Gestão da educação permanente e o cuidado de enfermagem e saúde na implementação da política nacional de práticas integrativas e complementares em Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drago, Livia Crespo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198354
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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spelling Gestão da educação permanente e o cuidado de enfermagem e saúde na implementação da política nacional de práticas integrativas e complementares em FlorianópolisEnfermagemPolítica de saúdeTerapias complementaresEducação permanenteGestão em saúdeCuidados de enfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Introdução: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) visa aumentar a resolubilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), convergindo com os princípios de integralidade e de universalidade, e ampliar o acesso às PIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso. Entende-se que as ações da PNPIC devem ser multiprofissionais e transversais no SUS, estando presentes em todos os níveis de atenção, principalmente na atenção básica, e pontua sua grande capacidade de agir em rede. Objetivos: Compreender como os profissionais de enfermagem e de saúde significam o processo de implementação, através da educação permanente (EP), da PNPIC ao cuidado na rede municipal de saúde de Florianópolis; Construir um modelo teórico, a partir do significado atribuído pelos diversos atores ao processo de implementação, através da educação permanente, da PNPIC ao cuidado na rede municipal de saúde de Florianópolis. Buscou-se sustentar o seguinte pressuposto: A EP vem promovendo a implementação da PNPIC pelos profissionais da enfermagem e de saúde prospectando práticas de saúde complexas e harmonizadas com os princípios do SUS. Metodologia: Pesquisa qualitativa sustentada pela Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi a rede municipal de saúde de Florianópolis. Participaram da pesquisa 31 pessoas distribuídas em quatro grupos amostrais. Os dados foram coletados no período de junho de 2017 a julho de 2018 por meio de entrevistas individuais com roteiro de entrevista semiestruturado, digitalmente gravadas e posteriormente transcritas. Foram analisadas comparativamente através de codificação aberta, axial e seletiva. Foi utilizado o software Nvivo10® para a organização dos dados. O referencial teórico utilizado foi o pensamento complexo de Edgar Morin. O projeto de pesquisa foi submetido ao Sistema CEP/CONEP- Plataforma BRASIL e obteve aprovação mediante o CAAE: 64756217.1.0000.0121 e o número do parecer 1.997.929. Resultados: A partir da análise dos dados desta pesquisa, emergiu o modelo paradigmático, cujo fenômeno foi A complexidade do cuidado humano: articulando os saberes em práticas integrativas e complementares ao sistema de saúde vigente pela educação permanente . Possui 05 categorias, a saber: (1) Descobrindo a cultura regenerada por meio da EP das PIC na rede de saúde de Florianópolis (Contexto); (2) Desenvolvendo a cultura para a complementariedade das PIC na rede por meio da EP (Causa); (3) Conhecendo as barreiras e as contradições da implementação das PIC a partir da EP (Interveniência); (4) Fomentando a recursividade das PIC na rede com EP (Estratégia), e; (5) Evidenciando os benefícios advindos da EP na associação e interação das PIC na AB (Consequência). Considerações finais: Acredita-se que a contribuição desta pesquisa pode ser significativa por explorar o cuidado em um cenário de destaque que desenvolveu a integração das PIC ao SUS por meio da EP, como é a rede municipal de saúde de Florianópolis, a partir da perspectiva de vários atores. Além disso, fornece subsídios para ampliar a compreensão da complexidade do cuidado humano e da articulação dos saberes em PIC nesse contexto. Destacando-se que o entendimento da EP e o trabalho multi e transdisciplinar são essenciais para tal articulação na promoção deste cuidado, especialmente no contexto da AB.Abstract : Introduction: The National Policy on Integrative and Complementary Practices (PNPIC) aims to increase the resolubility of the Unified HealthSystem (SUS), converging with the principles of integrality anduniversality, and increasing access to ICPs, ensuring quality,effectiveness, efficiency and safety in use. It is understood that PNPIC'sactions must be multiprofessional and transversal in the SUS, beingpresent in all levels of attention, especially in basic care, and points outits great ability to act in a network. Objectives: To understand hownurses and health professionals mean the process of implementation,through permanent education (PN), of the PNPIC to care in themunicipal health network of Florianópolis; To construct a theoreticalmodel, based on the meaning attributed by the various actors to theimplementation process, through permanent education, of the PNPIC tocare in the municipal health network of Florianópolis. The followingassumptions were made: EP has been promoting the implementation ofthe PNPIC by nursing and health professionals, seeking out complexhealth practices that are in harmony with SUS principles. Methodology:Qualitative research supported by the Theory Based on the Data. Thescenario was the municipal health network of Florianópolis. Thirty-onepeople were divided into four sample groups. Data were collected fromJune 2017 to July 2018 through individual interviews with a semistructuredinterview script, digitally recorded and later transcribed. Theywere comparatively analyzed through open, axial and selective coding.Nvivo10® software was used to organize the data. The theoreticalreference used was the complex thinking of Edgar Morin. The researchproject was submitted to the CEP / CONEP-Plataforma BRASIL Systemand obtained approval through the CAAE: 64756217.1.0000.0121 andthe opinion number 1,997,929. Results: Based on the analysis of thedata of this research, the paradigmatic model emerged, whosephenomenon was \"The complexity of human care: articulating theknowledge in practices integrative and complementary to the healthsystem in force by permanent education\". It has 05 categories, namely:(1) Discovering the regenerated culture through the EP of PICs in thehealth network of Florianópolis (Context); (2) Developing the culturefor the complementarity of PICs in the network through PE (Cause); (3)Knowing the barriers and the contradictions of the implementation ofthe PIC from the EP (Intervention); (4) Encouraging the recursion ofPICs in the network with PE (Strategy), and; (5) Evidenting the benefitsof PE in the association and interaction of ICPs in AB (Consequence).Final considerations: It is believed that the contribution of this researchcan be significant for exploring the care in a prominent scenario thatdeveloped the integration of ICPs into the SUS through the EP, such asthe municipal health network of Florianópolis, from the perspective ofvarious actors. In addition, it provides insights to broaden theunderstanding of the complexity of human care and articulation of PICknowledge in this context. It should be emphasized that theunderstanding of PE and the multi and transdisciplinary work areessential for such articulation in the promotion of this care, especially inthe context of AB.Erdmann, Alacoque LorenziniMagalhães, Aline Lima PestanaUniversidade Federal de Santa CatarinaDrago, Livia Crespo2019-07-25T11:41:13Z2019-07-25T11:41:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis218 p.| il.application/pdf359058https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198354porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:41:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198354Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:41:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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