Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92655
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b45fdc688249af26563f8179fcc504f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92655
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)Engenharia de produçãoCluster industrialCalcados -IndustriaMarketingSanta CatarinaRio Grande do SulTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo geral deste estudo foi propor estruturas de cooperação em estratégias de marketing para micro, pequenas e médias empresas de clusters de fabricação de calçados. A pesquisa foi realizada em duas fases distintas, sendo a primeira de abordagem qualitativa e a segunda de abordagem quantitativa. Em relação aos objetivos, a pesquisa foi classificada como descritiva. Pesquisaram-se dois clusters, um localizado no Vale do Rio Tijucas(SC) e o outro localizado no Vale do Rio Paranhana(RS). A primeira fase da pesquisa iniciou-se com a elaboração de um meta estudo. Posteriormente, realizaram-se duas entrevistas exploratórias com os executivos da governança dos clusters. A primeira fase da pesquisa encerrou-se com a elaboração dos instrumentos de pesquisa. Na segunda fase do estudo realizou-se o pré-teste dos instrumentos de pesquisa, a coleta de dados e, finalizando, o processamento e a análise dos dados. A coleta de dados da fase quantitativa foi constituída de vinte e quatro entrevistas aprofundadas, quatro referentes à governança dos clusters, dez realizadas com gestores das empresas do Vale do Rio Tijucas e as outras dez com gestores das empresas do Vale do Rio Paranhana. No estudo foram utilizados dois testes estatísticos, sendo um paramétrico (t de Student) e o outro não paramétrico (Mann-Whitney). O objetivo destes testes foi verificar se a média do grau de cooperação, concorrência e confiança entre as empresas dos clusters do Vale do Rio Tijucas e do Vale do Rio Paranhana eram significativamente diferentes ou se esta diferença era originada somente devido a fatores casuais. Os testes provaram que as médias dos graus de cooperação, concorrência e confiança entre os dois clusters não têm diferença significativa, podendo ser consideradas iguais. Para a elaboração das estruturas de cooperação propostas nos objetivos do estudo, foram pesquisadas doze estratégias de marketing. Como parte dos resultados, obteve-se o percentual de viabilidade destas estratégias poderem ser, ou não, realizadas de forma cooperada e de que maneira estas estratégias deveriam ser geridas. As estruturas de cooperação foram elaboradas baseando-se nestes resultados. Foram consideradas viáveis de serem realizadas de forma cooperada as estratégias e a forma de gestão com mais de 50% de viabilidade, na opinião dos gestores das empresas pesquisadas. Em resposta ao objetivo geral e a um dos objetivos específicos do estudo, elaboraram-se três estruturas de cooperação em marketing para clusters calçadistas. A primeira para ser implantada no cluster do Vale do Rio Tijucas, a segunda para ser implantada no cluster do município de Três Coroas(RS) e a terceira, de abordagem geral, para ser implantado em qualquer cluster de fabricação de calçados. Em resposta aos outros objetivos específicos do estudo, são oferecidos resultados referentes ao perfil das empresas e dos atores entrevistados, além da descrição das características da gestão no setor calçadista. Finalizando, detalham-se quais são as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas nos mercados interno e externo, pois 60% das empresas pesquisadas atuam no mercado internacional.Casarotto Filho, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaSaldanha, Jorge Alberto Velloso2012-10-24T10:52:01Z2012-10-24T10:52:01Z2012-10-24T10:52:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis472 f.| il., grafs., tabs.application/pdf270187http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92655porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:57:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92655Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:57:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
title Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
spellingShingle Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Engenharia de produção
Cluster industrial
Calcados -
Industria
Marketing
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
title_short Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
title_full Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
title_fullStr Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
title_full_unstemmed Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
title_sort Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)
author Saldanha, Jorge Alberto Velloso
author_facet Saldanha, Jorge Alberto Velloso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casarotto Filho, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Cluster industrial
Calcados -
Industria
Marketing
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
topic Engenharia de produção
Cluster industrial
Calcados -
Industria
Marketing
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T10:52:01Z
2012-10-24T10:52:01Z
2012-10-24T10:52:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 270187
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92655
identifier_str_mv 270187
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 472 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204536496128