Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Carlos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bortolini, Maristela Helena Zimmer, Nodari, Eunice Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89372
Resumo: Extensão Universitária é a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade. De fato, a sociedade tem cobrado das Instituições de Ensino Superior (IES) o seu compromisso com os setores menos favorecidos da população e com problemas sociais mais amplos. Contudo, na maioria das IES, a extensão é viabilizada de forma periférica e como realidade teórica, mas de pouca prática. O objetivo deste trabalho é discutir como é a prática das atividades de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, focalizando as formas de controle e avaliação e os processos de apoio, tanto financeiro como através de bolsas para estudantes. A UFSC desenvolve aproximadamente 1.800 projetos de extensão anualmente e todos eles devem ser registrados através do Formulário de Controle e Registro, que foi concebido de modo a permitir que se tivesse um instrumento permanente de avaliação. Para apoiar as atividades de extensão na UFSC, desde 1998, existe o programa de bolsas de extensão, que beneficia entre 200 e 250 alunos e, a partir de 2002, foi criado o Programa de Apoio a Projetos de Extensão, cuja meta é apoiar projetos que atendam populações menos favorecidas. Com estes dois programas, a UFSC conseguiu fazer uma transferência significativa de recursos para projetos de extensão que sempre tiveram dificuldades para serem desenvolvidos.
id UFSC_b2fa9f705c34041c7cf12ae730d1029c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.Extensão Universitária é a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade. De fato, a sociedade tem cobrado das Instituições de Ensino Superior (IES) o seu compromisso com os setores menos favorecidos da população e com problemas sociais mais amplos. Contudo, na maioria das IES, a extensão é viabilizada de forma periférica e como realidade teórica, mas de pouca prática. O objetivo deste trabalho é discutir como é a prática das atividades de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, focalizando as formas de controle e avaliação e os processos de apoio, tanto financeiro como através de bolsas para estudantes. A UFSC desenvolve aproximadamente 1.800 projetos de extensão anualmente e todos eles devem ser registrados através do Formulário de Controle e Registro, que foi concebido de modo a permitir que se tivesse um instrumento permanente de avaliação. Para apoiar as atividades de extensão na UFSC, desde 1998, existe o programa de bolsas de extensão, que beneficia entre 200 e 250 alunos e, a partir de 2002, foi criado o Programa de Apoio a Projetos de Extensão, cuja meta é apoiar projetos que atendam populações menos favorecidas. Com estes dois programas, a UFSC conseguiu fazer uma transferência significativa de recursos para projetos de extensão que sempre tiveram dificuldades para serem desenvolvidos.INPEAU2012-10-22T20:05:55Z2012-10-22T20:05:55Z2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89372Souza, João CarlosBortolini, Maristela Helena ZimmerNodari, Eunice Sueliporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T05:12:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T05:12:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
title Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
spellingShingle Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
Souza, João Carlos
title_short Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
title_full Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
title_fullStr Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
title_full_unstemmed Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
title_sort Extensão Universitária na Ufsc / Brasil - Processos de Avaliação e Apoio Financeiro.
author Souza, João Carlos
author_facet Souza, João Carlos
Bortolini, Maristela Helena Zimmer
Nodari, Eunice Sueli
author_role author
author2 Bortolini, Maristela Helena Zimmer
Nodari, Eunice Sueli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, João Carlos
Bortolini, Maristela Helena Zimmer
Nodari, Eunice Sueli
description Extensão Universitária é a prática acadêmica que interliga a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade. De fato, a sociedade tem cobrado das Instituições de Ensino Superior (IES) o seu compromisso com os setores menos favorecidos da população e com problemas sociais mais amplos. Contudo, na maioria das IES, a extensão é viabilizada de forma periférica e como realidade teórica, mas de pouca prática. O objetivo deste trabalho é discutir como é a prática das atividades de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, focalizando as formas de controle e avaliação e os processos de apoio, tanto financeiro como através de bolsas para estudantes. A UFSC desenvolve aproximadamente 1.800 projetos de extensão anualmente e todos eles devem ser registrados através do Formulário de Controle e Registro, que foi concebido de modo a permitir que se tivesse um instrumento permanente de avaliação. Para apoiar as atividades de extensão na UFSC, desde 1998, existe o programa de bolsas de extensão, que beneficia entre 200 e 250 alunos e, a partir de 2002, foi criado o Programa de Apoio a Projetos de Extensão, cuja meta é apoiar projetos que atendam populações menos favorecidas. Com estes dois programas, a UFSC conseguiu fazer uma transferência significativa de recursos para projetos de extensão que sempre tiveram dificuldades para serem desenvolvidos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-29
2012-10-22T20:05:55Z
2012-10-22T20:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89372
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109155926016