Pinceladas de uma história: Inah Costa e o abstracionismo em Pelotas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211453 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2019. |
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Pinceladas de uma história: Inah Costa e o abstracionismo em PelotasCiências sociaisRelações de gêneroMulheresPintura abstrataPintorasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2019.A escrita desta tese surgiu da necessidade de verificar e demonstrar a relevância da atuação da pintora Inah D´Ávila Costa (1915-1998) na constituição do sistema das artes na cidade de Pelotas (RS). Para tanto, ao mesmo tempo em que particularizamos sua trajetória artística de quarenta anos (1949-1989), disposta cronologicamente em seis capítulos, analisamos os desafios da História das Mulheres artistas no Brasil e no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa foi norteada no sentido de compreender como a investigação feminista e os estudos de gênero contribuem para o estudo do percurso de Inah Costa. Desta forma, o caminho teórico-metodológico baseou-se nas narrativas da crítica feminista da História da Arte e se orientou pela perspectiva da epistemologia dos estudos de gênero para conduzir as observações. Dentro deste quadro, o arcabouço teórico fundamentou-se a partir da abordagem de gênero de Joan Scott (1992, 1995, 2002) relacionado às matizes interseccionais deste conceito, perpassadas pelos pares das categorias raça/etnia & classe; e geração/faixa etária & estado civil. Nesta perspectiva, a pesquisa sobre a vida e a obra da mulher e artista Inah Costa exigiu um esforço interdisciplinar de aproximação entre as Ciências Humanas e as Artes Visuais ao articular as questões de gênero com as teorias da História das Mulheres, de Michele Perrot (1987,2008) à Joana Maria Pedro (1994, 2000, 2005, 2011); somadas à sociologia relacional de Norbert Elias (1995, 2001) acompanhada das definições de distinção e habitus pelo viés da sociologia da arte de Pierre Bourdieu (2003, 2005, 2013). Nesta trama interdisciplinar, as pinturas de Inah podem ser vistas como um fio condutor por se configurarem em um espaço de liberdade pessoal e por serem ilustrativas do processo de transformações que nos conduziram a uma das maiores revoluções na visualidade artística do século XX: a pintura abstrata.Abstract: The writing of this thesis arose from the need to verify and demonstrate the relevance of the painter Inah D´Ávila Costa (1915-1998) in the constitution of the system of arts in the city of Pelotas (RS). To this end, while we distinguished her artistic trajectory of forty years (1949-1989), arranged chronologically in six chapters, we analyze the challenges in the history of women artists in Brazil and Rio Grande do Sul. This research was guided in the sense of understanding how the feminist research and gender studies contribute to the study of Inah Costa's trajectory. Thus, the theoretical-methodological path was based on the narratives of the feminist criticism of art history and was guided by the perspective of the epistemology of gender studies to drive the observations. Within this parameters, the theoretical framework was based on the approach of Joan Scott's genre (1992, 1995, 2002), which relate to the intersectional hues of this concept, permeated by the pairs of categories race/ethnicity & class; and generation/age range & marital status. In this perspective, the research on the life and work of the woman and artist Inah Costa required an interdisciplinary effort to bring together the Humanities and Visual Arts, achieved by articulating gender issues with the theories of Women's History, from Michele Perrot (1987,2008) to Joana Maria Pedro (1994, 2000, 2005, 2011); added to the relational sociology of Norbert Elias (1995, 2001) accompanied by definitions of distinction and habits under the view of the Sociology of art by Pierre Bourdieu (2003, 2005, 2013). In this interdisciplinary web, Inah's paintings can be seen as a guiding thread, because they are configured in a space of personal freedom and are illustrative of the process of transformation that led to one of the greatest revolutions in artistic visuality of the twentieth century: abstract painting.Pedro, Joana MariaSilva, Úrsula Rosa daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rebecca Corrêa e2020-08-20T05:32:03Z2020-08-20T05:32:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis277 p.| il.application/pdf369000https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:32:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:32:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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