Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_b3c8af0718928f1dfde47533d3bc5f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78741
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemáticaEngenharia de produçãoEnsino de primeiro grauMatematica -Tecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O objetivo deste trabalho é analisar como tem sido processado o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do ensino Fundamental. Trata-se de um estudo sobre os vários aspectos do panorama atual desse ensino, pois sabe-se que ele tem sido motivo de debates que levam os profissionais da área a refletirem sobre o seu papel e a procurarem novas alternativas na arte de ensinar, rompendo com uma concepção de educação centrada no conteúdo e no repasse de informações. Este trabalho apresenta a postura do professor mediador, que leva seus alunos à busca contínua do conhecimento. Através de duas pesquisas de campo, demonstra por que a Matemática é tão necessária no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, tão temida pelos educandos. A primeira pesquisa contou com a colaboração de 6276 alunos e a segunda com 92 professores. Dessa forma, este trabalho apresenta um repensar sobre aspectos do panorama atual da Educação Matemática, que, por diversas razões, está longe de alcançar a estabilidade. Isso ocorre porque esse ensino necessita passar por um profundo processo de renovação. Renovação não apenas de conteúdos, mas sobretudo da postura do professor frente a esse desafio. Dentro dessa ótica, este trabalho propõe uma análise de como a tecnologia poderá contribuir para a educação Matemática; porém, é consciente de que ela não poderá impor-se como o instrumento pedagógico por excelência, mesmo porque nenhum meio é capaz, isoladamente, de se tornar eficaz para todos os propósitos do ensino. Nesse sentido, o presente trabalho procura oferecer novas alternativas de ensino da Matemática.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2012-10-17T18:34:16Z2012-10-17T18:34:16Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 161 f.| il., grafs., tabs. +application/pdf175237http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:32:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78741Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:32:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
title Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
spellingShingle Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Engenharia de produção
Ensino de primeiro grau
Matematica -
Tecnologia educacional
title_short Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
title_full Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
title_fullStr Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
title_full_unstemmed Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
title_sort Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
author Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_facet Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino de primeiro grau
Matematica -
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Ensino de primeiro grau
Matematica -
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T18:34:16Z
2012-10-17T18:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175237
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741
identifier_str_mv 175237
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 161 f.| il., grafs., tabs. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652081335107584