Agricultura familiar como temática no ensino de Biologia através de uma sequência didática na perspectiva da educação Ciência - Tecnologia - Sociedade (CTS)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219446 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020. |
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Agricultura familiar como temática no ensino de Biologia através de uma sequência didática na perspectiva da educação Ciência - Tecnologia - Sociedade (CTS)BiologiaEducação ambientalAgricultura familiarDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.A agricultura familiar está ligada à produção de alimentos que hoje abastecem boa parte dos brasileiros. A produção de alimentos por essas famílias agrícolas pode ou não conter o uso de agrotóxicos, que estão ligados a vários problemas de saúde ? tanto para quem produz o alimento quanto para quem o consome ? e ambientais. Por isso, o objetivo desta pesquisa caracterizou-se por investigar limites e potencialidades da aplicação de uma sequência didática (SD) na perspectiva de elementos da educação CTS, que tem como tema norteador a agricultura familiar no ensino de Biologia. A sequência didática foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio, no município de Balneário Camboriú. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e utilizou, para coleta de dados, questionário, relatos produzidos pelo grupo nos encontros, caderno de campo e memorial individual. Emancipação, autonomia e liberdade são pressupostos para uma cidadania ativa e crítica, que possibilita o desenvolvimento humano pleno e a apropriação crítica do conhecimento e da cultura de acordo com a proposta curricular de Santa Catarina, de 2014, referencial teórico importante na escolha conceitual desta SD. Como resultado, apontam-se alguns limites e potencialidades percebidos na análise da SD. Como limites, têm-se: tempo/contraturno, recursos financeiros, diálogo entre componentes curriculares; e como potencialidades, apresenta-se discussão dos elementos CTS, professor pesquisador na prática docente, integralização dos componentes curriculares, postura crítica e investigativa do estudante, aprendizagem significativa, ruptura com a fragmentação dos conteúdos, vivências nas saídas de campo, aproximação professor/estudantes, contribuições para alfabetização científica e tecnológica e práticas nas tecnologias de informação e comunicação.<br>Abstract: Family farming is linked to the production of food that today supplies a good of the Brazilianpopulation. The production of food by these agricultural families may or may not contain theuse of pesticides, which are linked to several health issues ? both for the workers in foodproduction and for the consumers ? and environmental issues. Thus, the objective of thisresearch was characterized by the investigation of the limits and potentialities of the applicationof a didactic sequence (DS) in the perspective of elements of CTS education, whose guidingtheme is family farming in Biology teaching. The didactic sequence was applied on a class ofhighschool freshmen, in the Balneário Camboriú municipality. The research is characterized asdescriptive and utilized, for data collection, a questionary, reports made by the group inmeetings, field journals and individual memorials. Emancipation, autonomy and freedom arepresuppositions for active and critical citizenship, which allows ample human development andcritical appropriation of knowledge and culture according to the curricular proposal of SantaCatarina, of 2014, an important theoretical referential for the conceptual choice of this DS. Asa result of this, some limits and potentialities found in the analysis of the DS were pointed out.The limits were: time/after school hours, financial resources, dialogue between curricularcomponents, and as for the potentialities: discussion of the CTS elements, the teacher being aresearcher in the practice of teaching, integralization of the curricular components, critical andinvestigative posture of the students, significant learning, rupture with the fragmentation ofsubjects, life experiences in field outings, teacher/student approximation, contributions toscientific and technological literacy and practice in information and communicationtechnologiesDuso, LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaAnjos, Jair Emanuel dos2021-01-14T18:10:03Z2021-01-14T18:10:03Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il. quads.application/pdf370568https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:10:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:10:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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