Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_b52e2c10b0383ab481d9bd5154d517b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238126 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa CatarinaEducaçãoMuseusCriançasCuradoriaBrinquedosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades educativas de uma experiência de curadoria compartilhada com crianças utilizando o acervo do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina analisando as potencialidades e limites da participação de crianças no exercício da curadoria. Diante da importância da relação educação e museu, a pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória discute os principais aspectos que compõem o universo museal: dimensão narrativa (curadoria), dimensão educativa (mediação), dimensão participativa (acessibilidade) e dimensão comunicativa (exposição). Dentro dos preceitos da pesquisa com crianças, a fase empírica envolveu uma proposta de intervenção didática por meio de oficinas com um grupo de crianças entre 9 e 10 anos, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis-SC, no segundo semestre de 2019. Desenvolveram-se atividades relacionadas aos olhares das crianças sobre museus, coleções e objetos do acervo, construção de objetos e narrativas, exercícios de seleção e outras experimentações lúdicas e culturais que finalizaram com a criação de uma exposição ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar?. As atividades foram registradas no Diário de Campo de forma detalhada, complementado por comentários da pesquisadora ao longo do trabalho. A análise da experiência destaca a importância da educação museal na escola e a participação das crianças no processo curatorial e expositivo bem como a mediação adulta e entre pares nas interações das crianças com a cultura.Abstract: The present work aims to reflect on the educational possibilities of a curatorship experience shared with children using the collection of the Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, analyzing the potential and limits of children's participation in the exercise of curatorship. Given the importance of the relationship between education and museum, the research with a qualitative and exploratory approach addressed the main aspects that make up the museum universe: narrative dimension (curatorship), educational dimension (mediation), participatory dimension (accessibility) and communicative dimension (exhibition). Within the precepts of research with children, the empirical dimension involved a proposal of didactic intervention through workshops with a group of children between 9 and 10 years old, students of the 4th year of Elementary School at Colégio de Aplicação da UFSC, in Florianópolis-SC , in the second half of 2019. Activities related to children's views on museums, collections and objects from the collection, construction of objects and narratives, selection exercises and other playful and cultural experiments were developed that ended with the creation of an exhibition ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar? (?Animal from Earth, Air and Sea, made of wood for us to play with?). The activities were recorded in the Field Diary in detail, complemented by the researcher's comments throughout the work. The analysis of the experience highlights the importance of museum education at school and the participation of children in the curatorial and exhibition process as well as adult and peer mediation in children's interactions with culture.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaValente, Lúcia Seara Berka2022-08-10T23:17:21Z2022-08-10T23:17:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf377839https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T23:17:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-10T23:17:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
title |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
spellingShingle |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina Valente, Lúcia Seara Berka Educação Museus Crianças Curadoria Brinquedos |
title_short |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
title_full |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
title_fullStr |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
title_sort |
Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina |
author |
Valente, Lúcia Seara Berka |
author_facet |
Valente, Lúcia Seara Berka |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fantin, Monica Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Lúcia Seara Berka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Museus Crianças Curadoria Brinquedos |
topic |
Educação Museus Crianças Curadoria Brinquedos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-10T23:17:21Z 2022-08-10T23:17:21Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
377839 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126 |
identifier_str_mv |
377839 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
178 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652318604787712 |