EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182 |
Resumo: | Ao longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina. |
id |
UFSC_b323560455adfe5e1678319e8b565e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97182 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASILAo longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina.INPEAU2012-11-08T18:26:04Z2012-11-08T18:26:04Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182Witte, AlineSchroeder, Jerusa BetinaDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T16:24:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97182Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T16:24:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL Witte, Aline |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA-BRASIL |
author |
Witte, Aline |
author_facet |
Witte, Aline Schroeder, Jerusa Betina Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Schroeder, Jerusa Betina Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Witte, Aline Schroeder, Jerusa Betina Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
description |
Ao longo de sua história a Educação a Distância, no Brasil e no mundo, transformou-se e desenvolveu-se evidenciando que o modelo tradicional de ensino vem cedendo espaço a educação à distância. A educação à distância veio atender a uma necessidade cada vez maior de conhecimento sem restrições de espaço e tempo. Muitos dos problemas que assolam a maioria das empresas começam também a perturbar as instituições educacionais. Uma intensa e dinâmica mudança nas necessidades dos alunos; o crescente aumento da concorrência; são alguns aspectos que espelham, em si, um fato concreto palpitante e indiscutivelmente instalado, de maneira ampla e geral, em praticamente todas as instituições de ensino do terceiro grau. A despeito desta visão, já ultrapassada em nações desenvolvidas, há uma estreita relação entre ensino superior e os negócios das instituições educacionais deste nível de ensino, a começar pelo fato de que uma entidade educacional não sobrevive sem recursos, nem tampouco progride sem a renovação e expansão do seu corpo docente e discente. As tendências apontam que as mudanças seguem em direção a uma adequação dos processos educacionais considerando as inteligências múltiplas humanas e em função dos recursos tecnológicos que viabilizam esta mudança nos processos educacionais clássicos. Por conta do rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação. A transmissão de informações – seja ela através de meios impressos, eletrônicos e/ou digitais e principalmente o meio em que essa informação é transmitida (no caso a Internet) –, faz com que surjam novos papéis e novas atitudes tanto para alunos quanto para professores. Desta forma, tem-se como objetivo neste artigo mostrar a expansão do ensino a distância no Brasil, analisando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Santa Catarina. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-10 2012-11-08T18:26:04Z 2012-11-08T18:26:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652217239994368 |