Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a disco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jeferson
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82186
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
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spelling Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a discoEngenharia mecânicaAutomoveisFreiosRuidoFreiosMediçãoRuidoRuidoAvaliaçãoControle de ruidoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Este trabalho tem como objetivo principal avaliar as características relevantes de uma pastilha de freio, no que tange à geração de ruído. Para isso, um sistema de freio a disco de um veículo de passeio foi escolhido. Testes experimentais, incluindo testes com o veículo e testes em dinamômetro inercial, e procedimentos teóricos, como modelo analítico e modelo de elementos finitos, foram utilizados para predizer as condições e as características principais do ruído e seu mecanismo de geração. Para prover os valores das variáveis do modelo analítico diversos testes experimentais foram desenvolvidos, tais como: determinação de momentos de inércia, valores de rigidez e amortecimento de componentes . Uma rotina de solução para o modelo analítico foi implementada usando o software MatLab. Com base nas tendências apresentadas pela solução do modelo analítico, foi possível quantificar o nível de alteração necessário a cada propriedade relevante da pastilha com relação à geração do ruído. A partir da qualificação e quantificação dos mecanismos de geração de ruído, através dos diversos testes propostos, novas pastilhas de freio foram desenvolvidas com a função de minimizar a ocorrência do ruído durante a frenagem. Basicamente, dois procedimentos foram utilizados para a obtenção das novas pastilhas de freio : mudança na pressão específica de compactação e mudanças de composição. Ambas as mudanças causaram alterações significativas no amortecimento e na rigidez das pastilhas de freio. Estas foram comparadas à geração do ruído do sistema real, confirmando as tendências apresentadas pelo modelo matemático.Florianópolis, SCLenzi, ArcanjoUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Jeferson2012-10-19T12:33:13Z2012-10-19T12:33:13Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, [103] f.| il., grafs., tabs.application/pdf177398http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82186porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:39:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82186Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:39:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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