Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Ana Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102417
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_b308d61aaabca348c9ac75aad9e0e3c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102417
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma crecheEducaçãoEducação infantilEducação fisica para criançasMovimento -EducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA partir de um estudo etnográfico em um ambiente educacional de 0 a 6 anos da Rede Pública de Ensino de Florianópolis, observamos, descrevemos e analisamos práticas corporais que se inscrevem naquela realidade social. Acompanhando a crítica frankfurtiana aos processos de dominação levados a cabo pela Aufklärung em seu lado noturno e compreendendo a educação como expressão de uma dialética do esclarecimento e como auto-reflexão crítica, consideramos os impasses que se colocam em torno das possibilidades de formação do sujeito autônomo. Observamos dispositivos pedagógicos que transpassam o corpo, modos como operam e se organizam no espaço-tempo da instituição no intuito de traçar um inventário para estudos sobre a educação do corpo infância. Focalizando momentos e entremomentos que compõem a rotina institucional, encontramos mediações voltadas ao apagamento de rastros vinculados à eliminação dos descontroles ameaçadores da racionalidade instrumental. Por outro lado, nos deparamos com movimentos que se colocam na contramão do tempo didático, oportunizando experiências que se estabelecem na relação entre os atores da instituição.Florianópolis, SCVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaRichter, Ana Cristina2013-07-16T00:54:14Z2013-07-16T00:54:14Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f.| tabs.application/pdf213906http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102417porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:20:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:20:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
title Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
spellingShingle Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
Richter, Ana Cristina
Educação
Educação infantil
Educação fisica para crianças
Movimento -
Educação
title_short Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
title_full Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
title_fullStr Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
title_full_unstemmed Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
title_sort Sobre a presença de uma pedagogia do corpo na educação da infância: retratos e vozes, lugares e tempos da corporalidade na rotina de uma creche
author Richter, Ana Cristina
author_facet Richter, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Educação fisica para crianças
Movimento -
Educação
topic Educação
Educação infantil
Educação fisica para crianças
Movimento -
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:54:14Z
2013-07-16T00:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 213906
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102417
identifier_str_mv 213906
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652121101303808