Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stasi, Mariah Guimarães Di
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pratschke, Anja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245701
Resumo: O presente artigo tem por objetivo expor uma revisão bibliográfica acerca de estudos cibernéticos e ecossistêmicos que possam indicar questões metodológicas para o processo de projeto arquitetônico. O artigo estrutura-se em três partes, sendo, primeiramente, elucidada a consolidação da cibernética como uma área de estudos, suas definições e conceitos bem como a relevância de seu uso para o processo de projeto; seguida da influência existente na natureza para a construção de modelos ecossistêmicos; e as possíveis ocorrências no processo de projeto frente às características cibernéticas e ecossistêmicas. O artigo reflete parte das bases de dados explorados em dissertação de mestrado em andamento, pós-qualificação. A originalidade do artigo encontra-se na demonstração da relação entre cibernética e modelos ecossistêmicos, bem como entre a cibernética e os processos de projeto, presentes na literatura, possibilitando maior entendimento de organizações em rede, podendo respaldar o gerenciamento do processo de projeto apresentando-se com potencialidades sustentáveis.
id UFSC_b41e7e10ba1070ab50aedbca346d1b47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245701
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsávelCybernetics: methodology for the responsible design processCibernética;Processo de projeto;Modelos ecossistêmicos.Cybernetics; Design process; Ecosystem models.O presente artigo tem por objetivo expor uma revisão bibliográfica acerca de estudos cibernéticos e ecossistêmicos que possam indicar questões metodológicas para o processo de projeto arquitetônico. O artigo estrutura-se em três partes, sendo, primeiramente, elucidada a consolidação da cibernética como uma área de estudos, suas definições e conceitos bem como a relevância de seu uso para o processo de projeto; seguida da influência existente na natureza para a construção de modelos ecossistêmicos; e as possíveis ocorrências no processo de projeto frente às características cibernéticas e ecossistêmicas. O artigo reflete parte das bases de dados explorados em dissertação de mestrado em andamento, pós-qualificação. A originalidade do artigo encontra-se na demonstração da relação entre cibernética e modelos ecossistêmicos, bem como entre a cibernética e os processos de projeto, presentes na literatura, possibilitando maior entendimento de organizações em rede, podendo respaldar o gerenciamento do processo de projeto apresentando-se com potencialidades sustentáveis.This paper aims to present a bibliographical review about cybernetic and ecosystemic studies that may indicate methodological issues for the architectural design process. It is structured in three parts, firstly, it is explained the consolidation of cybernetics as an area of study is, its definitions and concepts as well as the relevance of its use for the design process; followed by the influence in nature for the construction of ecosystem models; and the possible occurrences in the design process against the cybernetic and ecosystemic characteristics. The paper reflects part of the databases explored in a master dissertation in progress, post-qualification. Its originality lies in the demonstration of the relationship between cybernetics and ecosystem models, as well as the cybernetics and the design processes, present in the literature, allowing greater understanding of network organizations, being able to support the management of the design process with sustainable potentialities.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-04-28T16:55:38Z2023-04-28T16:55:38Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245701Stasi, Mariah Guimarães DiPratschke, Anjaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-28T16:55:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245701Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-04-28T16:55:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
Cybernetics: methodology for the responsible design process
title Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
spellingShingle Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
Stasi, Mariah Guimarães Di
Cibernética;
Processo de projeto;
Modelos ecossistêmicos.
Cybernetics; Design process; Ecosystem models.
title_short Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
title_full Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
title_fullStr Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
title_full_unstemmed Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
title_sort Cibernética: metodologia para o processo de projeto responsável
author Stasi, Mariah Guimarães Di
author_facet Stasi, Mariah Guimarães Di
Pratschke, Anja
author_role author
author2 Pratschke, Anja
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stasi, Mariah Guimarães Di
Pratschke, Anja
dc.subject.por.fl_str_mv Cibernética;
Processo de projeto;
Modelos ecossistêmicos.
Cybernetics; Design process; Ecosystem models.
topic Cibernética;
Processo de projeto;
Modelos ecossistêmicos.
Cybernetics; Design process; Ecosystem models.
description O presente artigo tem por objetivo expor uma revisão bibliográfica acerca de estudos cibernéticos e ecossistêmicos que possam indicar questões metodológicas para o processo de projeto arquitetônico. O artigo estrutura-se em três partes, sendo, primeiramente, elucidada a consolidação da cibernética como uma área de estudos, suas definições e conceitos bem como a relevância de seu uso para o processo de projeto; seguida da influência existente na natureza para a construção de modelos ecossistêmicos; e as possíveis ocorrências no processo de projeto frente às características cibernéticas e ecossistêmicas. O artigo reflete parte das bases de dados explorados em dissertação de mestrado em andamento, pós-qualificação. A originalidade do artigo encontra-se na demonstração da relação entre cibernética e modelos ecossistêmicos, bem como entre a cibernética e os processos de projeto, presentes na literatura, possibilitando maior entendimento de organizações em rede, podendo respaldar o gerenciamento do processo de projeto apresentando-se com potencialidades sustentáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
2023-04-28T16:55:38Z
2023-04-28T16:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245701
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652229814517760