ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Igor de Assis Sanderson de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dornelles, Olívia Maurício, Martins, Marcílio Rodrigues, Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114755
Resumo: Nas últimas décadas, a necessidade de acompanhamento da gestão dos órgãos públicos vem crescendo em importância, sendo os indicadores de desempenho as ferramentas de análise mais utilizadas. Com relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), os parâmetros para cálculo dos índices a serem adotados foram determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Decisão nº 408/2002, com o intuito de apoiar a auto-avaliação institucional. Tendo em vista a grande heterogeneidade das IFES, este artigo teve como objetivo verificar a adequação dos parâmetros adotados pelo TCU. Por meio das análises estatística e qualitativa, concluímos não haver indícios destes indicadores serem tendenciosos, servindo, portanto, às finalidades a que se propõem, à exceção do “custo corrente/ aluno equivalente”.
id UFSC_b437bf797c0094e5354fa8e93bf7c478
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114755
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASILNas últimas décadas, a necessidade de acompanhamento da gestão dos órgãos públicos vem crescendo em importância, sendo os indicadores de desempenho as ferramentas de análise mais utilizadas. Com relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), os parâmetros para cálculo dos índices a serem adotados foram determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Decisão nº 408/2002, com o intuito de apoiar a auto-avaliação institucional. Tendo em vista a grande heterogeneidade das IFES, este artigo teve como objetivo verificar a adequação dos parâmetros adotados pelo TCU. Por meio das análises estatística e qualitativa, concluímos não haver indícios destes indicadores serem tendenciosos, servindo, portanto, às finalidades a que se propõem, à exceção do “custo corrente/ aluno equivalente”.2013-12-13T17:39:05Z2013-12-13T17:39:05Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114755Queiroz, Igor de Assis Sanderson deDornelles, Olívia MaurícioMartins, Marcílio RodriguesFerreira, Aracéli Cristina de Sousaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T17:39:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114755Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T17:39:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
title ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
spellingShingle ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Queiroz, Igor de Assis Sanderson de
title_short ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
title_full ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
title_fullStr ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
title_full_unstemmed ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
title_sort ADEQUAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
author Queiroz, Igor de Assis Sanderson de
author_facet Queiroz, Igor de Assis Sanderson de
Dornelles, Olívia Maurício
Martins, Marcílio Rodrigues
Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
author_role author
author2 Dornelles, Olívia Maurício
Martins, Marcílio Rodrigues
Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Igor de Assis Sanderson de
Dornelles, Olívia Maurício
Martins, Marcílio Rodrigues
Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
description Nas últimas décadas, a necessidade de acompanhamento da gestão dos órgãos públicos vem crescendo em importância, sendo os indicadores de desempenho as ferramentas de análise mais utilizadas. Com relação às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), os parâmetros para cálculo dos índices a serem adotados foram determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Decisão nº 408/2002, com o intuito de apoiar a auto-avaliação institucional. Tendo em vista a grande heterogeneidade das IFES, este artigo teve como objetivo verificar a adequação dos parâmetros adotados pelo TCU. Por meio das análises estatística e qualitativa, concluímos não haver indícios destes indicadores serem tendenciosos, servindo, portanto, às finalidades a que se propõem, à exceção do “custo corrente/ aluno equivalente”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T17:39:05Z
2013-12-13T17:39:05Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114755
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651978804297728