QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto. |
id |
UFSC_b3542f9bbe3c71cc681b03ef3d7ad644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131434 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONALUniversidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional.Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto.INPEAU2015-04-02T12:48:21Z2015-04-02T12:48:21Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da RosaLeal, Daiza Gabrielle Corrêaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T12:48:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131434Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T12:48:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
title |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
spellingShingle |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional. |
title_short |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
title_full |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
title_fullStr |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
title_full_unstemmed |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
title_sort |
QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: INCENTIVOS PARA O AUMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL COM VISTAS AO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL |
author |
Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa |
author_facet |
Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa Leal, Daiza Gabrielle Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Daiza Gabrielle Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa Leal, Daiza Gabrielle Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional. |
topic |
Universidade; Capital Intelectual; Qualificação docente; Desempenho organizacional. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os incentivos propostos para qualificação docente na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento com o propósito de obtenção de desempenho organizacional. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com característica descritivo-exploratório e com viés qualitativo. De um modo geral os resultados apontam que a UNIPAMPA busca incentivar o professor com ações como cursos de capacitação, sendo que anualmente a instituição realiza um processo de atualização pedagógica que envolve todo o corpo docente. Viu-se que o processo de avaliação não é utilizado como uma ferramenta gerencial para a promoção de melhoria do desempenho profissional. Ao final deste estudo foi possível identificar que a universidade investigada auxilia seus professores no desenvolvimento de qualificação profissional, mais especificamente curso de doutorado e esse auxilio é proporcionado por meio de afastamento parcial, já que o afastamento integral na instituição é um processo mais delicado e que requer a existência de um código de vaga para professor substituto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-02T12:48:21Z 2015-04-02T12:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652363158781952 |