Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Lúcia Seara Berka
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
id UFSC_b52e2c10b0383ab481d9bd5154d517b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/238126
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa CatarinaEducaçãoMuseusCriançasCuradoriaBrinquedosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades educativas de uma experiência de curadoria compartilhada com crianças utilizando o acervo do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina analisando as potencialidades e limites da participação de crianças no exercício da curadoria. Diante da importância da relação educação e museu, a pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória discute os principais aspectos que compõem o universo museal: dimensão narrativa (curadoria), dimensão educativa (mediação), dimensão participativa (acessibilidade) e dimensão comunicativa (exposição). Dentro dos preceitos da pesquisa com crianças, a fase empírica envolveu uma proposta de intervenção didática por meio de oficinas com um grupo de crianças entre 9 e 10 anos, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis-SC, no segundo semestre de 2019. Desenvolveram-se atividades relacionadas aos olhares das crianças sobre museus, coleções e objetos do acervo, construção de objetos e narrativas, exercícios de seleção e outras experimentações lúdicas e culturais que finalizaram com a criação de uma exposição ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar?. As atividades foram registradas no Diário de Campo de forma detalhada, complementado por comentários da pesquisadora ao longo do trabalho. A análise da experiência destaca a importância da educação museal na escola e a participação das crianças no processo curatorial e expositivo bem como a mediação adulta e entre pares nas interações das crianças com a cultura.Abstract: The present work aims to reflect on the educational possibilities of a curatorship experience shared with children using the collection of the Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, analyzing the potential and limits of children's participation in the exercise of curatorship. Given the importance of the relationship between education and museum, the research with a qualitative and exploratory approach addressed the main aspects that make up the museum universe: narrative dimension (curatorship), educational dimension (mediation), participatory dimension (accessibility) and communicative dimension (exhibition). Within the precepts of research with children, the empirical dimension involved a proposal of didactic intervention through workshops with a group of children between 9 and 10 years old, students of the 4th year of Elementary School at Colégio de Aplicação da UFSC, in Florianópolis-SC , in the second half of 2019. Activities related to children's views on museums, collections and objects from the collection, construction of objects and narratives, selection exercises and other playful and cultural experiments were developed that ended with the creation of an exhibition ?Bicho da Terra, do Ar e do Mar, feito de madeira pra gente brincar? (?Animal from Earth, Air and Sea, made of wood for us to play with?). The activities were recorded in the Field Diary in detail, complemented by the researcher's comments throughout the work. The analysis of the experience highlights the importance of museum education at school and the participation of children in the curatorial and exhibition process as well as adult and peer mediation in children's interactions with culture.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaValente, Lúcia Seara Berka2022-08-10T23:17:21Z2022-08-10T23:17:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf377839https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T23:17:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-10T23:17:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
title Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
spellingShingle Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
Valente, Lúcia Seara Berka
Educação
Museus
Crianças
Curadoria
Brinquedos
title_short Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
title_full Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
title_fullStr Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
title_full_unstemmed Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
title_sort Curadoria compartilhada com crianças: uma experiência sobre as possibilidades educativas no Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
author Valente, Lúcia Seara Berka
author_facet Valente, Lúcia Seara Berka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fantin, Monica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Lúcia Seara Berka
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Museus
Crianças
Curadoria
Brinquedos
topic Educação
Museus
Crianças
Curadoria
Brinquedos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10T23:17:21Z
2022-08-10T23:17:21Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 377839
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126
identifier_str_mv 377839
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318604787712