Práticas de GC no compartilhamento de conhecimento: evidências de um projeto multidisciplinar da área socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Natália
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229096
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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spelling Práticas de GC no compartilhamento de conhecimento: evidências de um projeto multidisciplinar da área socioambientalGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoConhecimento nas organizaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.A gestão do conhecimento (GC) vem como uma abordagem que auxilia os projetos a perceberem o valor dos seus ativos de conhecimento, o que contribui na redução de falhas, melhoria nas competências, e economia de recursos. Apesar disso, observa-se que a GC e especialmente o compartilhamento de conhecimento, são temas insuficientemente explorados na gestão de projetos, e uma vez que esse processo da GC pode ser limitado devido à natureza temporária dos projetos, pesquisas que unem esses dois campos de investigação se fazem necessárias. Com base nisso, esta dissertação teve como objetivo analisar a potencialidade de práticas de GC para promover o compartilhamento de conhecimento em projeto multidisciplinar da área socioambiental. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como estratégia de investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, observações e notas de campo, e a análise dos dados por meio de análise temática. A pesquisa foi conduzida em um projeto multidisciplinar da UFSC, cujo problema era a falta de interação entre as equipes. Isso limitava o compartilhamento de conhecimento, o que poderia impedir o desenvolvimento de conclusões robustas sobre o ambiente natural e sociocultural que estava sendo diagnosticado. Os resultados da pesquisa indicaram a presença dos seguintes facilitadores ao compartilhamento de conhecimento: a percepção de benefícios e de dependência, abertura ao diálogo, a empatia, e o senso de cooperação. Ademais, a estrutura organizacional pouco hierárquica também favoreceu o compartilhamento de conhecimento. Esses fatores contribuíram para minimizar a ausência de laços sociais prévios ao projeto, considerada uma barreira ao compartilhamento de conhecimento pela literatura. Apesar da presença dos facilitadores, percebeu-se que eles por si só não promoviam o compartilhamento de conhecimento, sendo necessário o planejamento e a implementação de duas práticas de GC que levassem em consideração as restrições de isolamento impostas pela pandemia de COVID-19. Com isso, adotou-se uma prática por meio de grupo do WhatsApp e outra por meio de uma planilha online no Google Drive. Na fase de implementação das práticas, observou-se que a interação entre as equipes do projeto aumentou, o que levou ao aumento do compartilhamento de conhecimento, motivado principalmente pela prática de GC por meio do WhatsApp. Tal prática foi realizada de acordo com um cronograma, e os participantes foram motivados e engajados para isso, o que contribuiu para o seu sucesso. A prática por meio da planilha online não obteve sucesso, logo, não promoveu o compartilhamento de conhecimento. Com base no exposto, as evidências apresentadas neste trabalho contribuíram com o avanço dos estudos sobre a GC no contexto de projetos, uma vez que há uma lacuna de pesquisas que conectam esses dois campos de investigação. Os resultados demonstram aos gestores de projetos socioambientais a necessidade de promover o compartilhamento de conhecimento, bem como da escolha de práticas de GC mais adequadas para cada contexto organizacional.Abstract: Knowledge Management (KM) is an approach that allows projects to recognize the value of knowledge as an asset to reduce failures, improve skills, and economize resources. However, KM and knowledge sharing (KS) have not been sufficiently explored in project management literature. The literature review shows that KS could be inhibited in projects due to their temporary nature. Therefore, this study aims to analyze KM practices to foster KS in a multidisciplinary project of the social-environmental field. A qualitative research approach was adopted using Action Research as the strategy of investigation. The techniques of observation and semi-structured interviews were used for data collection, as well as field notes, and the thematic analysis method was applied for data analysis. This research was carried out within the context of a project from the Federal University of Santa Catarina (Brazil). Due to the multidisciplinary character of the project, the specialists performed their activities separately according to their research field. This configuration was considered a problem due to the necessity to integrate the team to collectively discuss the project's main results to create substantial conclusions regarding the social, cultural, and natural aspects they were analyzing. Furthermore, it was identified some facilitators of KS, such as perceived personal benefits, feeling of dependence, openness to dialogue, empathy, and cooperation. Moreover, the horizontal organizational structure of the project also had facilitated KS. Those facilitators possibly minimized the lack of previous social ties between the team project, which was considered by literature as a barrier to KS. Nevertheless, only those enablers did not foster KS, therefore it was planned and implemented two KM practices based on the COVID-19 mandated social restrictions were: one used the WhatsApp Group, and the other one used a spreadsheet of Google Drive. The results revealed a growth in the interaction within the team, mainly due to KM practice based on the WhatsApp group, which was implemented based on a schedule, and the participants were also motivated and engaged to participate actively. Consequently, it was observed that this KM practice fostered KS, on the contrary of that one base on Google Drive, in which the team did not participate effectively. The evidence of this research contributes to extend the literature of KM in project management. Also, it can help project managers to understand the necessity to promote KS in a social-environmental project and to choose KM practices according to the organization.Soriano-Sierra, Eduardo JuanRados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaSilvério, Natália2021-10-14T19:28:23Z2021-10-14T19:28:23Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 p.| il.application/pdf372988https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229096porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229096Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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