Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356 |
id |
UFSC_b3a6d8f6890456efd535f0598e3152f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218976 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)Formação de professores de matemáticaHistória da formação de professores de matemáticaPráticas de ensinar a ensinarFormador de professores de matemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356Examinamos, neste texto, as contribuições do estudo de trajetórias profissionais de professores universitários para a compreensão da constituição e circulação de práticas de ensinar a ensinar matemática. Para isso, apresentamos brevemente as práticas de ensinar a ensinar matemática como uma ferramenta conceitual e, como objetivo deste artigo, propomos realizar um exercício de análise a partir do estudo das confluências entre as trajetórias profissionais de docentes de disciplinas responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e documentos ligados a essas disciplinas, como ementas e programas, no período de 1968 a 1994. Essa análise permite-nos considerar que os conteúdos, as metodologias e as avaliações dessas disciplinas acompanharam a modificação dos ideários e discursos pedagógicos no tempo, tendo fortes influências das trajetórias profissionais de seus professores, além de evidenciar como as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado atuavam como um catalisador de questões ligadas ao ensino de Matemática, promovendo uma atualização dos ideários e discursos pedagógicos ligados à formação e à atuação de professores de Matemática no curso de Licenciatura.História da Educação Matemática2020-12-29T00:54:33Z2020-12-29T00:54:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976Vilela, Mariana LimaFernandes, Filipe Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:56:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:56:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
title |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
spellingShingle |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) Vilela, Mariana Lima Formação de professores de matemática História da formação de professores de matemática Práticas de ensinar a ensinar Formador de professores de matemática |
title_short |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
title_full |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
title_fullStr |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
title_full_unstemmed |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
title_sort |
Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994) |
author |
Vilela, Mariana Lima |
author_facet |
Vilela, Mariana Lima Fernandes, Filipe Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Filipe Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Mariana Lima Fernandes, Filipe Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática História da formação de professores de matemática Práticas de ensinar a ensinar Formador de professores de matemática |
topic |
Formação de professores de matemática História da formação de professores de matemática Práticas de ensinar a ensinar Formador de professores de matemática |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:54:33Z 2020-12-29T00:54:33Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976 |
identifier_str_mv |
VILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652366603354112 |