MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOUZA, Ritta de Cacia Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199323
Resumo: O projeto de extensão aqui apresentado surgiu por uma questão inicial: quais memórias e sentidos são mobilizados por meio de experiências com práticas matemáticas no cotidiano com a terceira idade? A possibilidade de pessoas idosas revisitarem memórias a partir de experiências com atividades do seu cotidiano e relacioná-las à matemática foi o fio condutor do seguinte objetivo: Valorizar os saberes dos idosos, aproximá-los dos conceitos matemáticos e ressignificá-los, trazendo sentido ao seu cotidiano, em que o idoso poderá se reconhecer da Matemática. Sob uma perspectiva teórica, além do conhecimento matemático, documentos subsidiarão discussões referentes aos direitos dos idosos. Serão utilizados jogos, materiais manipulativos, oficinas em que os idosos poderão ensinar uns aos outros atividades que desenvolvem a aplicabilidade dos conceitos matemáticos. O projeto é desenvolvido no CRAS da cidade de Balneário Gaivota – Santa Catarina, com 20 idosos da comunidade. Com as atividades desenvolvidas, está sendo possível reconhecer o papel da memória e da experiência para identidade do indivíduo e como compreender a matemática analisando e investigando situações cotidianas, valorizando a cultura, o contexto social, os saberes/fazeres, a humanidade e as relações, tanto com indivíduos, quanto com a matemática, socializando conhecimento. O projeto promove uma reflexão em torna da concepção da etnomatemática na formação de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica renovada.
id UFSC_b2f89cc2e4cd06bf3509bb5487596984
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199323
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOSTerceira idadeMemóriaEtnomatemáticaO projeto de extensão aqui apresentado surgiu por uma questão inicial: quais memórias e sentidos são mobilizados por meio de experiências com práticas matemáticas no cotidiano com a terceira idade? A possibilidade de pessoas idosas revisitarem memórias a partir de experiências com atividades do seu cotidiano e relacioná-las à matemática foi o fio condutor do seguinte objetivo: Valorizar os saberes dos idosos, aproximá-los dos conceitos matemáticos e ressignificá-los, trazendo sentido ao seu cotidiano, em que o idoso poderá se reconhecer da Matemática. Sob uma perspectiva teórica, além do conhecimento matemático, documentos subsidiarão discussões referentes aos direitos dos idosos. Serão utilizados jogos, materiais manipulativos, oficinas em que os idosos poderão ensinar uns aos outros atividades que desenvolvem a aplicabilidade dos conceitos matemáticos. O projeto é desenvolvido no CRAS da cidade de Balneário Gaivota – Santa Catarina, com 20 idosos da comunidade. Com as atividades desenvolvidas, está sendo possível reconhecer o papel da memória e da experiência para identidade do indivíduo e como compreender a matemática analisando e investigando situações cotidianas, valorizando a cultura, o contexto social, os saberes/fazeres, a humanidade e as relações, tanto com indivíduos, quanto com a matemática, socializando conhecimento. O projeto promove uma reflexão em torna da concepção da etnomatemática na formação de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica renovada.2019-07-26T17:57:45Z2019-07-26T17:57:45Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199323SCHREIBER, Ana Cristina QuintanilhaSOUZA, Ritta de Cacia Rocha deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:57:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:57:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
title MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
spellingShingle MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha
Terceira idade
Memória
Etnomatemática
title_short MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
title_full MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
title_fullStr MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
title_full_unstemmed MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
title_sort MATEMÁTICA NA TERCEIRA IDADE: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E SABERES RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
author SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha
author_facet SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha
SOUZA, Ritta de Cacia Rocha de
author_role author
author2 SOUZA, Ritta de Cacia Rocha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha
SOUZA, Ritta de Cacia Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Terceira idade
Memória
Etnomatemática
topic Terceira idade
Memória
Etnomatemática
description O projeto de extensão aqui apresentado surgiu por uma questão inicial: quais memórias e sentidos são mobilizados por meio de experiências com práticas matemáticas no cotidiano com a terceira idade? A possibilidade de pessoas idosas revisitarem memórias a partir de experiências com atividades do seu cotidiano e relacioná-las à matemática foi o fio condutor do seguinte objetivo: Valorizar os saberes dos idosos, aproximá-los dos conceitos matemáticos e ressignificá-los, trazendo sentido ao seu cotidiano, em que o idoso poderá se reconhecer da Matemática. Sob uma perspectiva teórica, além do conhecimento matemático, documentos subsidiarão discussões referentes aos direitos dos idosos. Serão utilizados jogos, materiais manipulativos, oficinas em que os idosos poderão ensinar uns aos outros atividades que desenvolvem a aplicabilidade dos conceitos matemáticos. O projeto é desenvolvido no CRAS da cidade de Balneário Gaivota – Santa Catarina, com 20 idosos da comunidade. Com as atividades desenvolvidas, está sendo possível reconhecer o papel da memória e da experiência para identidade do indivíduo e como compreender a matemática analisando e investigando situações cotidianas, valorizando a cultura, o contexto social, os saberes/fazeres, a humanidade e as relações, tanto com indivíduos, quanto com a matemática, socializando conhecimento. O projeto promove uma reflexão em torna da concepção da etnomatemática na formação de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica renovada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:57:45Z
2019-07-26T17:57:45Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199323
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651901270491136