Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94400 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_b3ac0dcf48b5f1652c001cfb0bc78142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94400 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-AprendizagemEducaçãoEnsino a distanciaAprendizagemAmbiente virtualProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010As Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, iniciaram a oferta de cursos de graduação a distância, a partir do final da década de 1990, com a aprovação dos marcos regulatórios que legitimaram e igualaram a certificação dos formandos do ensino superior a distância com a do presencial. Além disso, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) passaram a ser utilizadas mais intensamente nas instituições como atualização na mediação pedagógica. Por outro lado a ampliação dos serviços oferecidos pela Internet (e-mail, www, site de pesquisa) e os istemas de Gerenciamento de Cursos On-Line, aqui chamado de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), possibilitaram a difusão de uma grande quantidade de cursos de graduação a distância em instituições educacionais públicas e privadas. Os gestores preocupados com o sucesso e a qualidade pedagógica dessa nova modalidade de ensino na graduação passam a oferecer, a estudantes e professores condições de atualização e domínio dos recursos oferecidos pelo AVEA. Porém, são ainda restritos os trabalhos que mostram como esse processo vem se instalando no interior das IES no país. O objetivo desta pesquisa é fazer um estudo detalhado de como ocorre esse processo, seus principais avanços e limitações. Este estudo busca conhecer como aconteceu a Capacitação dos Professores do Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, no uso do AVEA Moodle. O desenvolvimento desta pesquisa teve as seguintes etapas: revisão bibliográfica, estudo de documentos, aplicação de questionários, análise das informações e manifestações levantadas entre os professores e estudantes. Dos resultados, destaca-se que não basta a institucionalização do processo é preciso que professores e estudantes descubram o sentido do uso das tecnologias de comunicação digital e acreditem em seu potencial, utilizando-as cotidianamente como espaço de interação. O Moodle, como sistema para customização de um AVEA é uma ferramenta potencial para esse propósito. Porém, enquanto o uso da TCD for projeto ou curso, o nível de utilização é irrelevante e, às vezes, contraditório. É preciso que a TCD se torne uma questão ubíqua no fazer do professor e do estudante para realmente alcançar o impacto desejado. Acredita-se que os resultados deste estudo sejam generalizáveis a inúmeras outras situações semelhantes nas IES.Catapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaPedroso, Rogério Santos2012-10-25T09:29:23Z2012-10-25T09:29:23Z2012-10-25T09:29:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis340 p.| il., grafs., tabs.application/pdf276668http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94400porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:27:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94400Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:27:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
title |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
spellingShingle |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Pedroso, Rogério Santos Educação Ensino a distancia Aprendizagem Ambiente virtual Professores - Formação |
title_short |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
title_full |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
title_fullStr |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
title_sort |
Saber navegar é preciso: a capacitação do professor no uso do AVEA - Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem |
author |
Pedroso, Rogério Santos |
author_facet |
Pedroso, Rogério Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Rogério Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino a distancia Aprendizagem Ambiente virtual Professores - Formação |
topic |
Educação Ensino a distancia Aprendizagem Ambiente virtual Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T09:29:23Z 2012-10-25T09:29:23Z 2012-10-25T09:29:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
276668 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94400 |
identifier_str_mv |
276668 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
340 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652295603224576 |