Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_b4df9ec2fd543703ba349f42b38b61a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82982 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBrito, Celso CacianoGauthier, Fernando Alvaro Ostuni2012-10-19T19:59:38Z2012-10-19T19:59:38Z20022002184660http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Este trabalho aborda a informática na Educação de Jovens e Adultos, sob uma concepção político-pedagógica que tem como ponto principal a conscientização dos sujeitos envolvidos por meio da ação-reflexão destes sobre o mundo. A atividade educativa nessa abordagem é entendida como ação sócio-político-cultural de cunho revolucionário e conscientizador, construída a partir da realidade cotidiana do sujeito aprendiz. A proposta de trabalho, que toma como base o pensamento pedagógico de Paulo Freire, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica e estudos de casos com alunos do Ensino Supletivo, usando software aplicativos e um ambiente Web (site na Internet) para a investigação, tematização e problematização de Temas Geradores. A partir da fundamentação teórica no campo da EJA, ensino e aprendizagem mediado por computador e formação para o trabalho, foram realizados dois estudos pilotos onde se buscou identificar as principais características da interação aluno-computador numa situação de aprendizagem formal e como esses recursos computacionais podem auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de educação baseada nos princípios de problematização da realidade. No segundo estudo foi desenvolvido e utilizado um site na Internet como ambiente de apoio a trabalhos com Temas Geradores. O ambiente computacional apresentado neste trabalho, aliado a proposta pedagógica, buscam auxiliar aluno e professor na efetivação de uma prática educativa que tem como base o diálogo entre os sujeitos do conhecimento (aluno/professor) sobre o objeto de estudo (a realidade). Para isso o ambiente oferece como recurso a possibilidade de: configuração pelo professor de acordo com suas necessidade e objetivos, comunicação assíncrona entre os usuários, edição e publicação de trabalhos na Internet e a catalogação de fontes de pesquisa por área de conhecimento.ii, 174 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCInformaticaCiência da computaçãoEducação de adultosAprendizagemAquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL184660.pdfapplication/pdf19369699https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82982/1/184660.pdf4d150f5825bf44d6d698673bbc081d6dMD51123456789/829822014-09-26 00:00:45.043oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T03:00:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
title |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
spellingShingle |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores Brito, Celso Caciano Informatica Ciência da computação Educação de adultos Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) |
title_short |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
title_full |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
title_fullStr |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
title_full_unstemmed |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
title_sort |
Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores |
author |
Brito, Celso Caciano |
author_facet |
Brito, Celso Caciano |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Celso Caciano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
contributor_str_mv |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Educação de adultos Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) |
topic |
Informatica Ciência da computação Educação de adultos Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-19T19:59:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-19T19:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
184660 |
identifier_str_mv |
184660 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 174 f.| il., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82982/1/184660.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d150f5825bf44d6d698673bbc081d6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805176536006656 |