Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hertel, Darlei Daniel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232659
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
id UFSC_b450ccd92e2bd1a578ed1b5b6b20f3d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232659
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-BlumenauAlfabetização CientíficaDivulgação CientíficaMídia-Educação/EducomunicaçãoScientific LiteracyScientific divulgationMedia-Education/EducommunicationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaA década de 2020 vem sendo marcada de forma significativa por um fenômeno conhecido como fake news, o qual consiste na disseminação de notícias falsas para a população, e vem gerando impactos em áreas como a ciência, saúde e educação. O presente trabalho tem como objetivo investigar se os estudantes de Licenciatura em Química da UFSC-Blumenau conseguem identificar uma notícia falsa e diferenciá-la de uma notícia verdadeira, se já acreditaram ou foram vítimas de alguma fake news e quais impactos os participantes consideram que as fake news podem ocasionar tanto na Graduação como na vida profissional como futuros docentes. Para a obtenção dos dados elaborou-se um questionário online com perguntas de respostas abertas e respostas fechadas sobre o tema, o qual foi disponibilizado aos estudantes na plataforma Google Forms. A análise das respostas foi realizada com os aportes teóricos de Fourez (1997), Divulgação Científica e Mídia-Educação/Educomunicação. Os resultados demostraram que os participantes conseguem identificar uma fake news e diferenciá-la de uma notícia verdadeira; já receberam, compartilharam e tiveram contato com uma fake news relacionada à ciência; compreendem a importância da discussão sobre a temática das fake news; consideram que a mesma pode impactar seu cotidiano e sua atuação como futuros docentes e conseguem estabelecer relações entre as possibilidades de utilização das fake news em sala de aula. Essa pesquisa cumpriu com os objetivos propostos, tendo em vista que possibilitou a compreensão dos olhares dos participantes sobre as fake news. Espera-se que estudantes e docentes tenham nesta pesquisa um referencial que auxilie em futuros trabalhos sobre o tema. Para isso, sugere-se a escolha de grupos mais restritos de participantes (uma fase do curso ou uma disciplina), bem como um aprofundamento maior em relação aos campos de mídia-educação e educomunição, e suas relações com os referenciais de alfabetização científica e divulgação científica.The 2020’s have been marked by the spread of fake news to the population and have been generating impacts in the areas of science, health and education. The objective of this work was to investigate whether undergraduate students in Chemistry at UFSC-Blumenau can identify fake news and differentiate it from real news, if they have believed or been victims of some fake news and what impacts they consider fake news to be can cause in Graduation and in teaching practice. For data collection, a questionnaire was prepared on Google forms and the access link was made available to students by email. The answers were analyzed from the theoretical contributions of Fourez (1997), Scientific Divulgation and Media-Education/Educommunication. The results showed that participants are able to identify fake news and differentiate it from real news; have already received, shared and had contact with fake news related to science; understand the importance of discussing about fake news; consider that it can impact their daily lives and their performance as future teachers and manage to establish relationships between the possibilities of using fake news in the classroom. This research achieved the proposed objectives by enabling the understanding of the students' perspective on fake news. It is expected that students and teachers have in this research a reference that will help them in future works about the theme. It is suggested the choice of more restricted groups of participants, for example, a phase of the course or a discipline, as well as a greater depth in relation to the fields of media-education and educommunication, and their relations with the references of scientific literacy and scientific divulgation.Blumenau, SCRichetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa CatarinaHertel, Darlei Daniel2022-03-23T23:53:26Z2022-03-23T23:53:26Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232659info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-23T23:53:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-23T23:53:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
title Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
spellingShingle Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
Hertel, Darlei Daniel
Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Mídia-Educação/Educomunicação
Scientific Literacy
Scientific divulgation
Media-Education/Educommunication
title_short Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
title_full Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
title_fullStr Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
title_full_unstemmed Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
title_sort Fake news: um olhar para as percepções dos estudantes de licenciatura em química da UFSC-Blumenau
author Hertel, Darlei Daniel
author_facet Hertel, Darlei Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Richetti, Graziela Piccoli
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hertel, Darlei Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Mídia-Educação/Educomunicação
Scientific Literacy
Scientific divulgation
Media-Education/Educommunication
topic Alfabetização Científica
Divulgação Científica
Mídia-Educação/Educomunicação
Scientific Literacy
Scientific divulgation
Media-Education/Educommunication
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23T23:53:26Z
2022-03-23T23:53:26Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232659
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652018899746816