EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witte, Aline
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Schroeder, Jerusa Betina, Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182
Resumo: Ao longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina.
id UFSC_b323560455adfe5e1678319e8b565e28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97182
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASILAo longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina.INPEAU2012-11-08T18:26:04Z2012-11-08T18:26:04Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182Witte, AlineSchroeder, Jerusa BetinaDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T16:24:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97182Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T16:24:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
Witte, Aline
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
author Witte, Aline
author_facet Witte, Aline
Schroeder, Jerusa Betina
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Schroeder, Jerusa Betina
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witte, Aline
Schroeder, Jerusa Betina
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
description Ao longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-08T18:26:04Z
2012-11-08T18:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652217239994368