QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leal, Daiza Gabrielle Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto.
id UFSC_b3542f9bbe3c71cc681b03ef3d7ad644
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131434
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONALUniversidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional.Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto.INPEAU2015-04-02T12:48:21Z2015-04-02T12:48:21Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da RosaLeal, Daiza Gabrielle Corrêaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T12:48:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131434Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T12:48:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
title QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
spellingShingle QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional.
title_short QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
title_full QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
title_fullStr QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
title_full_unstemmed QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
title_sort QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
author Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
author_facet Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
Leal, Daiza Gabrielle Corrêa
author_role author
author2 Leal, Daiza Gabrielle Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa
Leal, Daiza Gabrielle Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional.
topic Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional.
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-02T12:48:21Z
2015-04-02T12:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363158781952