ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676 |
Resumo: | Frente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos. |
id |
UFSC_b34d2783244deaa98b486addca8be723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114676 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMFrente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos.2013-12-12T16:51:51Z2013-12-12T16:51:51Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676Dalfovo, Michael SamirAlberton, AneteMarinho, Sidnei Vieiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T16:51:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114676Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T16:51:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Dalfovo, Michael Samir |
title_short |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
ANÁLISE DE CRITÉRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE SELEÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
author |
Dalfovo, Michael Samir |
author_facet |
Dalfovo, Michael Samir Alberton, Anete Marinho, Sidnei Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Alberton, Anete Marinho, Sidnei Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalfovo, Michael Samir Alberton, Anete Marinho, Sidnei Vieira |
description |
Frente à diversidade e quantidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no mercado, estabelecer critérios para a efetividade da sua utilização se fazem necessários. Entretanto, não é simples ter um checklist para identificar critérios para escolha de um AVA (DAVIS, 2004). O objetivo principal desse estudo foi analisar critérios para desenvolvimento de um protocolo de seleção de AVAs. Os conceitos de Palloff, Pratt (1999), Piccoli, Ahmad e Ives (2001), Arbaugh (2002), Byrne (2002), Davis (2004), Neville, Heasin e Walsh (2005), Coates, James e Baldwin (2005), Carchiolo et al (2007), Sun et al (2008), Kelly (2008), Bates e Watson (2008), Yueh e Hsu (2008) fundamentam os critérios a serem considerados para o desenvolvimento ou escolha de um AVA. Foram classificados 11 critérios para uso de um AVA, quais sejam: Cursos de Graduação, Aprendiz, Professor, Recursos, Métodos, Modalidade de Ensino, Adaptabilidade, Financeiro, Equipe de Trabalho, Intraestrutura, Avaliação Pós-Experimento. Percebeu-se, que um checklist não suportaria os critérios no desenvolvimento de um AVA, necessitando assim, ampliar para pesquisas qualitativas e quantitativas. Um AVA, independente do modelo, deverá assegurar a aprendizagem. Para alcançar tal feito é necessária infraestrutura que suporte a ação dos agentes envolvidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12T16:51:51Z 2013-12-12T16:51:51Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652053124218880 |