Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_b3c8af0718928f1dfde47533d3bc5f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78741 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemáticaEngenharia de produçãoEnsino de primeiro grauMatematica -Tecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O objetivo deste trabalho é analisar como tem sido processado o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do ensino Fundamental. Trata-se de um estudo sobre os vários aspectos do panorama atual desse ensino, pois sabe-se que ele tem sido motivo de debates que levam os profissionais da área a refletirem sobre o seu papel e a procurarem novas alternativas na arte de ensinar, rompendo com uma concepção de educação centrada no conteúdo e no repasse de informações. Este trabalho apresenta a postura do professor mediador, que leva seus alunos à busca contínua do conhecimento. Através de duas pesquisas de campo, demonstra por que a Matemática é tão necessária no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, tão temida pelos educandos. A primeira pesquisa contou com a colaboração de 6276 alunos e a segunda com 92 professores. Dessa forma, este trabalho apresenta um repensar sobre aspectos do panorama atual da Educação Matemática, que, por diversas razões, está longe de alcançar a estabilidade. Isso ocorre porque esse ensino necessita passar por um profundo processo de renovação. Renovação não apenas de conteúdos, mas sobretudo da postura do professor frente a esse desafio. Dentro dessa ótica, este trabalho propõe uma análise de como a tecnologia poderá contribuir para a educação Matemática; porém, é consciente de que ela não poderá impor-se como o instrumento pedagógico por excelência, mesmo porque nenhum meio é capaz, isoladamente, de se tornar eficaz para todos os propósitos do ensino. Nesse sentido, o presente trabalho procura oferecer novas alternativas de ensino da Matemática.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2012-10-17T18:34:16Z2012-10-17T18:34:16Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 161 f.| il., grafs., tabs. +application/pdf175237http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:32:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78741Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:32:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
title |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
spellingShingle |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Matematica - Tecnologia educacional |
title_short |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
title_full |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
title_fullStr |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
title_sort |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
author |
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author_facet |
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Matematica - Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Ensino de primeiro grau Matematica - Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T18:34:16Z 2012-10-17T18:34:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175237 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741 |
identifier_str_mv |
175237 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 161 f.| il., grafs., tabs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652081335107584 |