Planejamento estratégico de marketing da Bergmann Joalheria e Ótica: estratégias para aumentar a receita de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergmann, Aline
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129884
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Planejamento estratégico de marketing da Bergmann Joalheria e Ótica: estratégias para aumentar a receita de vendasMarketingPlano de MarketingJóiasComportamento do consumidorVarejoPlanning of MarketingJewelConsumer BehaviorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A concretização do desejo de montar um negócio próprio exige empenho e conhecimento. Quando não existe experiência anterior na administração de um empreendimento, esses esforços são ainda maiores. Sob a luz desses fatos tem-se como problema dessa pesquisa: como nortear os esforços de marketing da Bergmann Joalheria e Ótica durante o segundo semestre de 2005. Para a empresa analisada tornar-se realidade, foi necessário grande esforço das sócias, mãe e filha, buscando informações sobre jóias, gemas, tendências, gosto do consumidor, como atuar em um comércio varejista, entre outros. Apesar das dificuldades a empresa esta há seis anos no mercado e vem crescendo a cada ano. O rápido crescimento fez com que o trabalho operacional tomasse a maior parte do tempo das proprietárias, privando-as da dedicação necessária para o planejamento da empresa. Para que essa realidade seja modificada, o primeiro passo é a implantação de um plano de marketing no segundo semestre de 2005. A justificativa deste trabalho está, portanto, na participação societária da aluna na organização, e a visível importância de um planejamento estratégico de marketing baseado nos preceitos mercadológicos para o bom andamento da organização. A metodologia utilizada foi fundamentada principalmente em Kotler (1998) e Ferrel (2000). A teoria pesquisada destacou alguns passos que foram seguidos por este plano, como a análise do ambiente que envolve a organização, e, diante disto detectar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, para poder definir a missão da empresa, tragar o objetivo a ser atingido, as estratégias que serão adotadas para que esse objetivo seja cumprido, tudo isto com foco e facilidade de compreensão por todos envolvidos na realização do plano. A Bergmann Jolheria e Ótica apresenta pontos fortes como a variedade de produtos e o trabalho com vendedoras externas sob a forma de consignação. O desafio a ser vencido com o desenvolvimento de estratégias em relação a prego, praça, produto e promoção, é atingir o objetivo do plano de marketing, ou seja, aumentar em 20% a receita de vendas no segundo semestre de 2005 quando comparado ao de 2004. Para isso, buscaram-se estratégias que visam nortear os esforços de marketing da empresa para o referido período. As estratégias são: criar um sistema de bonificação; aumentar a abrangência do atendimento através do acréscimo de vendedoras externas; aperfeiçoar a comunicação externa da empresa, através de outdoors e coquetéis de novos lançamentos; criar bonificações que estimulem as funcionárias; oferecer a customização nos produtos; gerenciar estrategicamente o banco de dados de clientes e oferecer descontos para o pagamento à vista. O crescimento da receita de vendas é de fundamental importância para a Bergmann Joalheria e Ótica, que busca sua consolidação e expansão no mercado, pois, diante da forte concorrência, é imprescindível agir estrategicamente, procurando melhorar o atendimento ao cliente, estabelecendo uma relação de confiança, visando sempre ter a preferência do consumidor.The concretization of wishing in creating an own business demands determination and knowledge. When there is no previous experience in the administration of an enterprise, these efforts are even greater. Under the light of these facts there has been as problem of this research: how to direct the marketing efforts of Bergmann Joalheria e Ótica during the second semester of 2005. So that the analyzed company comes true, it was necessary great effort from the partners, mother and daughter, seeking information about jewels, tendencies, the customer wishing, how to act in a retailer commerce, among others. Although the difficulties, the company has been in the market for six years and and has been growwing each year. The fast growth made the operational work to demand the most time of the owners, impeding them from the necessary dedication for the planning of the company. So that this reality be modified, the first step is the implantation of a marketing plan during the second semester of 2005. The excuse for this work is, therefore, in the participation of the partner of the student in the organization, and the visible importance of a marketing strategic planning based in the marketable precepts for the good work of the organization. The used methodology was based mostly in Kotler (1998) and Ferrel (2000). The searched theory highlighted some of the steps, which were followed by this plan, as the environment analysis that involves the organization, and, in front of this detect its strong and weak points, opportunities and threats, to define the company's mission, to have the goal to be reached, the strategies which will be adopted so that this objective be accomplished, everything with focus and easiness comprehension involving everyone in the accomplishment of the work. Bergmann Jolheria e Óptica presents strong points as the variety of products and the work with external salesgirls under the consignment form. The challenge to be reached with the development of strategies regarding price, place, product and product on sale, it is to reach the marketing plan goal, that is, to increase in 20% the income sales in the second semester of 2005 when compared to 2004. For that, strategies were used which aim to direct the company's marketing efforts for the referred period. The strategies are: to create a bonus system; to increase the assistance inclusion through the increase of external salesgirls; to improve the external communication of ther company, through outdoors and new cocktail releases; to create bonuses which stimulate the employees; to offer the costing in the products; to manage, strategically, the database of the clients and offer discounts for cash payments. The growth of the sales income is of fundamental importance for Bergmann Joalheria e ótica, which searches consolidation and expansion in the market, due to the strong competition, it is essential to act strategically, trying to improve the assistance to the client, establishing a reliable relation, always aiming in having the customer preference.Florianópolis, SCRamos., Priscilla MartinsUniversidade Federal de Santa Catarina.Bergmann, Aline2015-02-12T18:53:20Z2015-02-12T18:53:20Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis119 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129884porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T18:53:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129884Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T18:53:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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