Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Mariana Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Filipe Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356
id UFSC_b3a6d8f6890456efd535f0598e3152f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218976
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)Formação de professores de matemáticaHistória da formação de professores de matemáticaPráticas de ensinar a ensinarFormador de professores de matemáticaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356Examinamos, neste texto, as contribuições do estudo de trajetórias profissionais de professores universitários para a compreensão da constituição e circulação de práticas de ensinar a ensinar matemática. Para isso, apresentamos brevemente as práticas de ensinar a ensinar matemática como uma ferramenta conceitual e, como objetivo deste artigo, propomos realizar um exercício de análise a partir do estudo das confluências entre as trajetórias profissionais de docentes de disciplinas responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e documentos ligados a essas disciplinas, como ementas e programas, no período de 1968 a 1994. Essa análise permite-nos considerar que os conteúdos, as metodologias e as avaliações dessas disciplinas acompanharam a modificação dos ideários e discursos pedagógicos no tempo, tendo fortes influências das trajetórias profissionais de seus professores, além de evidenciar como as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado atuavam como um catalisador de questões ligadas ao ensino de Matemática, promovendo uma atualização dos ideários e discursos pedagógicos ligados à formação e à atuação de professores de Matemática no curso de Licenciatura.História da Educação Matemática2020-12-29T00:54:33Z2020-12-29T00:54:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976Vilela, Mariana LimaFernandes, Filipe Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:56:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:56:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
title Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
spellingShingle Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
Vilela, Mariana Lima
Formação de professores de matemática
História da formação de professores de matemática
Práticas de ensinar a ensinar
Formador de professores de matemática
title_short Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
title_full Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
title_fullStr Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
title_full_unstemmed Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
title_sort Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)
author Vilela, Mariana Lima
author_facet Vilela, Mariana Lima
Fernandes, Filipe Santos
author_role author
author2 Fernandes, Filipe Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Mariana Lima
Fernandes, Filipe Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de matemática
História da formação de professores de matemática
Práticas de ensinar a ensinar
Formador de professores de matemática
topic Formação de professores de matemática
História da formação de professores de matemática
Práticas de ensinar a ensinar
Formador de professores de matemática
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:54:33Z
2020-12-29T00:54:33Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976
identifier_str_mv VILELA, M. L.; FERNANDES, F. S.. Ensinar a ensinar matemática: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 130-151, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366603354112