ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830
Resumo: sistema de avaliação da educação superior brasileira apresenta uma evolução bastante significativa e também inovadora. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um avanço na história da avaliação da educação superior brasileira. Diante deste contexto o presente artigo tem o objetivo de explorar os conceitos quanto à gestão universitária, visando compreender como funciona o sistema de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratória e descritiva. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundárias, estando à pesquisa centrada no estudo de documentos que explicam como a sistemática de avaliação institucional brasileira é estabelecida pelo SINAES através de três processos: Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE); Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que apesar nos avanços do sistema atual de avaliação brasileira, aspectos relacionados aos egressos e sua atuação no mercado de trabalho não são considerados.
id UFSC_b3e7a0ce1db46befeaf2e1823af71a8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96830
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAsistema de avaliação da educação superior brasileira apresenta uma evolução bastante significativa e também inovadora. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um avanço na história da avaliação da educação superior brasileira. Diante deste contexto o presente artigo tem o objetivo de explorar os conceitos quanto à gestão universitária, visando compreender como funciona o sistema de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratória e descritiva. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundárias, estando à pesquisa centrada no estudo de documentos que explicam como a sistemática de avaliação institucional brasileira é estabelecida pelo SINAES através de três processos: Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE); Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que apesar nos avanços do sistema atual de avaliação brasileira, aspectos relacionados aos egressos e sua atuação no mercado de trabalho não são considerados.INPEAU2012-11-01T16:34:34Z2012-11-01T16:34:34Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:56:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:56:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
title ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
spellingShingle ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
title_short ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
title_full ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
title_fullStr ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
title_sort ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
author VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author_facet VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
description sistema de avaliação da educação superior brasileira apresenta uma evolução bastante significativa e também inovadora. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um avanço na história da avaliação da educação superior brasileira. Diante deste contexto o presente artigo tem o objetivo de explorar os conceitos quanto à gestão universitária, visando compreender como funciona o sistema de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratória e descritiva. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundárias, estando à pesquisa centrada no estudo de documentos que explicam como a sistemática de avaliação institucional brasileira é estabelecida pelo SINAES através de três processos: Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE); Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que apesar nos avanços do sistema atual de avaliação brasileira, aspectos relacionados aos egressos e sua atuação no mercado de trabalho não são considerados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T16:34:34Z
2012-11-01T16:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174256766976