Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schefer Hahn, Iédi Luzia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_b4d010a5bea2d5fcf62663454345f37c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224055
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19Educação Infantil.Formação Continuada.BNCC.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste estudo buscou conhecer a realidade do trabalho dos docentes do ensino infantil na Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma SC – AFASC. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, fazendo uma pesquisa de campo através de um formulário digital. Foram coletadas 333 amostras, sendo a grande maioria de professores, seguido por 7 estagiários e 4 diretores. As observações, bem como as entrevistas foram baseadas nos seguintes cenários - características da amostra: gênero, idade, tempo que leciona; formação docente: formação inicial, graduação e experiência em curso online; BNCC: conhecimento e a sua aplicação; e por fim, sentimentos: educação mediada por tecnologia e a Pandemia COVID-19. Foram constatadas variações entre idades e tempo de serviço, contudo, há constância entre a realização de cursos online e o interesse na sua laboração, em especial sobre a nova BNCC. A maioria se diz disponível para realizar uma formação continuada online, apesar das dificuldades existentes.This study sought to understand the reality of the work of teachers in early childhood education at the Women's Association of Social Assistance in Criciúma - AFASC. For this, it was opted for a qualitative research, doing a field research through a digital form. 333 samples were collected, the vast majority of which were teachers, followed by 7 interns and 4 directors. The observations, as well as the interviews were based on the following scenarios - sample characteristics: gender, age, teaching time; teacher training initial training, graduation and experience in online course; BNCC: knowledge and its application; and finally, feelings: technology-mediated education and the COVID-19 Pandemic. Variations were found between ages and length of service, however, there is consistency between taking online courses and being interested in their work, especially about the new BNCC. Most say they are available to carry out continuing training online, despite the existing difficulties.Araranguá, SCFiuza, Patricia JantschUniversidade Federal de Santa CatarinaSchefer Hahn, Iédi Luzia2021-05-28T01:47:08Z2021-05-28T01:47:08Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-28T01:47:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-28T01:47:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
title Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
spellingShingle Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
Schefer Hahn, Iédi Luzia
Educação Infantil.
Formação Continuada.
BNCC.
title_short Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
title_full Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
title_fullStr Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
title_full_unstemmed Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
title_sort Desafios que os professores da educação infantil encontram para realizar a formação continuada online durante a pandemia covid-19
author Schefer Hahn, Iédi Luzia
author_facet Schefer Hahn, Iédi Luzia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiuza, Patricia Jantsch
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schefer Hahn, Iédi Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil.
Formação Continuada.
BNCC.
topic Educação Infantil.
Formação Continuada.
BNCC.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28T01:47:08Z
2021-05-28T01:47:08Z
2021-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652120030707712