ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830 |
Resumo: | sistema de avaliação da educação superior brasileira apresenta uma evolução bastante significativa e também inovadora. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um avanço na história da avaliação da educação superior brasileira. Diante deste contexto o presente artigo tem o objetivo de explorar os conceitos quanto à gestão universitária, visando compreender como funciona o sistema de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratória e descritiva. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundárias, estando à pesquisa centrada no estudo de documentos que explicam como a sistemática de avaliação institucional brasileira é estabelecida pelo SINAES através de três processos: Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE); Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que apesar nos avanços do sistema atual de avaliação brasileira, aspectos relacionados aos egressos e sua atuação no mercado de trabalho não são considerados. |
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ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAsistema de avaliação da educação superior brasileira apresenta uma evolução bastante significativa e também inovadora. A criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foi um avanço na história da avaliação da educação superior brasileira. Diante deste contexto o presente artigo tem o objetivo de explorar os conceitos quanto à gestão universitária, visando compreender como funciona o sistema de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras. Do ponto de vista do problema, a pesquisa se caracteriza como predominantemente qualitativa e do ponto de vista dos seus objetivos como exploratória e descritiva. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Os dados foram obtidos a partir de fontes secundárias, estando à pesquisa centrada no estudo de documentos que explicam como a sistemática de avaliação institucional brasileira é estabelecida pelo SINAES através de três processos: Avaliação da Instituição (Auto-Avaliação e Avaliação Externa); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE); Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que apesar nos avanços do sistema atual de avaliação brasileira, aspectos relacionados aos egressos e sua atuação no mercado de trabalho não são considerados.INPEAU2012-11-01T16:34:34Z2012-11-01T16:34:34Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96830VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T18:56:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T18:56:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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