Características configuracionais da segregação socioespacial em cidades médias brasilerias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Timóteo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159406
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2015.
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Mais especificamente, ela (a) verifica se as principais rotas da malha urbana passam por áreas economicamente desfavorecidas das cidades; b) quantifica as relações entre áreas acessíveis e segregadas e os grupos sociais a que correspondem; e (c) verifica se existe alguma relação entre a desigualdade de renda e as medidas médias de integração para as cidades como um todo. É testada a hipótese de que a população de maior renda prefere se localizar em áreas com maior integração (mais perto de outras áreas da cidade, conseguindo assim maior acessibilidade), mas com médios a baixos valores de escolha (distante das principais vias de passagens, equilibrando assim a acessibilidade com menor possibilidade de estranhos passando pelo local, menos barulho e outros tipos de perturbações). A metodologia compreende análises visuais dos mapas de segregação e a comparação das medidas de integração e de escolha dos setores censitários com maior e menor renda média (dez por cento dos setores censitários em ambos os extremos). Os resultados mostraram que, para cidades de médio porte, o padrão dominante de segregação se caracteriza por grupos de renda mais baixas localizadas na periferia e grupos de maior renda localizados em áreas altamente integradas e mais centrais. No entanto, outras estratégias espaciais são empregadas para atender o desejo dos grupos de alta renda em distanciarem-se das áreas de baixa renda, como por exemplo, descontinuidades da malha e separações de diferentes grupos pela presença de vazios urbanos e / ou grandes avenidas com reduzidas conexões laterais.<br>Abstract : Most studies in urban spatial segregation focus on macro features and are usually directed at large metropolitan areas. The characteristics of segregation in a micro scale and the particularities of medium-size cities in the distribution of different socioeconomic groups throughout the urban tissue are still poorly explored. This thesis investigates the relationship between the configurational characteristics of 29 Brazilian cities with population between 200,000 and 350,000 and the distribution of socioeconomic groups over the urban fabric. More specifically, it (a) checks if the main routes of the urban grid pass through the cities' economically disadvantaged areas; b) quantifies the relationships between accessible and segregated areas and the social groups to which they correspond; and (c) checks whether there is a relationship between income inequality and mean integration measures for the cities as a whole. We test the hypothesis that higher income population prefer to locate themselves in areas with higher integration (closer to other areas of the city, thus achieving high accessibility) but medium to lower choice areas (away from main through passages, thus balancing accessibility with lower quantities of strangers passing by, noise and other types of nuisances). The methodology involves visual analysis of segregation maps and the comparison of integration and choice measures for census tracts with higher and lower mean income (10 percent of the census tracts on both extremes). Results showed that, for medium-sized cities, the dominant pattern of segregation is characterized by lower income groups located at the outskirts and higher income groups located in highly integrated and more central areas. However, other spatial strategies are employed to serve the desire of high-income groups to distant themselves from low-income areas, such as grid discontinuities and separation by undeveloped areas and/or main thoroughfares.1 v.| il., grafs.porArquiteturaSegregação urbanaCaracterísticas configuracionais da segregação socioespacial em cidades médias brasileriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL337547.pdfapplication/pdf96165414https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159406/1/337547.pdf94a40627917ce36ebee1ea58049415dbMD51123456789/1594062016-02-23 01:02:14.408oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159406Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-23T04:02:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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