Ensino de língua portuguesa na base nacional comum curricular (BNCC): criando inteligibilidades para a prática de análise linguística
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206349 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2019 |
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Ensino de língua portuguesa na base nacional comum curricular (BNCC): criando inteligibilidades para a prática de análise linguísticaLinguísticaBase Nacional Comum CurricularLíngua portuguesaAnálise linguísticaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2019Este estudo buscou investigar se a abordagem da análise linguística na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/EFII) sinaliza um trabalho alinhado aos estudos contemporâneos em Linguística Aplicada para o ensino de Língua Portuguesa, na escola, a fim de criar inteligibilidades para os leitores potenciais, em especial o professor. Para atingirmos tal objetivo, do ponto de vista teórico, nos apoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada sobre o ensino de língua e também nos ancoramos em alguns conceitos cunhados pelo Círculo de Bakhtin; do ponto de vista metodológico, empregamos a pesquisa documental de cunho qualitativo interpretativista. Nosso objeto de estudo configura um documento recente no cenário educacional brasileiro, que passou por quatro diferentes versões até sua homologação, em dezembro de 2017. Na pré-análise, apresentamos as quatro versões da BNCC e sua constituição histórica na voz oficial, com foco na organização e nas orientações para o componente de Língua Portuguesa, compreendendo-a como currículo prescrito. Diferentes vozes compuseram contrapalavras ao discurso oficial da BNCC, pesquisadores e autores da área do currículo e educação apontam outros aspectos no contexto de elaboração e a destacam como política de centralização curricular fortemente mobilizada por agentes do setor privado, determinante para avaliações em larga escala e produção de materiais didáticos. Alguns anos de (re)elaborações refletiram no componente de Língua Portuguesa e, consequentemente, no eixo que se refere à análise e reflexão sobre a língua, o qual recebeu, em cada versão, nomeações distintas. Essa flutuação terminológica no eixo associada a algumas incoerências na listagem de objetivos ou habilidades revela a instabilidade sobre o que no documento se entende por prática de análise linguística. Na análise empreendida na BNCC/EFII, compreendemos como aproximação à prática de análise linguística, quando esta se apresenta articulada aos eixos de leitura e produção textual, no interior dos campos de atuação. Outrossim, consideramos afastamento, quando isola todo o eixo e organiza os conteúdos cumulativamente, tal qual as gramáticas tradicionais/normativas e, ainda, quando prioriza a metalinguagem, o que se evidencia, por exemplo, nas escolhas lexicais ( identificar ; reconhecer ). No presente estudo, procuramos criar inteligibilidades para o componente curricular Língua Portuguesa na BNCC/EFII, detendo-nos, mais especificamente, nos encaminhamentos à prática de análise linguística, sem esgotar as possibilidades de aproximações e afastamentos a essa abordagem.Abstract: This study sought to investigate whether the approach of linguistic analysis in the National Curricular Common Base (BNCC / EFII) signals a work aligned to the contemporary studies in Applied Linguistics for the teaching of Portuguese Language at school in order to create intelligibilities for potential readers, especially the teacher. To achieve this goal, from the theoretical point of view, we rely on the assumptions of Applied Linguistics on language teaching and also anchor ourselves in some concepts coined by the Bakhtin Circle; from the methodological point of view, we use the documentary research of a qualitative interpretative nature.Our study object is a recent document in the Brazilian educational scenario that went through four different versions until its homologation in December 2017. In the pre-analysis, we present the four versions of the BNCC and its historical constitution in the official voice, focusing on the organization and in the guidelines for the component of Portuguese Language, understanding it as a prescribed curriculum. Different voices made up counterpoints to the official discourse of the BNCC, researchers and authors of the curriculum and education point out other aspects in the context of elaboration and highlight it as a policy of curricular centralization strongly mobilized by agents of the private sector, determining for large-scale evaluations and production of teaching materials. Some years of (re) elaborations reflected in the component of Portuguese Language and, consequently, in the axis that refers to the analysis and reflection on the language, which received, in each version, different appointments. This terminological fluctuation on the axis - coupled with some inconsistencies in the list of goals or abilities - reveals the instability about what in the document is meant by practice of linguistic analysis. In the analysis carried out at BNCC/EFII, we understand how to approach AL practice, when it is articulated to the axes of reading and textual production, within the fields of action. In addition, we consider separations, when it isolates the whole axis and organizes the contents cumulatively, just as traditional/normative grammars, and even when prioritizing metalanguage, which is evidenced, for example, in lexical choices (\"identify\"; \"recognice ). In the present study, we sought to create intelligibilities for the Portuguese Language curriculum component in BNCC / EFII, focusing more specifically on the use of linguistic analysis, without exhausting the possibilities of approximations and deviations to this approach.Rodrigues, Nara CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Elisangela Krum de2020-03-31T15:25:08Z2020-03-31T15:25:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| il., tabs.application/pdf363611https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206349porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T15:25:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206349Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T15:25:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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