Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
id |
UFSC_b4d010a5bea2d5fcf62663454345f37c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224055 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19Educação Infantil.Formação Continuada.BNCC.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste estudo buscou conhecer a realidade do trabalho dos docentes do ensino infantil na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma SC – AFASC. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, fazendo uma pesquisa de campo através de um formulário digital. Foram coletadas 333 amostras, sendo a grande maioria de professores, seguido por 7 estagiários e 4 diretores. As observações, bem como as entrevistas foram baseadas nos seguintes cenários - características da amostra: gênero, idade, tempo que leciona; formação docente: formação inicial, graduação e experiência em curso online; BNCC: conhecimento e a sua aplicação; e por fim, sentimentos: educação mediada por tecnologia e a Pandemia COVID-19. Foram constatadas variações entre idades e tempo de serviço, contudo, há constância entre a realização de cursos online e o interesse na sua laboração, em especial sobre a nova BNCC. A maioria se diz disponível para realizar uma formação continuada online, apesar das dificuldades existentes.This study sought to understand the reality of the work of teachers in early childhood education at the Women's Association of Social Assistance in Criciúma - AFASC. For this, it was opted for a qualitative research, doing a field research through a digital form. 333 samples were collected, the vast majority of which were teachers, followed by 7 interns and 4 directors. The observations, as well as the interviews were based on the following scenarios - sample characteristics: gender, age, teaching time; teacher training initial training, graduation and experience in online course; BNCC: knowledge and its application; and finally, feelings: technology-mediated education and the COVID-19 Pandemic. Variations were found between ages and length of service, however, there is consistency between taking online courses and being interested in their work, especially about the new BNCC. Most say they are available to carry out continuing training online, despite the existing difficulties.Araranguá, SCFiuza, Patricia JantschUniversidade Federal de Santa CatarinaSchefer Hahn, Iédi Luzia2021-05-28T01:47:08Z2021-05-28T01:47:08Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-28T01:47:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-28T01:47:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
title |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
spellingShingle |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 Schefer Hahn, Iédi Luzia Educação Infantil. Formação Continuada. BNCC. |
title_short |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
title_full |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
title_fullStr |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
title_full_unstemmed |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
title_sort |
Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19 |
author |
Schefer Hahn, Iédi Luzia |
author_facet |
Schefer Hahn, Iédi Luzia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiuza, Patricia Jantsch Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schefer Hahn, Iédi Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Formação Continuada. BNCC. |
topic |
Educação Infantil. Formação Continuada. BNCC. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28T01:47:08Z 2021-05-28T01:47:08Z 2021-05-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Araranguá, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652120030707712 |