Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Celso Caciano
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_b4df9ec2fd543703ba349f42b38b61a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82982
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBrito, Celso CacianoGauthier, Fernando Alvaro Ostuni2012-10-19T19:59:38Z2012-10-19T19:59:38Z20022002184660http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Este trabalho aborda a informática na Educação de Jovens e Adultos, sob uma concepção político-pedagógica que tem como ponto principal a conscientização dos sujeitos envolvidos por meio da ação-reflexão destes sobre o mundo. A atividade educativa nessa abordagem é entendida como ação sócio-político-cultural de cunho revolucionário e conscientizador, construída a partir da realidade cotidiana do sujeito aprendiz. A proposta de trabalho, que toma como base o pensamento pedagógico de Paulo Freire, desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica e estudos de casos com alunos do Ensino Supletivo, usando software aplicativos e um ambiente Web (site na Internet) para a investigação, tematização e problematização de Temas Geradores. A partir da fundamentação teórica no campo da EJA, ensino e aprendizagem mediado por computador e formação para o trabalho, foram realizados dois estudos pilotos onde se buscou identificar as principais características da interação aluno-computador numa situação de aprendizagem formal e como esses recursos computacionais podem auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de educação baseada nos princípios de problematização da realidade. No segundo estudo foi desenvolvido e utilizado um site na Internet como ambiente de apoio a trabalhos com Temas Geradores. O ambiente computacional apresentado neste trabalho, aliado a proposta pedagógica, buscam auxiliar aluno e professor na efetivação de uma prática educativa que tem como base o diálogo entre os sujeitos do conhecimento (aluno/professor) sobre o objeto de estudo (a realidade). Para isso o ambiente oferece como recurso a possibilidade de: configuração pelo professor de acordo com suas necessidade e objetivos, comunicação assíncrona entre os usuários, edição e publicação de trabalhos na Internet e a catalogação de fontes de pesquisa por área de conhecimento.ii, 174 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCInformaticaCiência da computaçãoEducação de adultosAprendizagemAquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL184660.pdfapplication/pdf19369699https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82982/1/184660.pdf4d150f5825bf44d6d698673bbc081d6dMD51123456789/829822014-09-26 00:00:45.043oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T03:00:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
title Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
spellingShingle Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
Brito, Celso Caciano
Informatica
Ciência da computação
Educação de adultos
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
title_short Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
title_full Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
title_fullStr Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
title_full_unstemmed Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
title_sort Informática na educação de jovens e adultos: estudo de caso na elaboração e execução de trabalhos a partir de temas geradores
author Brito, Celso Caciano
author_facet Brito, Celso Caciano
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Celso Caciano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
contributor_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Educação de adultos
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
topic Informatica
Ciência da computação
Educação de adultos
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T19:59:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T19:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 184660
identifier_str_mv 184660
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 174 f.| il., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/82982/1/184660.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d150f5825bf44d6d698673bbc081d6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805176536006656