ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalfovo, Michael Samir
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alberton, Anete, Marinho, Sidnei Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676
Resumo: Frente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos.
id UFSC_b34d2783244deaa98b486addca8be723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114676
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMFrente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos.2013-12-12T16:51:51Z2013-12-12T16:51:51Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676Dalfovo, Michael SamirAlberton, AneteMarinho, Sidnei Vieiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T16:51:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114676Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T16:51:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Dalfovo, Michael Samir
title_short ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_full ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
title_sort ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
author Dalfovo, Michael Samir
author_facet Dalfovo, Michael Samir
Alberton, Anete
Marinho, Sidnei Vieira
author_role author
author2 Alberton, Anete
Marinho, Sidnei Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalfovo, Michael Samir
Alberton, Anete
Marinho, Sidnei Vieira
description Frente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12T16:51:51Z
2013-12-12T16:51:51Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652053124218880