Treinamento em punção aspirativa por agulha fina de nódulos mamários em simuladores inanimados: validade preditiva da aprendizagem em simulador de peito de peru comparado com o simulador sintético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gieburowski, Adriana de Toledo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189035
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2018.
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spelling Treinamento em punção aspirativa por agulha fina de nódulos mamários em simuladores inanimados: validade preditiva da aprendizagem em simulador de peito de peru comparado com o simulador sintéticoCiências médicasCurva de aprendizagemBiopsia por agulhasUltrassonografia mamáriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2018.Introdução: A ecogenicidade e as propriedades hápticas dos simuladores podem afetar as curvas de aprendizagem e a transferência de habilidades. Este estudo compara as curvas de aprendizagem e a transferência de habilidades na punção aspirativa de nódulos mamários com agulha fina guiada por ultrassom no simulador de peito de peru e no simulador sintético. Método: Doze 12 residentes de ginecologia realizaram tentativas sequenciais de objetivando identificaçãor e punção guiada por ultrassom deciona r estruturas que reproduzem simuladoras de nódulos mamários em um simulador de peito de peru (n = 6) e em um simulador de mama antropomórfico sintético (n= 6) guiado por ultrassom . Modelos estocásticos de aprendizagem foram aplicados às sequências de sucessos e falhas e os parâmetros de inclinação das curvas resultantes foram comparados entre os grupos. Após a simulação, os residentes , sob supervisão, realizaram punção aspirativa de nódulos mamários com agulha fina em pacientes sob supervisão do especialista reais. As taxas de sucesso da punção em pacientes foram comparadas entre os residentes treinados no simulador de peito de peru e no simulador sintético. Resultados: As Inclinações das curvass de aprendizagem ddiferiram entre o simulador de peito de peru apresentou maior inclinação (média=1,10%; DP = 0,02%) que e as curvas do o simulador sintético (média=0,64%; DP = 0) (p = 0). A mediana do número de erros técnicos (entre Percentil 25°-75°) diminuíram da primeira à a última tentativa dos residentes treinados com peito de peru de 5 (1,75 6) para a 0 (0 0,5) (p = 0,03) e daqueles treinados com simulador sintético de 6.5 (2 9) paraa 1 (0 2) (p = 0,04), mas não diferiram entre os simuladores (p = 0,37). As tTaxas de sucesso nas biópsias realizadas em pacientes não diferiram entre os residentes treinados no simulador de peito de peru (83% ± 13%) ou no simulador sintético (75% ± 21%) (p = 0,53). Conclusão: A aprendizagem no simulador de peito de peru associou-se com uma curva de aprendizagem com maior inclinação vertical sugerindo aprendizagem mais rápido. Entretanto o treinamento em ambos os tipos de simuladores associou-se transferência similar de habilidades para a prática cirúrgica de habilidades para a realização do procedimento em pacientes.Abstract : Introduction: Ecogenic and haptic properties of phantoms may affect learning curves and skill transfer. This study compared learning curves and skill transfer for ultrasound-guided fine needle aspiration breast nodule biopsy between turkey breast and synthetic phantoms. Methods: Twelve gynecology residents performed sequential trials aiming to identify and puncture a breast nodule simulating structure in a turkey breast (n = 6) or in a synthetic anthropomorphic breast simulator (n = 6), under ultrasound guidance. Learning curves were constructed and their slopes compared. Following simulation, residents performed supervised fine needle breast nodule biopsies on real patients. Success rates were compared between residents training on turkey breast or on synthetic phantoms. Results: Slopes of learning curves differed between turkey breast (1.10%; SE = 0.02%) and synthetic phantom (0.64; SE = 0) (p = 0). The median number of technical errors (25th-75th percentiles) decrease from the first to the last trial in turkey breast subjects from 5 (1.75 6) to 0 (0 0.5) (p = 0.03), and in synthetic phantom subjects from 6.5 (2 9) to 1 (0 2) (p = 0.04) but did not differ between phantoms (p = 0.37). Success rates at biopsies performed on real patients did not differ between subjects trained on turkey breast (83% ± 13%) or synthetic phantom (75% ± 21%) (p = 0.53). Conclusions: Both turkey breast and synthetic phantoms allowed similar acquisition of basic skills for fine needle aspiration breast nodule biopsy and transfer of skills to performance in real patients.Oliveira Filho, Getúlio Rodrigues deUniversidade Federal de Santa CatarinaGieburowski, Adriana de Toledo2018-08-14T04:05:09Z2018-08-14T04:05:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis69 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf353950https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189035porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T04:05:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189035Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-14T04:05:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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