Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Barcelos de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91927
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
id UFSC_b51172e10c8dc56b8cea0f4640a541d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanasEngenharia eletricaTransito -FluxoControle preditivoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.O congestionamento urbano tem crescido notoriamente e os impactos negativos causados s#ao os mais diversos, transitando do aumento de tempo de jornada a quest#oes de sa´ude e ambientais. Uma alternativa no combate a esse efeito se d´a atrav´es do aumento da efici#encia das malhas vi´arias urbanas. Diversas estrat´egias de controle em tempo-real existem com esse intuito, sendo a Traffic-responsive Urban Control , ou TUC, de especial interesse por apresentar bons resultados pr´aticos e estar consolidando-se em grandes centros. Essa, por´em, efetua o controle de fra¸c#oes de verde de forma heur´ýstica, atrav´es de um regulador quadr´atico-linear de dois est´agios. Prop#oe-se um novo m´odulo de controle para este fim utilizando a teoria de controle preditivo, o qual considera as restri¸c#oes intr´ýnsecas do modelo de redes vi´arias explicitamente, garantindo a otimalidade do sinal de controle calculado para o horizonte de tempo observado. Posteriormente modifica-se o m´odulo de controle para que opere de forma distribu´ýda, estabelecendo condi¸c#oes de converg#encia `a solu¸c#ao ´otima. Resultados num´ericos e de simula¸c#ao da aplica¸c#ao do m´etodo a duas malhas vi´arias modelos s#ao apresentados e demonstram um desempenho ora equivalente, ora superior ao regulador original da estrat´egia TUC. Urban congestion has grown notoriously and the negative impacts range from increased journey times to health and environmental issues. A way to cope with this effect is to increase urban network efficiency. For this purpose several real-time control strategies have been developed, one being the Traffic-responsive Urban Control, or simply TUC. This approach has consolidated itself among the representative real-time control strategies and is of particular interest for its good performance in practical emplementations. Nevertheless, TUC uses a heuristic two-stage linear-quadratic regulator to perform split control. A new split control module is proposed to replace the original sub-optimal one. Based on model predictive control, this new strategy can handle the intrinsic constraints of the urban network model explicitly, therefore ensuring optimality of the solution found for the given prediction horizon. A distributed version of the proposed control is developed, along with conditions for its convergence to the centralized optimal solution. Numerical results and simulations from the application of the methods to two urban networks show that the predictive control strategies usually produce a performance better than or at least comparable to the baseline TUC regulator.Florianópolis, SCCamponogara, EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Lucas Barcelos de2012-10-24T03:58:19Z2012-10-24T03:58:19Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 80 f.| il., grafs., tabs.application/pdf260048http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:42:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:42:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
title Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
spellingShingle Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
Oliveira, Lucas Barcelos de
Engenharia eletrica
Transito -
Fluxo
Controle preditivo
title_short Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
title_full Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
title_fullStr Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
title_full_unstemmed Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
title_sort Otimização e controle distribuído de frações de verde em malhas viárias urbanas
author Oliveira, Lucas Barcelos de
author_facet Oliveira, Lucas Barcelos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camponogara, Eduardo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Barcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia eletrica
Transito -
Fluxo
Controle preditivo
topic Engenharia eletrica
Transito -
Fluxo
Controle preditivo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T03:58:19Z
2012-10-24T03:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 260048
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91927
identifier_str_mv 260048
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 80 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652122490667008