tecnológica, de forma a torná-las inovadoras e mais próximas as atuais necessidades do mercado de trabalho em nosso País. O propósito deste estudo é colocar em pauta as discussões sobre inovação no ensino superior, bem como, os caminhos que hoje são percorridos e, ainda, desafiadores para as IES brasileiras, em especial, no que tange aos currículos dos cursos de graduação. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma investigação de campo, tendo como objeto de estudo a experiência da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, que constituiu um curso de graduação tecnológica de forma experimental, totalmente voltado às necessidades da indústria eletroeletrônica. Os resultados demonstram que os processos de inovação no ensino superior são grandes desafios ainda a serem percorridos, diante dos entraves da atual legislação do MEC e das constantes incertezas que cercam o crescimento e desenvolvimento de um país como o Brasil nos dias atuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T14:16:52Z 2015-04-06T14:16:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131697 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652156973088768 |