Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonta, Graziele Aline
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.
id UFSC_b41c8fa1760c9caf04217ae563910ae5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92526
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaZonta, Graziele AlineMaheirie, Katia2012-10-24T09:44:21Z2012-10-24T09:44:21Z20092009267092http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.Na atualidade, encontramos muitos trabalhos acadêmicos que dão foco ao fazer teatral, principalmente no que concerne a esta prática enquanto mediadora de processos de aprendizado em diversas áreas. Entretanto, as investigações sobre o processo de produção de sentidos e a constituição dos sujeitos que se envolvem com este fazer, são menos freqüentes. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo analisar o movimento dos sentidos atribuídos ao fazer teatral, por alunos que buscam esta prática depois de adultos. Para tanto, buscamos investigar a base afetivo-volitiva que leva os alunos a iniciarem um curso básico de teatro e quais os sentidos que, acerca deste fazer artístico, apresentavam antes do início do curso; identificar os sentidos do fazer teatral que são produzidos e modificados durante o curso de teatro e após o freqüentarem; e analisar as implicações deste processo na constituição dos sujeitos observados. O recorte do campo de pesquisa contemplou os momentos que antecederam o início de um curso livre de teatro para adultos na cidade de Curitiba-PR até o término do seu primeiro semestre. Os instrumentos utilizados para produção de informações foram a observação das aulas de teatro e as entrevistas em profundidade realizadas com dois alunos participantes do curso. A análise das entrevistas foi feita desde o referencial teórico da análise do discurso com base nas contribuições do círculo de Bakhtin e da psicológica histórico-cultural de Vygotski, e seus comentadores. As contribuições de outros autores, como Sartre e Sanchez-Vazquez também foram aproveitadas no que concordam com o referencial epistemológico definido para este estudo. Como conclusões, destacamos que, no espaço do curso, os alunos encontraram, na linguagem do teatro, uma nova forma de objetivação da subjetividade, envolveram-se em relações diferenciadas do cotidiano, compartilharam e superaram dificuldades. Deste modo, a experiência do curso afetou intensamente estes alunos, passando a mediar a busca pelos sujeitos que eles desejam ser.porFlorianópolis, SCPsicologiaTeatro -Producao e direcaoSubjetividadeSentidos e sensaçõesOs sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL267092.pdfapplication/pdf2909961https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/1/267092.pdf8d427473df109e565b76bbdb3cde9d77MD51TEXT267092.pdf.txt267092.pdf.txtExtracted Texttext/plain236882https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/2/267092.pdf.txt7f5b1b8a8beeebfd9aa93bb9d9cf1d29MD52THUMBNAIL267092.pdf.jpg267092.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/3/267092.pdf.jpgb79796f94ffea59302f25954b4e62948MD53123456789/925262013-05-05 08:37:25.564oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92526Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T11:37:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
title Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
spellingShingle Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
Zonta, Graziele Aline
Psicologia
Teatro -
Producao e direcao
Subjetividade
Sentidos e sensações
title_short Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
title_full Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
title_fullStr Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
title_full_unstemmed Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
title_sort Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro
author Zonta, Graziele Aline
author_facet Zonta, Graziele Aline
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zonta, Graziele Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maheirie, Katia
contributor_str_mv Maheirie, Katia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Teatro -
Producao e direcao
Subjetividade
Sentidos e sensações
topic Psicologia
Teatro -
Producao e direcao
Subjetividade
Sentidos e sensações
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T09:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T09:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 267092
identifier_str_mv 267092
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/1/267092.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/2/267092.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92526/3/267092.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d427473df109e565b76bbdb3cde9d77
7f5b1b8a8beeebfd9aa93bb9d9cf1d29
b79796f94ffea59302f25954b4e62948
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805218421374976