Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Janaina Mery
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89692
Resumo: Disertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
id UFSC_b4de02dc264d80a990140d7a6f7d9ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89692
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólicoEnfermagemNeonatologiaDisertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemEsta prática assistencial teve como objetivo desenvolver um processo educativo, com a equipe de enfermagem neonatal, focalizando o significado de cuidado nas interações estabelecidas com o recém-nascido e família, utilizando como base teórica o Interacionismo Simbólico. Foi realizada na unidade de neonatologia do Hospital Universitário de Santa Catarina. Os sujeitos deste estudo foram os integrantes da equipe de enfermagem que se sentiram motivados a refletir sobre o significado do cuidado a partir das interações que estabelecem cotidianamente no ambiente neonatal. O caminho metodológico foi guiado pelo Interacionismo Simbólico a partir dos princípios metodológicos criados por Blumer. Foram desenvolvidos dezoito encontros, visando proporcionar a equipe a oportunidade de compartilhar pela linguagem (comunicação verbal (gesto vocal) e não-verbal (gesto)) suas idéias, experiências e significados, surgidos de uma interação social, para refletir, através de um processo de interpretação consciente, sobre a sua realidade. É pelo processo interpretativo durante a interação que esses significados são manipulados e modificados, sendo usados pela pessoa para lidar com as coisas que ela encontra no seu cotidiano para dessa forma compreendê-lo e transformá-lo. A avaliação foi formativa, acontecendo ao final de cada oficina. Para a análise dos dados coletados nos encontros utilizou-se a metodologia da análise temática, conforme Minayo. A partir da análise dos dados três temas empíricos surgiram: a interação educativa; o significado do cuidado, o cuidado ao recém-nascido e família. O que se concluiu foi que a educação da equipe de enfermagem precisa ser desenvolvida na perspectiva da interação educativa, buscando responder as necessidades de aprendizagem pela reflexão do que ocorre no interior da própria equipe e que a mesma só se efetivará pela comunicação significativa, envolvendo a compreensão dos significados comuns ao grupo, levantada no processo da experiência e da atividade social. The aim of this nursing care practice is to develop an educational process along with the neonatal nursing staff, focusing on the meaning of care in the interactions established with the newborn and the family, using as theoretical background the Symbolic Interacionism. It was carried out at the neonatology facility of the Hospital Universitário of Santa Catarina. The subjects of the current study were the members of the nursing staff who felt motivated to reflect on the meaning of care, having as a starting point the interactions that are established daily in the neonatal environment. The methodological path was guided by the Symbolic Interacionism under the methodological principles created by Blumer. Eighteen meetings were held, and its goal was to give the staff the opportunity to share through the language (verbal communication (vocal gesture) and non-verbal communication (gesture) their ideas, experiences and meanings, arisen from a social interaction, in order to reflect, through a conscious interpretation process, upon their reality. It is through the interpretative process during the interaction that theses meanings are manipulated and modified, therefore, used by the person to deal with the things that he or she finds in his or her everyday life, and by doing so, he or she may be able to either understand it or transform it. The assessment was formative, which was carried out in the end of each meeting. In order to analyze the data collected in the meetings, a thematic analysis methodology was used according to Minayo. From this data analysis onwards, three empirical themes arose: educational interaction, the meaning of care, the care of a newborn and family. It was concluded that the education of the nursing staff needs to be developed under the perspective of the educational interaction, searching to answer the learning needs by reflecting what occurs inside the staff per se, and that it will only be accomplished by the meaningful communication, involving the understanding of the meanings that are common to the group, brought up in the process of the experience and social activity.Florianópolis, SCMartini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Janaina Mery2012-10-23T01:39:01Z2012-10-23T01:39:01Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf242211http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89692porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:00:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89692Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:00:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
title Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
spellingShingle Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
Ribeiro, Janaina Mery
Enfermagem
Neonatologia
title_short Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
title_full Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
title_fullStr Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
title_full_unstemmed Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
title_sort Cuidado: experiência de um processo interativo - educativo com a equipe de enfermagem neonatal, fundamentado no interacionismo simbólico
author Ribeiro, Janaina Mery
author_facet Ribeiro, Janaina Mery
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Janaina Mery
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Neonatologia
topic Enfermagem
Neonatologia
description Disertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T01:39:01Z
2012-10-23T01:39:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242211
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89692
identifier_str_mv 242211
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321515634688