História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Balancelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204299
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História
id UFSC_b4ac4710b3539fe4f15264dff8bb0647
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204299
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"História da ÁfricaEnsino de HistóriaCultura Afro-brasileiraLivro DidáticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaEste trabalho tem como propósito compreender os avanços e limitações dezesseis anos após a Lei 10.639/03 ser sancionada no Brasil, tornando obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares do país. Junto com a Lei, são criadas as Diretrizes Curriculares para Educação Étnico-Racial (2004). O objeto de pesquisa deste trabalho é a coleção “Estudar história: Das origens do homem à era digital”, comercializado pela editora Moderna, em todo território nacional. Nosso objetivo é compreender como este material tem abordado este conteúdo, se é de uma maneira crítica ou somente para preenchimento de currículo. Descobrimos que os livros didáticos continuam reproduzindo moldes eurocêntricos de ensino, mas também, que as editoras tem se esforçando cada vez mais para que este assunto seja abordado de uma maneira crítica e coerente. A metodologia do trabalho se baseou em quatro partes. Primeiramente, foi feita uma análise do manual do professor, compreendendo que nesse campo a coleção defende o que se propõe a ensinar ao longo dos 50 capítulos. Logo depois, uma análise quantitativa de onde está História da África na coleção, chegamos à conclusão de que apenas 5 capítulos, ao longo dos quatro volumes, são destinados inteiramente a História da África, enquanto 22 são destinados a História da Europa. Na análise do manual do aluno, escolhemos dois capítulos específicos para ser analisados, com eles compreendemos que muitas vezes a coleção deixa de falar sobre assuntos pertinentes que foram muito importantes para a história africana, mas ao mesmo tempo, dialoga com a historiografia africana atual, onde quebra com padrões de Ensino baseados em estereótipos de fome e pobreza. Por fim, analisamos as imagens e atividades destes dois capítulos. Percebemos que as imagens escolhidas pela coleção desenham no imaginário dos estudantes um continente rico em culturas, geografia, relatando um povo guerreiro, resistente, protagonista da sua própria história.Florianópolis, SCSilva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Aline Balancelli2020-02-20T00:38:06Z2020-02-20T00:38:06Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204299info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-20T00:38:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-20T00:38:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
title História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
spellingShingle História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
Oliveira, Aline Balancelli
História da África
Ensino de História
Cultura Afro-brasileira
Livro Didático
title_short História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
title_full História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
title_fullStr História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
title_full_unstemmed História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
title_sort História da África nos livros didáticos: uma análise da coleção "Estudar História: das origens do homem à era digital"
author Oliveira, Aline Balancelli
author_facet Oliveira, Aline Balancelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Balancelli
dc.subject.por.fl_str_mv História da África
Ensino de História
Cultura Afro-brasileira
Livro Didático
topic História da África
Ensino de História
Cultura Afro-brasileira
Livro Didático
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
2020-02-20T00:38:06Z
2020-02-20T00:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204299
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202880794624