Avaliação dos serviços de telessaúde como apoio à educação permanente das equipes de atenção básica: o caso do Núcleo Telessaúde SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolny, Luise Lüdke
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205396
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018.
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spelling Avaliação dos serviços de telessaúde como apoio à educação permanente das equipes de atenção básica: o caso do Núcleo Telessaúde SCSaúde públicaTelemedicinaEducação em saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018.A Educação Permanente em Saúde (EPS) é reconhecida como a educação que acontece no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho em saúde. Seu objetivo é produzir incômodos para transformar as práticas de cuidado na direção das necessidades e do direito da população ao acesso a serviços de saúde de qualidade. O Programa Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil) é uma estratégia para apoiar as ações de EPS das equipes de Atenção Básica á Saúde (ABS). O objetivo foi avaliar um núcleo de Telessaúde como estratégia de apoio à EPS de equipes na ABS. Realizou-se pesquisa avaliativa de análise de implantação desenvolvida em duas etapas: estudo de avaliabilidade (EA) e estudo de caso único. O EA foi desenvolvido em quatro etapas: Definição da finalidade e âmbito da análise; Desenvolvimento da teoria inicial do programa com a proposição de modelo teórico (MT), modelo lógico (ML) e matriz de análise (MA); Feedback e validação da teoria e modelos do programa e a proposição de uso do estudo. Considerou-se como Caso o Núcleo Telessaúde de Santa Catarina e como Níveis de Análise os gestores e profissionais do Núcleo Telessaúde SC (Nível 1) e as equipes de ABS participantes do Telessaúde SC (Nível 2). A coleta de dados aconteceu por: análise dos documentos identificados por revisões de literatura, de normas, legislações e de materiais produzidos pelos serviços do telessaúde; e entrevistas semiestruturadas com profissionais dos níveis 1 (n=8) e nível 2 (n=27). Realizou-se análise de conteúdo temática com categorias de análise pré-definidas pelo ML, identificando convergências e divergências entre os níveis de análise e fatores de contexto que influenciam os efeitos esperados. O EA definiu o objeto como avaliável, validando os MT e ML em quatro dimensões: 1) Identificação de problemas no contexto de trabalho; 2) Ampliação do conhecimento aplicado ao contexto local; 3) Trabalho interdisciplinar; 4) Protagonismo das equipes na tomada de decisão. A MA estabeleceu critérios avaliativos para cada dimensão e nível de análise. O núcleo precisa qualificar a oferta nas dimensões 1 e 3, cujo apoio foi menos identificado pelas eSF. O resultado mais expressivo está relacionado à dimensão 2, com apoio do telessaúde identificado por 96,2% dos entrevistados no nível 2. Os resultados no nível 2 demonstram que as equipes 1 e 3 atendem satisfatoriamente aos critérios com alcance de 93,7% e 90,6% da pontuação geral, respectivamente. Duas equipes atendem aos critérios de maneira regular e uma de forma insatisfatória. Maior tempo de atuação na equipe e na ABS, entrosamento com a comunidade e a prática da cogestão influenciam favoravelmente a prática de EPS e a busca de apoio de maneira intencional e relacionada à demanda local. O modelo avaliativo é factível, apresentando as potencialidades e desvantagens dos contextos de oferta e uso dos serviços. Para apoiar a EPS, o Telessaúde SC precisa avançar na interação personalizada com o contexto das equipes de ABS e no desenvolvimento de estratégias que destaquem, além da competência técnica, também as competências reflexiva e dialógica que fortaleçam os espaços coletivos de promoção da saúde.Abstract : Introduction: Permanent Education in Health (PEH) is known as the education that happens at work and for work in health. Its goal is to reflect and cause discomfort to transform care practices into the needs and access rights of the population to high-quality health services. It works as a strategy for health professional s qualification to perform in this model. The Telehealth Brazil Networks Program (Telehealth Brazil) is one strategy to support PEH actions in PHC teams. Objective: To evaluate a Telehealth Center as a strategy to support PEH in PHC teams. Methods: Evaluative research of implantation analysis, of the type that analyzes the influence of the interaction between the implantation context and the intervention on the observed effects, developed in two stages: availability study (AS) and single case study. The AS has been developed in four stages: Definition of the purpose and scope of the analysis; Development of the initial theory of the program with the proposition of a theoretical model (TM), a logical model (LM) and an analysis and judgment matrix (AJM); Feedback and validation of theory and models, and the proposition of the study s use. The case study considered the Santa Catarina Telehealth Center as the case and two analysis levels: the SC Telehealth Center managers and professionals (Level 1) and the PHC teams participating in the SC Telehealth Center (Level 2). Data collection took place through analysis of identified documents, literature reviews, standards, legislation and materials produced by telehealth services; and semi-structured interviews with professionals at levels 1 (n = 8) and level 2 (n = 27). A content analysis was conducted in the thematic analysis modality, with pre-defined analysis categories using the LM dimensions, through the identification of convergences, and divergences between the two levels, and the identification of contextual factors that influence the expected effects. Results: The AS defined the object as evaluable, validating the MT and ML in four dimensions: 1) Problems Identification in the work context; 2) Extension of knowledge applied to the local context; 3) Interdisciplinary work; 4) Protagonism of teams in decision making. The MAJ established evaluative criteria for each dimension and level of analysis. The results show that the SC Telehealth Center needs to qualify its performance in dimensions 1 and 3. The most expressive result is related to dimension 2, with telehealth support identified by 96.2% of respondents at level 2. The results at level 2 demonstrate that teams 1 and 3 meet the criteria established in all dimensions with a range of 93.7% and 90.6% of the expected overall score, respectively. Two teams meet the criteria on a regular manner and one in an unsatisfactory manner. Greater time working in the same team and in the PHC, interaction with the community, and the practice of democratic management favorably influence the practice of PEH and the search for support. Final Considerations: The evaluative model proved to be feasible, presenting the potentialities and disadvantages of the contexts of services offer and use. The teams that organize their work process based on democratic management and on knowledge sharing among professionals, population, services, and sectors, can develop the criteria in the other evaluative dimensions. They can also request service support from Telehealth SC in a way that is intentional and related to local demand. In order to support the PEH practice, Telehealth SC needs to advance in personalized interaction with PHC teams context. It also needs to develop strategies that highlight no only technical competence, but also reflexive and dialogic competences that strengthen the collective spaces of health promotion.Lacerda, Josimari Telino deUniversidade Federal de Santa CatarinaDolny, Luise Lüdke2020-03-31T13:39:25Z2020-03-31T13:39:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis276 p.| il., tabs.application/pdf357894https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:39:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:39:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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